Aniversário dose dupla...

Os irmãos Cristiano Dal’Oglio Rocha e Luiz Gustavo Dal’Oglio Rocha não são gêmeos, mas comemoram o aniversário no mesmo dia, 25 de julho. Esse último sábado, portanto, foi de festa e com a família toda reunida, um churrasco na casa dos pais Lia Nara Dal’Oglio Rocha e Luiz Ivan Zeni da Rocha...

Luiz Gustavo, o mais velho, completou 44 anos. Ele é médico e mora com a esposa e os filhos na capital Curitiba – semana passada defendeu Mestrado pela PUCPR e foi aprovado. Já Cristiano é dois anos mais novo, completou 42. Ele mora aqui em Toledo, é corretor de seguros (proprietário da Rocha Seguros), já foi secretário de Desenvolvimento Econômico do prefeito Lúcio e atualmente é diretor de produtos e serviços da Acit. Também foi o churrasqueiro desse último sábado, na foto com o pai Luiz Ivan e o irmão Luiz Gustavo (Gugu).

Enquete do dia...

QUAL A MELHOR MARCA DE CARRO NA SUA OPINIÃO... E SE VOCÊ HOJE PUDESSE COMPRAR O CARRO QUE QUISESSE, QUAL SERIA E POR QUÊ?

“Volkswagen. Eu compraria um Tiguan R-Line, que possui motorização de 220cv, nota máxima em segurança, extremamente tecnológico e acabamento digno dos melhores importados. Além disso tem o melhor custo benefício, baixo custo de manutenção e menor desvalorização”. (Alan A. Dias, 45 anos, administrador da VW Fancar Toledo)

Reunião de Campo Digital (Primato)

Amanhã, 28, a partir das 19h, a Primato Cooperativa Agroindustrial promove Reunião de Campo Digital, mais um esforço em meio à pandemia para se aproximar e se comunicar com seus cooperados, clientes e colaboradores. Este é o primeiro episódio de uma série de lives que irão expor o que a cooperativa está fazendo durante esse período e as novidades planejadas para o futuro...

Os temas de amanhã serão: Resultados da Cooperativa no Semestre, Ações ao Produtor, Compliance e Transformação Digital. Os convidados: Ilmo Werle Welter (presidente), Cezar Luiz Dondoni (vice-presidente) e Anderson Léo Sabadin (diretor executivo). A transmissão será pelo Facebook e Youtube da cooperativa.

TeleCorona movimenta mais de 22 mil ligações

Com as novas medidas de restrição adotadas pelo município, foi necessário criar um canal de comunicação para que a população pudesse sanar as dúvidas e saber onde e quando procurar atendimento ao apresentar sintomas relacionados ao novo coronavírus. Uma linha telefônica foi providenciada (3055-8872) para que dois servidores se revezassem no atendimento em uma mesa no Departamento de Vigilância Epidemiológica. Foi intitulado de TeleCorona para facilitar a compreensão e a divulgação entre o público.

“Uma semana depois, várias mesas e ramais faziam parte do Telecorona numa sala da Secretaria Municipal de Saúde. A demanda cresceu e um sistema de atendimento e monitoramento foi implementado pelo Departamento de Informática da Prefeitura. Graças a ele, chegamos a preencher quase 40 formulários em um único dia”, relata a enfermeira responsável pela equipe de atendimento, Anna Luisa. 

AVANÇOS Duas equipes fazem parte do TeleCorona hoje em dia. A equipe médica, que atende as ligações externas e realiza o Telemonitoramento, é composta por 18 profissionais. Já a equipe descentralizada é formada por 13 profissionais de diferentes áreas (enfermagem, odontologia, serviço social, educador físico). Esta equipe atua remotamente de várias unidades e faz as ligações para monitoramento dos casos suspeitos e também dos casos confirmados. 

O Porta Voz do Centro de Operações Emergenciais (COE) e Médico da Secretaria de Saúde, Fernando Pedrotti, destaca a importância da implementação do serviço do TeleCorona. “Tem duas frentes que são fundamentais. A primeira, levar informação para as pessoas. Tanto para esclarecer, quanto para prevenir. Assim cada um tem o poder de decisão e saberá melhor como agir. A segunda frente é o monitoramento, que é o cuidar das pessoas. Monitorar, ligar, saber como as pessoas estão é fundamental. É uma postura pró ativa”, frisa Pedrotti.

A Secretária de Saúde, Denise Liell, reforça a importância do serviço. “Agregou muito desde o início da pandemia, pois conseguimos monitorar nossos pacientes. É possível perceber que, conforme as demandas da Covid-19 iam aumentando, também aumentavam as demandas do TeleCorona. Isso fez com que a equipe lá escalada tivesse bastante trabalho. Sabemos que exige bastante dedicação e atenção, pois o monitoramento é via telefone. É necessário bastante cuidado no momento da escuta. Assim como a equipe que realiza o monitoramento possibilitou um trabalho bastante eficaz de acompanhamento com os viajantes que chegavam de vários destinos na cidade”, acrescentou. 

TELEMONITORAMENTO O grande diferencial do sistema foi a implantação do aplicativo que possibilita, entre outras funções, a classificação com base nas informações apresentadas estabelecer a conduta a ser aplicada para cada paciente. Além dos dados cadastrais, são registrados todos os sintomas relatados e as morbidades pertinentes a cada paciente. Também existe um campo onde a pessoa declara serem verdadeiras todas as informações repassadas. Com base nisso, o médico classifica o tipo de situação e, conforme a conduta, o sistema atribui uma cor ao paciente. O status demonstrado nas cores indica a necessidade do monitoramento e a cada quanto tempo deve ser realizado. Desta forma, é possível acompanhar a evolução de cada caso. 

NÚMEROS Foram mais de 6000 mil formulários abertos, sendo que mais de 1300 somente via TeleCorona, os demais nas unidades de atendimento. Todos esses casos geraram um acompanhamento do Telemonitoramento. Ao todo, já foram mais de 23 mil ligações realizadas para monitorar a evolução de cada caso, conforme indicação do aplicativo. Chegou a serem realizadas quase 700 ligações em um único dia com essa finalidade. O sistema permite visualizar e monitorar 23 diferentes tipos de sintomas, entre eles febre, mialgia, cefaleia, dor de garganta e tosse. “A cor no status de cada cadastro indica o intervalo de tempo necessário para retornar o monitoramento de cada pessoa. Infelizmente, dessas 23 mil ligações, praticamente 11 mil não atenderam o telefone”, lamenta a enfermeira Anna Luisa. 

Nesta situação, em quatro horas é realizada nova ligação ou o status volta a ficar vermelho. O número telefônico de cadastro também é um problema. “Não só para realizarmos o contato da Covid-19, mas nas consultas de especialidade, de agendamento de puericultura e outras agendas. Muitas vezes na hora de retornar para o paciente, não conseguimos mais contato”, completa. O TeleCorona oportuniza para a Gestão Municipal agrupar informações para análises epidemiológicas. Percebeu-se que 80% das pessoas monitoradas apresentaram sintomas leves e apenas 20% sintomas mais graves. 

Outra informação relevante é que a média de idade da população contaminada é de 37 anos. Ou seja, uma população jovem. A maioria dos casos confirmados de Covid-19, são de pessoas com idades entre 20 e 59 anos, representando 79% do total de casos no município. A Secretária de Saúde, Denise Liell, disse que esse é um indicativo de que a maioria das pessoas contaminadas são pessoas em idade produtiva e economicamente ativos. “Podemos arriscar dizer que os mais jovens estão se contaminando e estão levando o vírus para os mais idosos, já que estes tem demonstrado um maior distanciamento e isolamento social. Além disso, o número de óbitos em Toledo também tem ocorrido em pessoas com idade inferior aos 60 anos. Por isso é necessário fazer uso da informação para nos cuidarmos. O uso da máscara, do álcool 70%, o distanciamento e isolamento ainda são as melhores formas de prevenção”, finaliza. 
* Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura de Toledo. 

Quarentena: Como cuidar da saúde dos idosos nesse período de pandemia

Os desafios impostos pelo novo Coronavírus mexeram com a rotina de muitas pessoas. O isolamento social afetou todas as idades, principalmente os idosos, que estão mais expostos a desenvolver complicações da COVID-19. Nesse momento, por estarem inseridos no grupo de risco, o apoio familiar se torna essencial para garantir saúde e proteção. O período de isolamento pode causar consequências para a saúde mental, pois com a mudança na rotina, muitos podem enfrentar problemas relacionados à solidão, à falta de interação social, à ausência do contato familiar, entre outros.

Preocupada com o bem-estar da população e com a certeza de que tudo vai ficar bem, a Prati-Donaduzzi busca oportunizar a informação. Para ajudar os idosos e quem no dia a dia tem a missão de cuidá-los neste momento, a assistente social da Associação Promocional e Assistencial de Toledo - APA Lar dos Idosos, Rosimeri Maria, destaca diversas orientações. A indústria farmacêutica é parceira da entidade através do Grupo de Voluntariados. A profissional, que há mais de oito anos atua diretamente no cuidado com idosos, esclarece que a rotina varia muito de pessoa para pessoa, principalmente por haver idosos dependentes e também independentes. Por isso, os cuidados neste período de pandemia dever ser redobrados e individualizados.

 Todas as medidas preventivas amplamente divulgadas devem ser adotadas, principalmente o isolamento social. Rosimeri lembra que toda novidade causa estranhamento aos idosos, por isso, nesse momento é essencial muita atenção, carinho, e, principalmente paciência para superar esse período. A assistente social compartilha algumas dicas:

- Alguns idosos têm dificuldade de compreender a necessidade do isolamento, por isso é relevante explicar a situação e mostrar as consequências e os benefícios de seguir as orientações/regras impostas pelo momento. 

- Todos (ativos ou não) necessitam exposição ao sol. Aos que caminham é importante orientá-los para essa exposição, já os que precisam de cuidados é necessário reservar um tempo para isso.

- É necessário que os idosos mantenham uma rotina: horário para banho, para alimentação, para fazer as atividades que gostam, caso ainda consigam.

- Estimular a prática de atividades, caso gostem, como leitura, artesanato, assistir um filme e realizar jogos. Aos que carecem de cuidados uma sugestão é ouvir músicas que trazem boas recordações e energias.

- A conversa deve ser incentivada, seja com idosos lúcidos ou não, mesmo que o idoso conte a mesma história, as pessoas devem ouvir e perguntar para que ele se recorde de novos fatos. 

- Aos que usam medicações contínuas, os horários e quantidades devem ser respeitados.

- Em relação à alimentação, verificar a perda de peso, e caso seja necessário realizar suplementação alimentar. Incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes, e até mesmo o consumo de chás.

- Caso a pessoa idosa não tenha mais condição de cozinhar, fornecer uma alimentação completa. 

- Acima de tudo ter sabedoria para impor rotinas e regras, idosos não devem ser infantilizados, mas em muitas situações necessitam ser orientados.  

- Caso os idosos consigam utilizar o telefone celular ou acessar a internet, esses meios devem ser inseridos na rotina para amenizar o isolamento. Aos idosos que estão longe dos familiares, realizar ligações e tirar um tempo para conversar com a pessoa idosa, ligar para os amigos, para que saibam que eles também se encontram na mesma situação.

- Somente retire a pessoa idosa de casa se for de extrema necessidade.

- Se você mora com idosos e precisa constantemente sair de casa, a orientação dos órgãos de saúde é que mantenha o distanciamento social diante deles. Lave constantemente as mãos, tire os sapatos e troque de roupas sempre que chegar em casa. 
* Fonte: Assessoria Prati-Donaduzzi.

Pense nisso

“Quando alguém te trata mal e você não põe um limite, você está dando liberdade para que isso aconteça novamente”. (autor desconhecido)

Frase do dia

“Nunca é alto o preço a se pagar pelo privilégio de pertencer a si mesmo”. (Friedrich Nietzsche)

Foto do dia

Happy birthday

Feliz aniversário hoje (27/7) para Neyza Mara Casas Pinto, Alynton Faidiga, Rômulo Corrêa de Oliveira, Gabrielle Peiter, Albino Ribas, Genesio Aparecido da Silva, Franciele Sória, Juan Pablo Costa, Eduardo Coutinho, Katiane Weisheimer, Alexandre Cesar Silva, Rose Souza, Adriano Souza Campos, Emerson Finger de Souza e Robson Júnior Brizola.

Eventos cíclicos e históricos

27 de julho é o 208º dia no calendário gregoriano, faltam 157 dias para acabar o ano. Comemora-se hoje o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, Dia Nacional do Despachante, Dia do Motociclista, Dia da Prevenção de Acidentes de Trabalho, Dia do Pediatra e o Dia de Santa Natália.

1189: Frederico Barbarossa chega a Nis, a capital do rei sérvio Estêvão Nemânia, durante a Terceira Cruzada.
1302: Batalha de Bafeu: decisiva vitória otomana sobre os bizantinos abrindo a Bitínia para a conquista turca.
1663: O Parlamento inglês aprova o Segundo Ato de Navegação que exige que todos os bens destinados às colônias americanas sejam enviados em navios ingleses a partir de portos ingleses.
1921: Pesquisadores da Universidade de Toronto, liderados pelo bioquímico Frederick Banting, prova que o hormônio insulina regula o açúcar no sangue.
1942: Segunda Guerra Mundial: as forças aliadas interrompem com sucesso o avanço final do Eixo no Egito.
1949: Voo inaugural do De Havilland Comet, o primeiro avião a jato.
2005: Após um incidente durante a missão STS-114, a NASA adia todos os voos do ônibus espacial, na pendência de uma investigação do problema persistente com o derramamento de espuma de isolamento do tanque de combustível externo.
2018: Ocorre o eclipse lunar total mais longo do século XXI.
* Fonte: Wikipédia – A Enciclopédia Livre.

Frases poéticas...

Albert Einstein foi um físico teórico alemão que desenvolveu a teoria da relatividade geral, um dos pilares da física moderna ao lado da mecânica quântica.

“Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”. (Confúcio)

“Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor lembre-se: se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor com ele você conquistará o mundo”. (Albert Einstein)

Selecione o dia do mês