Medo de dentista?

Por Jackson Kalinoski

Você se sente desconfortável na hora de fazer suas consultas odontológicas? 
Então veja o que é possível fazer para superar esse trauma. Que atire a primeira pedra a pessoa que nunca se sentiu um pouco insegura ao ouvir o famoso som da broca do dentista enquanto esperava a sua consulta. Em alguns casos, esse desconforto é tão grande que pode até mesmo ser considerado como um tipo de fobia. De acordo com uma pesquisa recente, realizada com 18.000 pessoas em todo o mundo, 61% dos entrevistados sofrem de medo de dentista e quase 4% deles nunca chegaram a se consultar. Para entender melhor o panorama, as principais preocupações das pessoas na hora ir ao dentista estão listadas da seguinte forma: Medo da dor; Cheiro de produtos químicos; Som da broca; Ficar preso na cadeira odontológica; Manter a boca aberta por um longo tempo; Medo de receber a conta odontológica.

Ao analisar o cenário nacional, vemos que, embora o número de dentistas por habitante seja consideravelmente elevado quando comparado com outros países no mundo, cerca de 11% da população nunca visitou um consultório odontológico, e muitas vezes isso está relacionado ao bastante conhecido “medo de dentista”. Mas o que causa o medo de dentista? Existem muitos termos usados para classificar a ideia de medo de dentista. Pode ser conhecido como medo dentário, ansiedade dentária, fobia de dentista ou odontofobia. Todos eles significam a mesma coisa: um intenso medo antes de um atendimento odontológico.

Na maioria dos casos, as pessoas que experimentam esse tipo de medo o fazem devido a experiências traumáticas anteriores. Inclusive, esta parece ser a segunda queixa mais comum de pacientes apreensivos. Às vezes, a experiência durante a consulta faz com que você se sinta inquieto – ou pior, com repulsa. Talvez o consultório tenha cobrado uma taxa exagerada, o atendente não foi cuidadoso, o assistente era irritante ou o dentista insensível. Isso acontece e é lamentável. Mas também não deve prejudicá-lo contra futuras consultas (seja com o mesmo profissional ou com um novo).

É quase sempre útil contar à equipe odontológica sobre sua experiência passada, para que eles possam entender exatamente o que o ofendeu. Pode exigir um pouco de paciência, mas você deve encontrar uma equipe que seja adequada para você. E isso pode fazer toda a diferença. Experiências pessoais negativas não são as únicas maneiras pelas quais uma odontofobia pode surgir. Em alguns casos, o medo pode ser causado por experiências indiretas. Uma maneira pela qual alguém pode tê-lo é ouvir sobre a má experiência traumática de outra pessoa.

As pessoas também são bastante impactadas pelo que veem e ouvem nos meios de comunicação de massa. Testemunhar um retrato negativo também pode ter um efeito em sua percepção sobre os procedimentos. Como tratar o medo de dentista? Assim como em muitos casos odontológicos, é fundamental identificar e tratar a raiz do problema. Existem várias maneiras de tratar a odontofobia e podem variar de técnicas comportamentais a medicamentos. Na ausência de uma clínica, alguns profissionais tentam ajudar os pacientes a superar o medo através de uma odontologia delicada e explicando os procedimentos de uma maneira tranquila para reduzir o medo do desconhecido.

O reforço positivo é outra técnica comportamental que pode ser usada para superar o nervosismo. Elogiar o paciente após uma consulta bem-sucedida pode ajudar a aumentar a confiança e diminuir o medo. Técnicas de relaxamento: Exercícios de respiração profunda, relaxamento muscular, hipnodontia e imagens guiadas podem ajudar a relaxar enquanto estiver na cadeira do dentista. O uso de medicamentos também pode ser uma opção e pode variar de sedativos leves a anestesia geral. Os dentistas costumam usar gás hilariante para acalmar um paciente nervoso. Em alguns casos, podem-se prescrever medicamentos para ansiedade, antes de um procedimento.

Através do uso desses métodos, um paciente pode receber atendimento, independentemente da odontofobia. Também permite que ele seja responsivo, alerta e capaz de se comunicar com o dentista. Também existem técnicas de autoajuda para combatê-la: Fazer a pesquisa adequada para encontrar um profissional com o qual ele se sinta confortável ajudará a reduzir a ansiedade. Se o paciente sentir um senso de confiança, ele achará um pouco mais fácil ir ao consultório.

Levar um objeto reconfortante para a consulta é outro mecanismo para ajudar com o medo. As bolas anti estresse são ótimas para isso, porque podem ser espremidas em momentos de medo ou ansiedade. Ouvir música reconfortante na sala de espera ou ler o livro favorito também pode ajudar. Ir acompanhado de um amigo ou membro da família de confiança é outra maneira de reduzir a tensão. Antes da consulta, uma pessoa que sofre desse mal deve tentar técnicas de relaxamento, como meditação ou pensamento positivo sobre o resultado da consulta. Por fim, saiba que até mesmo o menor dos fatores pode influenciar no seu estado de espírito. Portanto, busque por clínicas odontológicas que ofereçam um ambiente confiável e que faça você se sentir mais calmo.
* Texto escrito por Fabricio F. Mendes (Blog vidadedentista.com.br).
* Dr. Jackson Martins Kalinoski, cirurgião-dentista, periodontista e implantodontista, professor e palestrante.
Especialista em gengiva, ossos e implantes (Implants Clínica Odontológica). Contatos: (45) 3277-1700, 99940-2310 e @dr.kalinoski.

Pizza com Marketing

Quinta-feira passada, 18, a cantora Ailla (Andressa Rogoski) participou em São Paulo, capital, do podcast Pizza com Marketing. O tema foi “como é feita a gestão de carreira de um cantor”. Ailla, que está no mundo da música desde os 14 anos, com altos e baixos, contou como é hoje o backstage de um cantor que precisa administrar sua carreira e sua imagem nos canais de comunicação. O link para conferir o bate-papo completo é este: https://www.youtube.com/watch?v=1U-eRsxh8tU.

Isso é Churrasco!

A semana começou em clima de contagem regressiva para o segundo grande evento de churrasco em Toledo só neste mês, o famoso Isso é Churrasco, com cinco horas de open food de carnes nobres + três horas de show com Fernando e Sorocoba. A programação começa às 16h e vai até por volta das 21h, no estacionamento do Centro de Eventos Ismael Sperafico, com grande e exclusiva estrutura para o evento. 

O ingresso você ainda pode garantir no site www.donosdoevento.com. Realização: Paulo Roberto Eventos, LA Produções, Disk-Shows, Milton Martins Produções e Shopping China Importados. 


 

Já dizia Marlon Brando...

A frase do momento no YouTube, TikTok, Instagram e Facebook é boa, muito boa, por isso até o grande sucesso, rsrsrs: “Já dizia Marlon Brando: ‘o importante não é saber, mas sim ter o telefone de quem sabe’”.

O aumento da produção, consumo e tamanho do frango no mundo

Por Dilceu Sperafico

A avicultura da Região Oeste, do Estado e do País não cresceu apenas na produção e oferta de carne de frango, derivados e ovos, consumo interno, número e plantéis de aviários, exportações e geração de empregos, renda e tributos na atividade, além de novas oportunidades de investimentos para produtores, agroindústrias, transportadores e comerciantes. Na verdade, até o tamanho e/ou peso de frangos criados e consumidos na região e no mundo aumentou quatro vezes nos últimos 50 anos. Tudo começou na década de 1940, em concurso organizado pelo governo americano, mudando ou elevando para sempre o tamanho e peso das galinhas criadas e consumidas no mundo inteiro.

Está certo que determinados povos, como os asiáticos, ainda prefiram aves de menor porte, como acontecia com os descendentes de imigrantes italianos da Serra Gaúcha, que criaram o prato típico chamado “galeto”, que era meio frango, ainda jovem, assado no espeto, para consumo com macarronada e polenta, em festas domingueiras de famílias lideradas pela “nona” ou avó, como mandava a tradição cultural matriarcal da população. Já os europeus há décadas só importam frangos com peso de três quilos ou mais, devidamente limpos, pois essa é a dimensão preferida para o preparo de seus pratos nas residências e restaurantes. Os dirigentes e funcionários de abatedouros de frangos de todo o Sul do País conhecem muito bem essas diferenças, nas exigências de importadores asiáticos e europeus. 

Voltando ao aumento do tamanho dos frangos criados para abate no mundo, a seleção genética desenvolvida com essa finalidade fez com que as aves consumidas atualmente crescessem 400%, em relação à dimensão e pesos anteriores, como revelou estudo da Universidade de Alberta, no Canadá. Conforme especialistas, a intenção era criar frangos com coxas e peitos maiores e/ou enormes, com grandes camadas de carne, capazes de alimentar a família inteira por custo menor do que o da aquisição de ave inteira. Assim, em 1946, no final da Segunda Guerra Mundial, o governo dos Estados Unidos em acordo com empresa especializada promoveu concurso que transformaria a avicultura industrial a nível mundial para sempre.

A competição, denominada Chicken of Tomorrow Contest ou “Concurso do Frango do Amanhã", em tradução literal, convocou   criadores, agroindústrias e institutos de pesquisas de todo o país a desenvolver, por meio da seleção genética, frango de corte capaz de crescer mais rápido e com melhor qualidade de carne possível. A competição visava produzir aves que ganhassem massa muscular mais rapidamente para serem abatidas e comercializadas, inteiras ou em pedaços e /ou derivados. Os objetivos dos Estados Unidos eram atender a alta demanda de proteína animal em decorrência do aumento da população e da natalidade em todo o planeta, na época. Além disso, a guerra havia se refletido no racionamento de carne vermelha, destinada a alimentar os soldados na linha de frente das batalhas.

Na época, segundo os pesquisadores, a galinha era animal franzino, criado principalmente para produzir ovos e levava cerca de quatro meses para crescer e atingir a idade adulta. Em pouco mais de meio século, segundo estudo da Universidade de Alberta, no Canadá, publicado em 2014, o tamanho médio do frango de corte aumentou 400%, influenciando o desenvolvimento da ave produzida na atualidade no Oeste do Paraná e consumida em todo o mundo.
* Dilceu Sperafico é ex-deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado. Contatos: dilceu.joao@uol.com.br.

Agenda

22 a 27/8: II Etapa do Regional de Tênis da HBA – Ademicon.

26/8: CPM 22 – 25 Anos. Local: Empório Santa Maria.

26/8: McDia Feliz 2022. Local: Estacionamento do Colégio Alfa.

27/8: Eleição da Rainha e Princesas da Festa do Porco 2022. Local: Clube Caça e Pesca de Toledo.

27/8: Isso é Churrasco Sunset – Edição Toledo com Fernando e Sorocaba.

28/8: 28ª Festa do Leitão à Pururuca do distrito de Margarida, Marechal Cândido Rondon.

3/9: B-Day Ailla com DJ Pierre + Bruno Barudi. Local: Bangalô.

6/9: Show com Bruna Viola + Renato Lima. Local: Clube Caça e Pesca.

10/9: Warung Tour Maringá 2022.

10/9: Thiago Ventura – Modo Efetivo. Local: Completo Cultural Sefrim Filho, Cascavel. Início às 20h.

11/9: Orquestra Sinfônica do Paraná. Local: Teatro Municipal.

11/9: 49ª Festa Nacional do Porco Assado no Rolete. Local: Clube Caça e Pesca de Toledo.

17/9: FeijuCataratas 2022 com Dudu Nobre e Feijoada Premium, mais de 10h de samba, comida e bebida de qualidade. Local: Quinta das Marias, Foz do Iguaçu.

17/9: Atchuca Festival 2022. Local: Santa Terezinha de Itaipu.

21, 22 e 23/9: 1º Toledo Fesfat – Festival Farroupilha. Inscrições até 15/8.

23/9: Toledo 70 Anos – Semana Farroupilha: Joca Martins. Local: Parque Ecológico.

24/9: Brasa Festival. Local: Seminário São José, Cascavel.

25/9: Toledo 70 anos – Semana Farroupilha: Os Monarcas. Local: Parque Ecológico.

25/9: 26ª Michel’s Fest – Costelão Assado na Estufa, da comunidade de São Miguel.

14/10: Chitãozinho e Xororó – 50 Anos. Local: Centro de Eventos Ismael Sperafico.

8/10: V Moto Encontro Internacional BR 277. Local: Foz do Iguaçu.

9/10: ExpoDube – Edição Toledo 2022. Local: Autódromo Rafael Sperafico.

22/10: 8º Chá Rosa do Toledão (TFC), alusivo ao Outubro Rosa – Edição Presencial.

23/10: 21ª Meia Maratona Rotary Sicredi. Inscrições no site www.meiamaratonarotary.com.br.

4, 5 e 6/11: Sertanejo Weekend – Recanto Cataratas Resort. Presença já confirmada da dupla Maiara e Maraisa.

10/12: Toledo 70 Anos – Virada Cultural: Terra Celta + Pitty. Local: Parque Ecológico.

14/12: Toledo 70 Anos – Guilherme e Benuto.

16/12: Toledo 70 Anos – Loubet.

17/12: Toledo 70 Anos – Teodoro e Sampaio.

18/12: Toledo 70 Anos – Israel e Rodolffo.

Contagem regressiva...

Faltam 16 dias para o feriado de 7 de Setembro, 20 dias para a Festa do Porco, 30 dias para o início da Primavera, 40 dias para as Eleições, 51 dias para o Feriado de Nossa Senhora Aparecida, 85 dias para o feriado de Proclamação da República, 90 dias para a Copa do Mundo Fifa 2022 (Qatar), 120 dias para o início do Verão, 124 dias para o Natal e 131 dias para o Ano Novo.  

Lembrando

Comemora-se hoje o Dia do Folclore Brasileiro, Dia Nacional do Educador Especial, Dia de São Fabrício, Dia Imaculado Coração de Maria, Dia de Nossa Senhora Rainha da Paz (um dos títulos de Maria, mãe de Jesus) e o Dia de Sinforiano e Timóteo (mártires cristãos).

Municípios em festa

Hoje é aniversário dos municípios de Inúbia Paulista (São Paulo), Araraquara (São Paulo – 37º município mais populoso do Estado e o 128º mais populoso do País), Taquaral (São Paulo), Brodowski (São Paulo), Colatina (Espírito Santo), Itororó (Bahia), Cajazeiras (Paraíba) e Linhares (Espírito Santo).

Happy birthday

ONTEM (21/8) Márcio José Schadler, Denise Camargo, Carla Campagnolo, Priscila Trebien Pescara, Heloise Skiavine Madeira, Taci Grola, Eliane Menegon, Viviane Sotoriva Cappellesso, Onilde Fagundes de Souza, Ricardo Hoffmann, Karina De Paula, José Eduardo Bertozzi Correa e Cleci Barbieri.

HOJE (22/8) – Heverton Woss, Márcio André Gafuri, Wilkc Bernardes Gonçalves, Johnny Siqueira, Daniel Henrique Joner, Aline Bejola, Aline Maiara Borgoni, Eduardo Souza, Altair Batista, Elis Fiuza, Luana Thaise e Tite Longen.

Frase poética...

Anjezë Gonxhe Bojaxhiu M.C., conhecida como Madre Teresa de Calcutá ou Santa Teresa de Calcutá, foi uma religiosa católica de etnia albanesa naturalizada indiana, fundadora da congregação das Missionárias da Caridade.

“Eu sozinho não posso mudar o mundo, mas posso lançar uma pedra na água para criar muitas ondulações”. (Madre Teresa)

Selecione o dia do mês