Coluna em Dia - Dor Lombar na Gravidez

Por Denis Theisen

É nesta fase especial da vida da mulher, a gravidez, o período em que o corpo feminino mais sofre mudanças. Aumento de peso, questões hormonais e a saúde do bebê estão entre os principais aspectos a serem observados durante o pré-natal. Com o passar das semanas e com o crescimento da barriga, é comum as mulheres apresentarem dores nas costas por conta do sobrepeso. Do ponto de vista biomecânico, ocorre deslocamento do centro de gravidade para a frente, e não só pelo peso na barriga, mas pelo aumento do abdome e das mamas. Isso também leva à alteração da marcha, da postura da bacia, acentuação da lordose lombar e, consequente, tensão e desequilíbrio da musculatura da região lombar.

Outros fatores que podem desencadear dores na região lombar são: a diminuição do fluxo sanguíneo na coluna – devido à compressão dos grandes vasos pelo útero gravídico – a retenção hídrica e a frouxidão ligamentar, que tornam as articulações da coluna menos estáveis. Um estudo publicado na Revista Brasileira de Anestesiologia, revela que cerca de 50% das mulheres queixam-se de dor lombar em algum momento da gravidez ou durante o puerpério. Em alguns casos, devido a idade mais avançada das gestantes, esse índice atingiu mais de 65%.

Além da coluna, outras articulações de carga como os quadris, as sacroilíacas, joelhos e tornozelos também podem ser afetados com essas alterações biomecânicas e hormonais. Os principais fatores de risco relacionados ao aparecimento da dor lombar durante a gravidez são o aumento de peso e dor lombar prévia. A melhor forma de cuidar da coluna durante este período é com prevenção, já que a utilização de medicamentos ou a realização de exames radiológicos e procedimentos mais ou menos invasivos fica limitada.

PREVENÇÃO

– Antes de engravidar, se há histórico de dor lombar, procure ajuda de um especialista, para identificar as causas e realizar tratamento físico preventivo com fisioterapia motora ou atividades físicas específicas.

– Durante a gravidez, evite ganho excessivo de peso, pratique uma vida saudável com atividades físicas regulares, sono restaurador e alimentação balanceada.

– Realize períodos de repouso. Sabe-se também que a posição em pé é o principal fator de agravo da dor lombar e o repouso é o principal fator de alívio. Além disso, a dor lombar aparece mais frequentemente a partir do segundo trimestre da gestação.

- Discuta as possibilidades, a conduta com o obstetra.

Quando procurar um especialista em coluna? Se o problema está evidente e o repouso não colabora para a redução das dores, é hora de procurar um especialista. Lombalgias refratárias podem necessitar de investigação com exames de imagem, a exemplo da Ressonância Magnética, que é um procedimento seguro para as gestantes, por não haver radiação ionizante. Para o tratamento de doenças da coluna, alguns medicamentos podem ser utilizados e muitas técnicas de fisioterapia e hidroterapia auxiliam na amenização da dor. O procedimento cirúrgico vertebral fica reservado para quadros de dor intratável associado a déficit neurológico progressivo sem resposta a terapias conservadoras.
* Denis Theisen é ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia da coluna vertebral e membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC). Atendimentos: Ortus (Toledo) e CEOT (Cascavel). Contatos: (45) 3379-1184 e (45) 3222-1440.

Raphael Steffens

Super novidade na Carmen Steffens Toledo – Rua Dom Pedro II, 3272, ao lado do Shopping Panambi: a loja agora também está trabalhando com a linha de vestuário Raphael Steffens, mais uma super aposta da empresária Zuleyka Silveira. Fica a dica, vale a pena conferir...

Bia Haddad Maia

A galera que segue, curte e joga tênis de campo vibrou nesses últimos dias com a brasileira Beatriz “Bia” Haddad Maia. A paulista já vinha se destacando, mas se consagrou e chamou a atenção do mundo (do tênis) ao conquistar nesse último final de semana o troféu de vice-campeã do badalado WTA 1000 de Toronto. A final ela perdeu para a romena (ex número 1 do mundo) Simona Halep por dois sets a um, 3/6-6/2-3/6.

Detalhe: na oitavas de final, quinta, 11 (quadra central), Bia derrotou nada menos que a atual número 1 do mundo, a polonesa Iga Swiatek. Com o resultado, ela agora ocupa o 16º lugar no ranking da WTA, melhor colocação da história de uma brasileira na Era Aberta do tênis.

Programa de intraempreendedorismo do Sicredi forma jovens lideranças e acelera projetos de cooperação 

Conectar jovens para inspirar movimentos de impacto positivo nas comunidades. Com esse propósito, a Jornada Jovem Intraempreendedora, que começou a ser desenvolvida pelo Sicredi há três anos, formou, na última terça-feira (9), 25 jovens associados de cooperativas com atuação nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Os participantes integram uma rede de cooperação inicialmente formada por 106 inscritos, integrantes dos Comitês Jovem das cooperativas Sicredi e que participaram de uma jornada de aprendizagem por meio do programa Jovens Líderes Sicredi, desenvolvido com o apoio da Eureca, uma das empresas do grupo Anga, e que resultou em 16 propostas iniciais de ações. Outros 20 projetos de jovens apresentados nos Summits 2018 e 2019 e que integraram o WYCUP – World Council Young Credit Union People foram somados à iniciativa, totalizando 36 ideias agrupadas à Jornada Jovem Intraempreendedora, realizada juntamente com o Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral.

“Durante a jornada intraempreendedora, três elementos são muito importantes. O primeiro, é que a gente busca um empreendedorismo que não seja o que chamamos de egoempreendedorismo, mas transformar o ‘ego’ em ‘eco’, de ecossistema, de ecologia. O segundo ponto é que buscamos um empreendedorismo que reúne pessoas e talentos para sonhar juntos. E o terceiro elemento é aprender a cair e levantar com cada tropeço, que faz aprender, além de, pedir ajuda e entender quem é você nessa jornada”, analisa o consultor da Fundação Dom Cabral, Pablo Handl.

Do total de projetos, quatro foram selecionados e submetidos a um processo de aceleração com ferramentas e metodologias de mercado, além de mentoria especializada. As iniciativas foram desenvolvidas a partir das necessidades do cooperativismo de crédito e das comunidades onde as cooperativas Sicredi atuam. "Reunimos jovens associados de cooperativas diferentes, moradores de várias cidades da nossa área de atuação e que se conectaram por três anos com energia e entusiasmo. Eles elevaram a décima potência conceitos como voluntariado, cooperação e intraempreendedorismo. Como resultado, temos projetos com conexão social, cooperativa, empreendedora e financeira", comenta o gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi PR/SP/RJ, André Alves de Assis.

CONEXÃO E OLHAR PARA O FUTURO

Durante a formatura, os jovens puderam se conectar e ouvir a experiência dos representantes do Sicredi que participaram da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU), realizada em julho, em Glasgow, na Escócia. Sete jovens que integraram a programação do WYCUP abordaram a relevância do Sicredi na promoção de lideranças jovens e a importância das novas gerações para a realização de iniciativas com potencial de causar impacto positivo global. 

Essa força das novas gerações também foi abordada pelo patrono da turma e presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, que destacou a importância de um olhar para o futuro com a força das redes de proteção, de cooperação e inclusão, além dos sentimentos de ousadia e entusiasmo. “As iniciativas dos nossos jovens garantem a perenidade do modelo de negócio cooperativista nessa corrida de bastão que é a vida. Tenho certeza que iremos encontrar muitos desses formandos ocupando posições nas nossas cooperativas na construção de um mundo melhor.”

PROJETOS NA PRÁTICA PARA UMA SOCIEDADE MAIS PRÓSPERA 

Durante a formatura, a jovem associada e oradora da turma, Solange Luza, destacou a importância do processo ao longo dos anos. “Nossos projetos não poderiam ficar na mesmice, não poderíamos criar o que já existia. Precisávamos criar um negócio inovador e  o programa nos mostrou que a cooperação está relacionada diretamente com o viver em sociedade. Estamos felizes e com sentimento de tarefa cumprida, mas, lembrando que o processo ainda não acabou. Estamos iniciando a fase de implantação, ativamente cooperando para empreender com as cooperativas do Sicredi e com toda a comunidade”, afirma. Os projetos desenvolvidos pelos jovens associados contaram com o apoio de cooperativas-anjo do Sicredi e irão passar por um processo de implementação prática.

Notícias da Prefeitura de Toledo

✅ Estudantes da rede municipal recebem troféus e certificados do Prêmio MPT na Escola. Leia mais em: https://www.toledo.pr.gov.br/noticia/estudantes-da-rede-municipal-recebem-trofeus-e-certificados-do-premio-mpt-na-escola.

✅ Prefeitura de Toledo trabalha para desburocratizar a abertura de empresas. Leia mais em: https://www.toledo.pr.gov.br/noticia/prefeitura-de-toledo-trabalha-para-desburocratizar-a-abertura-de-empresas.

✅ Certi Pioneiro promove atividade especial em alusão ao Dia dos Pais. Leia mais em: https://www.toledo.pr.gov.br/noticia/certi-pioneiro-promove-atividade-especial-em-alusao-ao-dia-dos-pais.

Agenda

13 a 19/8: FLIT – 1ª Festa Literária de Toledo. Local: Teatro Municipal.

17 a 21/8: 21ª Feira do Melado. Local: Parque de Exposições de Capanema. Atrações: Israel e Rodolffo, Zé Neto e Cristiano, Hugo e Guilherme, Leo e Raphael e Tchê Garotos.

17/8: Missa da Família com o Frei Amarido. Local: Igreja Menino Deus, 19h30.

19/8: O Rappa Cover – Banda Mar de Gente. Local: Abbey Road Pub.

20/8: Denis. Local: Empório Santa Maria.

20/8: UFC: Usman x Edwards. Início 20h15, Canal Combate.

21/8: Arena MTM Brasil – Edição Toledo. Local: Centro de Eventos Ismael Sperafico.

22 a 27/8: II Etapa do Regional de Tênis da HBA – Ademicon.

26/8: CPM 22 – 25 Anos. Local: Empório Santa Maria.

26/8: McDia Feliz 2022. Local: Estacionamento do Colégio Alfa.

27/8: Eleição da Rainha e Princesas da Festa do Porco 2022. Local: Clube Caça e Pesca de Toledo.

27/8: Isso é Churrasco Sunset – Edição Toledo com Fernando e Sorocaba.

28/8: 28ª Festa do Leitão à Pururuca do distrito de Margarida, Marechal Cândido Rondon.

3/9: B-Day Ailla com DJ Pierre + Bruno Barudi. Local: Bangalô.

6/9: Show com Bruna Viola + Renato Lima. Local: Clube Caça e Pesca.

10/9: Warung Tour Maringá 2022.

10/9: Thiago Ventura – Modo Efetivo. Local: Completo Cultural Sefrim Filho, Cascavel. Início às 20h.

11/9: Orquestra Sinfônica do Paraná. Local: Teatro Municipal.

11/9: 49ª Festa Nacional do Porco Assado no Rolete. Local: Clube Caça e Pesca de Toledo.

17/9: FeijuCataratas 2022 com Dudu Nobre e Feijoada Premium, mais de 10h de samba, comida e bebida de qualidade. Local: Quinta das Marias, Foz do Iguaçu.

17/9: Atchuca Festival 2022. Local: Santa Terezinha de Itaipu.

21, 22 e 23/9: 1º Toledo Fesfat – Festival Farroupilha. Inscrições até 15/8.

23/9: Toledo 70 Anos – Semana Farroupilha: Joca Martins. Local: Parque Ecológico.

24/9: Brasa Festival. Local: Seminário São José, Cascavel.

25/9: Toledo 70 anos – Semana Farroupilha: Os Monarcas. Local: Parque Ecológico.

25/9: 26ª Michel’s Fest – Costelão Assado na Estufa, da comunidade de São Miguel.

14/10: Chitãozinho e Xororó – 50 Anos. Local: Centro de Eventos Ismael Sperafico.

8/10: V Moto Encontro Internacional BR 277. Local: Foz do Iguaçu.

9/10: ExpoDube – Edição Toledo 2022. Local: Autódromo Rafael Sperafico.

22/10: 8º Chá Rosa do Toledão (TFC), alusivo ao Outubro Rosa – Edição Presencial.

23/10: 21ª Meia Maratona Rotary Sicredi. Inscrições no site www.meiamaratonarotary.com.br.

4, 5 e 6/11: Sertanejo Weekend – Recanto Cataratas Resort. Presença já confirmada da dupla Maiara e Maraisa.

10/12: Toledo 70 Anos – Virada Cultural: Terra Celta + Pitty. Local: Parque Ecológico.

14/12: Toledo 70 Anos – Guilherme e Benuto.

16/12: Toledo 70 Anos – Loubet.

17/12: Toledo 70 Anos – Teodoro e Sampaio.

18/12: Toledo 70 Anos – Israel e Rodolffo.

Contagem regressiva...

Faltam 23 dias para o feriado de 7 de Setembro, 27 dias para a Festa do Porco, 37 dias para o início da Primavera, 47 dias para as Eleições, 58 dias para o Feriado de Nossa Senhora Aparecida, 92 dias para o feriado de Proclamação da República, 97 dias para a Copa do Mundo Fifa 2022 (Qatar), 127 dias para o início do Verão, 131 dias para o Natal e 138 dias para o Ano Novo.  

Lembrando

Comemora-se hoje o Dia Mundial do Fotógrafo, Dia Mundial do Solteiro, Dia Mundial da Gestante, Dia da Independência da Coreia do Sul, Dia da Independência da Índia, Dia de Nossa Senhora Achiropita, Dia de Nossa Senhora da Abadia, Dia de Nossa Senhora da Ajuda, Dia de Nossa Senhora da Assunção, Dia de Nossa Senhora da Boa Morte, Dia de Nossa Senhora da Boa Viagem, Dia de Nossa Senhora Candelária, Dia de Nossa Senhora da Ponte, Dia de Nossa Senhora da Saúde, Dia de Nossa Senhora da Vitória, Dia de Nossa Senhora Desatadora de Nós, Dia de Basílio (O Bem-Aventurado), Dia de São Tarcísio e o Dia de Hécate (na mitologia grega, deusa tríplice, senhora do sub-mundo).

Municípios em festa

Hoje é aniversário dos municípios de Abaetetuba (Pará), Aquidauana (Mato Grosso do Sul), Jaú (São Paulo) e Sorocaba (São Paulo).

Happy birthday

HOJE (15/8) Erenice Geller, Maria Isabel Barth Costamilan, Luiz Fernando Prado (Nego), Mariele Zucchi, Antonio Carlos Silveira, Maiara Blatt, Débora Polido, Ana Maria Brandalise, Sonia Gonçalves, Márcia Soares Dias, Daniela Donasolo e Wallison Raoni Pantatori.

Frase poética...

Wayne Douglas Gretzky é um atleta canadense, foi jogador profissional de hóquei sobre o gelo. Seu apelido é "O Grande", e é considerado por muitos como o melhor jogador de hóquei da história. Gretzky, em sua carreira, foi primariamente um centro-avante. O número de seu uniforme era 99.

“Perde 100% dos tiros quem não tira”. (Wayne Gretzky)

Selecione o dia do mês