Chitãozinho & Xororó 50 Anos é lançado em Toledo

Quinta-feira passada, 11, a L.A. Produções, Disk Shows, Paulo Roberto Eventos e Milton Martins Produções promoveram no Nayru Hotel um coffee break de lançamento para imprensa, autoridades e convidados do que promete ser o maior show da história de Toledo: Chitãozinho e Xororó 50 Anos.

“São apenas 30 shows desta turnê no Brasil e Toledo é a única cidade de porte pequeno/médio que irá receber este espetáculo, que terá duração de 2h30 a 3h”, destaca Milton Martins. O show é uma super produção que irá contar a história musical dos 50 anos da dupla, um programa com muita cultura, diversão e entretenimento para toda a família.

A turnê Chitãozinho e Xororó 50 Anos é nacional e internacional e vem com os maiores sucessos da dupla. No Paraná, além de Toledo, o show também será apresentado em Curitiba, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu. Já a agenda no exterior contempla quatro cidades americanas: Nova York, Miami, Orlando e Boston.

O show em Toledo será dia 14 de outubro, sexta-feira, no Centro de Eventos Ismael Sperafico. A pré-venda de mesas e bistrôs (50%) já foi encerrada. Amanhã, 17, os ingressos serão oficialmente liberados.
* Fotos JC

Biopark apoia o Olinda InterEquipes de Beach Tennis  

Neste próximo fim de semana (20 e 21), sábado e domingo, acontece em Toledo o Olinda InterEquipes de Beach Tennis, com o objetivo de impulsionar ainda mais o esporte na região, proporcionando confraternização entre os participantes, familiares e visitantes. “O Beach Tennis promove a integração entre os atletas, uma vez que não existe dupla fixa. É tão interativo, que a sua dupla hoje pode ser sua adversária amanhã”, ressalta Lennon Almeida, gerente do espaço Olinda Beach Tennis. 

Dados da Federação Internacional de Tênis (ITF) apontam que o Beach Tennis é considerado o esporte que mais cresce no mundo com mais de dois milhões de atletas. No Brasil já são mais de 800 mil praticantes. No Olinda InterEquipes de Beach Tennis, a previsão é de que mais de 500 pessoas passem pelo evento e que 180 atletas participem nas categorias iniciante, intermediário e avançado. Para incentivar e valorizar o esporte, o Biopark, que tem como missão “inovar para a vida”, estará no evento como patrocinador principal.  

No Olinda Beach Tennis já foram realizados este ano dois torneios da Federação Paranaense de Tênis (FTP). Em maio, aconteceu a etapa do FTP Beach Series 1500 e em junho a etapa do FTP Beach Series 1000. Inscrições e mais informações estão disponíveis no site www.olindahoteleventos.com.br ou pelo fone (45) 99933-9715.

Sicredi Progresso PR/SP realiza Reunião de Núcleos e apresenta resultados do primeiro semestre do ano

A Sicredi Progresso PR/SP realizará nos próximos dias suas Reuniões de Núcleos para os associados do Paraná, a fim de apresentar os resultados do primeiro semestre. A prestação de contas acontece de forma presencial e todos os associados estão convidados a participar. A reunião será conduzida pelo presidente, Cirio Kunzler, e pelo diretor executivo, Inácio Cattani. Também haverá um momento em que especialistas da área de Investimentos da Cooperativa, falarão sobre formas de melhor se relacionar com o dinheiro. O encontro também fará um resumo das ações sociais realizadas, como por exemplo o Dia C, atividades do Comitê Jovem e Mulher, novas agências, entre outros, além de trazer os dados financeiros.

O Presidente, Cirio Kunzler, deixa o convite. “A prestação de contas é muito importante para que o associado possa acompanhar tudo o que foi feito na cooperativa no primeiro semestre do ano. Fazemos parte de um sistema cooperativo que valoriza a participação do associado, afinal ele é dono do negócio e esses momentos evidenciam nossa transparência e o compromisso em tudo o que fazemos”.

AGENDA PARANÁ

15/8 – Vila Nova. Local: Clube de Idosos.
16/8 – Nova Santa Rosa. Local: Teatro Municipal Gustavo Fischer.
17/8 – Novo Sarandi. Local: Clube de Idosos.
18/8 – Ouro Verde do Oeste. Local: Associação Comercial e Industrial (ACIOV).
22/8 – Tupãssi. Local: Centro Cultural Avelino Acco.
23/8 – São Pedro do Iguaçu. Casa da Cultura.
24/8 – Dez de Maio. Local: Sociedade Esportiva e Cultural 10 de Maio – Socedema.
25/8 – Agências da cidade de Toledo (Centro, Vila Pioneira, Coopagro, Barão, Panorama, Porto Alegre, Plataforma PJ. Local: Yara Country Clube.

Novo padrão da soja: Tecnologias de monitoramento auxiliam produtores na tomada de decisão da colheita

O monitoramento da umidade de grãos de soja é um dos fatores que auxilia o produtor rural na tomada de decisão da melhor hora para fazer a colheita. É preciso estar alerta, quanto maior o percentual de umidade maiores as chances de perdas de grãos. Esse assunto ganha destaque, nesse momento, em razão da Portaria nº 532/2022, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que estabelece o Regulamento Técnico, definindo o padrão oficial de classificação da soja e de seus subprodutos.

Uma das alterações propostas é a redução do teor da umidade do grão, de 14% para 13%. Também estão sendo revisados os conceitos de grãos fermentados, imaturos e esverdeados e a criação de um grupo especial com altos teores de óleo e proteína e seus respectivos tipos. A redução de umidade é vista como positiva pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), até porque quanto mais alto for o percentual de umidade no grão, mais suscetível ele está à deterioração e a contaminação por fungos e micotoxinas. 

Por outro lado, colher abaixo de 12% também não é recomendável para evitar grãos quebrados e rachados, o que reduz a produtividade. Desta forma, a redução de 1% vai garantir um produto com mais qualidade, especialmente para a exportação, além de aumentar a competitividade internacional do país.  A questão é se o produtor está preparado para entregar o grão de soja nos padrões a serem estabelecidos daqui para frente e o que essas mudanças podem representar para ele e para as cooperativas, tradings, estabelecimentos compradores de grãos.

Para a instrutora do Senar-PR, Ellen Piffer Buso, nem sempre uma mudança agradará 100% dos envolvidos. Mas as mudanças com relação aos conceitos de grãos fermentados levarão a subjetividade maior do que já existe. "Em alguns momentos agradará uma parcela dos envolvidos e em outro momento desagradará", comenta.  
No quesito umidade de grãos, Ellen diz que no Paraná, por exemplo, normalmente os produtores já colhem a soja com umidade bem baixa. "Não vejo problema, em princípio, para o produtor conseguir entregar a soja neste novo padrão de umidade, caso venha a ser aceito, porém o monitoramento da umidade dos grãos na lavoura, é um dos fatores que ajudam o produtor a saber qual o melhor momento para fazer a colheita", observa.

Isto significa que, com as alterações nos percentuais de umidade do grão, os produtores rurais vão precisar buscar, na prática, tecnologias para decidirem qual o melhor momento da colheita. Samara Czajkowski, responsável pelo setor de Marketing da empresa LocSolution, detentora da marca Motomco de aparelhos medidores de umidade de grãos, com sede em Curitiba, sugere aos produtores que busquem tecnologias para verificação do controle de umidade. "O produtor vai precisar se preparar melhor no período da safra, monitorando a colheita com medidores de umidade de grãos indicados para lavoura, capazes de conferir resultados mais precisos, isso evita consideravelmente as perdas", explica Samara.

De acordo com ela, como fabricante de equipamentos medidores de umidade, a marca Motomco continua líder de mercado e com a melhor referência em umidade, garantindo um resultado mais preciso aos seus clientes. "O produtor que passar a utilizar tecnologias na sua operação, conseguirá visualizar melhor a produção e garantirá o padrão de qualidade exigido pelas novas mudanças", enfatiza.  
Entidades representantes do setor do agronegócio têm se reunido com representantes do Mapa para avaliar as mudanças propostas, antes de ser publicada a nova Instrução Normativa estabelecendo o novo padrão oficial de classificação da soja.

SOBRE A LOCSOLUTION

A Locsolution é uma empresa com sede em Curitiba, detentora da marca Motomco de medidores de umidade dos grãos. A empresa fabrica, comercializa e aluga os equipamentos, sendo referência em várias regiões agrícolas do País. De origem canadense, a marca Motomco é líder nacional no segmento de medidores de umidade de grãos.
* Fonte: VBcomunicação

Notícias da Prefeitura de Toledo

✅ Saúde mental ponto a ponto: UBS Vila Nova inicia amanhã (16) oficina de crochê. Leia mais em: https://www.toledo.pr.gov.br/noticia/saude-mental-ponto-a-ponto-ubs-vila-nova-inicia-amanha-16-oficina-de-croche.

✅ Toledo recebeu 117 propostas de empresas interessadas em terrenos industriais colocados à venda. Leia mais em: https://www.toledo.pr.gov.br/noticia/toledo-recebeu-117-propostas-de-empresas-interessadas-em-terrenos-industriais-colocados-a.

✅ Secretaria da Cultura e Unioeste anunciam vencedores e lançam 6ª coletânea do Concurso Paulo Leminski. Leia mais em: https://www.toledo.pr.gov.br/noticia/secretaria-da-cultura-e-unioeste-anunciam-vencedores-e-lancam-6a-coletanea-do-concurso-paulo.

✅ Cerca de 600 alunos de Toledo recebem certificados do Proerd. Leia mais em: https://www.toledo.pr.gov.br/noticia/cerca-de-600-alunos-de-toledo-recebem-certificados-do-proerd.

✅ Concurso Edy Braun vai ganhar coletânea reunindo poesias e crônicas. Leia mais em: https://www.toledo.pr.gov.br/noticia/concurso-edy-braun-vai-ganhar-coletanea-reunindo-poesias-e-cronicas.

✅ Novas instalações ampliarão capacidade de atendimento de Cmei de Vila Nova. Leia mais em: https://www.toledo.pr.gov.br/noticia/novas-instalacoes-ampliarao-capacidade-de-atendimento-de-cmei-de-vila-nova.

Agenda

13 a 19/8: FLIT – 1ª Festa Literária de Toledo. Local: Teatro Municipal.

17 a 21/8: 21ª Feira do Melado. Local: Parque de Exposições de Capanema. Atrações: Israel e Rodolffo, Zé Neto e Cristiano, Hugo e Guilherme, Leo e Raphael e Tchê Garotos.

17/8: Missa da Família com o Frei Amarido. Local: Igreja Menino Deus, 19h30.

19/8: O Rappa Cover – Banda Mar de Gente. Local: Abbey Road Pub.

20/8: Denis. Local: Empório Santa Maria.

20/8: UFC: Usman x Edwards. Início 20h15, Canal Combate.

21/8: Arena MTM Brasil – Edição Toledo. Local: Centro de Eventos Ismael Sperafico.

22 a 27/8: II Etapa do Regional de Tênis da HBA – Ademicon.

26/8: CPM 22 – 25 Anos. Local: Empório Santa Maria.

26/8: McDia Feliz 2022. Local: Estacionamento do Colégio Alfa.

27/8: Eleição da Rainha e Princesas da Festa do Porco 2022. Local: Clube Caça e Pesca de Toledo.

27/8: Isso é Churrasco Sunset – Edição Toledo com Fernando e Sorocaba.

28/8: 28ª Festa do Leitão à Pururuca do distrito de Margarida, Marechal Cândido Rondon.

3/9: B-Day Ailla com DJ Pierre + Bruno Barudi. Local: Bangalô.

6/9: Show com Bruna Viola + Renato Lima. Local: Clube Caça e Pesca.

10/9: Warung Tour Maringá 2022.

10/9: Thiago Ventura – Modo Efetivo. Local: Completo Cultural Sefrim Filho, Cascavel. Início às 20h.

11/9: Orquestra Sinfônica do Paraná. Local: Teatro Municipal.

11/9: 49ª Festa Nacional do Porco Assado no Rolete. Local: Clube Caça e Pesca de Toledo.

17/9: FeijuCataratas 2022 com Dudu Nobre e Feijoada Premium, mais de 10h de samba, comida e bebida de qualidade. Local: Quinta das Marias, Foz do Iguaçu.

17/9: Atchuca Festival 2022. Local: Santa Terezinha de Itaipu.

21, 22 e 23/9: 1º Toledo Fesfat – Festival Farroupilha. Inscrições até 15/8.

23/9: Toledo 70 Anos – Semana Farroupilha: Joca Martins. Local: Parque Ecológico.

24/9: Brasa Festival. Local: Seminário São José, Cascavel.

25/9: Toledo 70 anos – Semana Farroupilha: Os Monarcas. Local: Parque Ecológico.

25/9: 26ª Michel’s Fest – Costelão Assado na Estufa, da comunidade de São Miguel.

14/10: Chitãozinho e Xororó – 50 Anos. Local: Centro de Eventos Ismael Sperafico.

8/10: V Moto Encontro Internacional BR 277. Local: Foz do Iguaçu.

9/10: ExpoDube – Edição Toledo 2022. Local: Autódromo Rafael Sperafico.

22/10: 8º Chá Rosa do Toledão (TFC), alusivo ao Outubro Rosa – Edição Presencial.

23/10: 21ª Meia Maratona Rotary Sicredi. Inscrições no site www.meiamaratonarotary.com.br.

4, 5 e 6/11: Sertanejo Weekend – Recanto Cataratas Resort. Presença já confirmada da dupla Maiara e Maraisa.

10/12: Toledo 70 Anos – Virada Cultural: Terra Celta + Pitty. Local: Parque Ecológico.

14/12: Toledo 70 Anos – Guilherme e Benuto.

16/12: Toledo 70 Anos – Loubet.

17/12: Toledo 70 Anos – Teodoro e Sampaio.

18/12: Toledo 70 Anos – Israel e Rodolffo.

Contagem regressiva...

Faltam 22 dias para o feriado de 7 de Setembro, 26 dias para a Festa do Porco, 36 dias para o início da Primavera, 46 dias para as Eleições, 57 dias para o Feriado de Nossa Senhora Aparecida, 91 dias para o feriado de Proclamação da República, 96 dias para a Copa do Mundo Fifa 2022 (Qatar), 126 dias para o início do Verão, 130 dias para o Natal e 137 dias para o Ano Novo.  

Lembrando

Comemora-se hoje o Dia do Filósofo, Dia do Rockabilly e Elvis Day (São Paulo), Dia de Diomedes de Tarso (santo e mártir do cristianismo), Dia de Estêvão I da Hungria, Dia da Imagem de Edessa (sudário sobre o qual uma imagem milagrosa do rosto de Jesus está impresso), Dia de Santo Roque de Montpellier (padroeiro dos Inválidos, Cirurgiões e dos Cães) e o Dia de Simpliciano de Milão (responsável pela conversão de Santo Agostinho).

Municípios em festa

Hoje é aniversário dos municípios de Jaguari (Rio Grande do Sul), Teresina (capital do Piauí), São Roque (São Paulo), Taquaritinga (São Paulo) e Taquarituba (São Paulo).

Happy birthday

HOJE (16/8) Gabriel Baierle, Fernanda Cavalcante Loquete, Andreia Ulsenheimer, Irene da Silva, Cleusa Flamant, Tanys Gasparoto, Carlos Nunes Júnior, Anna Wasilewski, Terezinha Dal’Bosco e Luiz Carlos Ferreira.

Frase poética...

Henry Ford foi um empreendedor e engenheiro mecânico estadunidense, fundador da Ford Motor Company, autor dos livros Minha filosofia de indústria e Minha vida e minha obra, e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo e a um menor custo.

“Quer você pense que pode ou não, você está certo”. (Henry Ford)

Selecione o dia do mês