Especial: Túnel do Tempo

Camila, Adriana, Milene, Lisiane e Vanessa, 2002, Rheuria Music Place...
Avelino (in memorian), Juliana Camargo e Scooby, 2002, Carnaval em Ritmo de Bailão
Jaqueline, Nathália e Josiane, 2008, Festa do Porco
Claudemir, Rogério e Gilberto, 2009, Feira Shopping...
Bruno e Ricardo Della Costa, 2002, Rheuria...
Bambam e Cacá, 2002, Velocross...
Gracielle e Beto Gatto, 2002...
Amélio Dezem, Aline Frare e Susan Dezem, 2002, Miss Toledo... (fotos arquivo JC)

Caciopar parabeniza a todos que ajudaram na conquista de novo status

O presidente da Caciopar Flávio Furlan diz que entidades, técnicos e comunidade se uniram para conquistar o selo

O Paraná alcançou na manhã dessa quinta-feira, 27, um reconhecimento internacional que almejava há décadas, o de área livre de febre aftosa sem vacinação. A mudança do status sanitário trará inúmeras novas possibilidades ao Estado, principalmente ao setor pecuário. Novos mercados serão abertos, alguns há muito ambicionados, para a proteína paranaense, acentua o presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná Flavio Gotardo Furlan.

A Caciopar há anos acompanha o assunto e em parceria com o Programa Oeste em Desenvolvimento colocou a busca do reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal como uma das prioridades estratégicas da região Oeste, que será uma das principais beneficiadas com o anúncio. O trabalho para eliminar riscos da doença nos plantéis envolveu inúmeras entidades e profissionais com a liderança da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e da Adapar, a Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná.

“Inúmeras medidas foram adotadas e diversos procedimentos precisaram ser rigorosamente observados por anos, além da necessidade de grandes somas em investimento”, segundo Furlan, reconhecendo o planejamento, o trabalho, o esforço e a dedicação de todos que, de uma forma ou outra, estiveram envolvidos com esse projeto. O segundo vice-presidente do POD e diretor do Agronegócio da Caciopar, Elias José Zydek, afirma que o reconhecimento de área livre da aftosa abre inúmeras janelas de oportunidades ao Paraná. “Estamos muito felizes, porque isso vai representar muito ao agronegócio e à pecuária de nosso Estado, injetando ainda mais recursos na economia”.

BENEFÍCIOS O secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, diz que o selo dado pela OIE ao Paraná representa um passaporte para a produção. “A aftosa é uma doença comercial, não replica problema para o ser humano, mas gera estrago no processo produtivo, faz perder eficiência porque os animais ficam estressados por causa das feridas”. As possibilidades são diversas, segundo Ortigara, afirmando que agora o limite passa a estar na competência de produção do Estado. O Paraná já é o maior produtor de proteína, da soma da carne, do País. São 6 milhões de toneladas por ano de um total de 28 milhões de toneladas do Brasil. 

Formanda Unopar

Patrícia Oliveira Favaro, 28, de Marechal Cândido Rondon, que já foi Bela do Dia aqui no BLOG JC, formanda do curso de Pedagogia da Unopar/Toledo. A colação de grau aconteceu sábado passado, 22, no Teatro Municipal...

Volkswagen Taos

Já começou a pré-venda do Volkswagen Taos, lançamento que chega para revolucionar o segmento dos SUVs médios premium. O carro é lindo e chama a atenção pelo design, tecnologia, praticidade e conforto. Se você gostou, corre lá na Fancar Volkswagen Toledo reservar o seu... 

Libertadores

Ontem foi concluída a fase de grupos da Libertadores 2021, definindo assim os 16 times classificados para as oitavas de final, seis deles representantes brasileiros: Atlético Mineiro, Flamengo, Fluminense, Internacional, Palmeiras e São Paulo. Agora a expectativa é toda para o sorteio que irá definir os confrontos, marcado para esta próxima terça-feira, 1/7, às 13h (horário de Brasília). No Pote 1 ficarão os primeiros colocados de cada grupo e no Pote 2 os segundos colocados dos grupos.

Dos seis brasileiros, apenas o São Paulo está no Pote 2, que tem também Boca Juniors e River Plate. Além dos confrontos das oitavas de final, o sorteio vai definir também o chaveamento até a grande final, que será realizada em Montevidéu, Uruguai, dia 21 de novembro.

Prazo para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional termina dia 31 de maio

Quem é microempreendedor individual (MEI) tem até o dia 31 de maio para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-MEI), relativa ao exercício do ano de 2020. A obrigação é válida mesmo para empresas que tenham sido encerradas ao longo do ano passado. Até o momento, em todo o Paraná, já foram entregues 83% das declarações previstas.

Para fazer a declaração anual, o MEI tem três possibilidades. Uma delas é acessar a página GOV.BR (www.gov.br/mei) e seguir as orientações de como proceder, na aba de serviços, e em seguida “Faça sua declaração anual de faturamento”. É preciso que o MEI fique atento quanto ao acesso já que o antigo site do Portal do Empreendedor foi desativado desde o ano passado.

Outra possibilidade é instalar gratuitamente o aplicativo MeuSebrae e tirar dúvidas através do chat. Também é possível procurar orientação gratuita nas Salas dos Empreendedor. “O microempreendedor individual que não declarar seus rendimentos relativos a 2020 estará sujeito a multa, no valor mínimo de R$ 50, ou de 2% ao mês ou fração, incidentes sobre o montante de tributos decorrentes das informações prestadas na DASN”, explica a consultora do Sebrae/PR, Carla Selva.

O MEI precisa enviar à Receita Federal o total do faturamento do ano anterior, discriminando apenas as vendas realizadas com ou sem emissão de documento fiscal. Existe um modelo de relatório também disponível no mesmo link FAÇA SUA DECLARAÇÃO ANUAL DE FATURAMENTO. “Vale destacar que o envio da DASN-MEI é gratuito. O microempreendedor individual que tiver atrasos no envio equivalente aos últimos três anos pode ter o CNPJ anulado pela Receita Federal, além da aplicação de multa”, frisa a consultora do Sebrae/PR.

Como fazer a DASN?
- Faça um relatório das receitas obtidas a cada mês (no site do Empreendedor existe um modelo);
 - Não se esqueça de conferir se o valor das notas fiscais emitidas foi anotado corretamente no seu relatório;
 - Depois de conferir todos os valores, o MEI tem até 31 de maio para enviar a declaração do ano passado, apenas pela internet.

Agenda online

* 28/5 Live-Show Tributo à Música Brasileira com o cantor lírico toledano Eric Rafael + Rose Nogueira e Henrique Lisbôa (cantores convidados do Maranhão), 19h30. Transmissão: YouTube (Cantor Eric Rafael) e Facebook (@ericrafael.musico).

* 29/5: Live Cachaça Cabaré 4 com Leonardo, Bruno & Marrone e Jorge & Matheus, 20h, gratuito. Transmissão: Facebook e YouTube Leonardo.

* 29/5: Live Os Barões da Pisadinha, 17h. Transmissão ao vivo pelo canal no YouTube Os Barões da Pisadinha Oficial.

* 5/6: Live Arraiá Bell Marques, 20h.

* 8/6: Live de Aniversário do Padre Zezinho, 18h.

* 19/6: Live Arraiá do Safadão – Wesley Safadão, 20h.

* 26/6: Live Xand Avião e Carvalheira, 20h.

Frase do dia

“Que possamos complicar menos, acreditar mais, magoar menos, amar mais, deixar de lado o orgulho e a vaidade que apenas impedem a nossa caminhada. Não valorizar aquilo que não tem valor. Desapegar dos medos e apostar mais em nossos sonhos”. (autor desconhecido)

Imagem do dia

Happy birthday

Feliz aniversário hoje (28/5) para Ana Cássia Marin Zuchi, Ademar Dall’Agnol, Priscila Fernandes Jarabiza, Thiara Marques de Mattos, Ricardo Rottava, Rômulo Morelatto Golpani, Mary Grasel Bettega, Paula Paes, Douglas Martins, Samara Nestarenko, Andreia Karvat e Vanessa Perotto.

Eventos cíclicos e históricos

28 de maio é o 148º dia no calendário gregoriano, faltam 217 dias para acabar o ano. Comemora-se hoje o Dia de São Bernardo de Menton e o Dia de São João Calvino.

585 a.C.: Data tradicional do eclipse previsto por Tales de Mileto, considerado por muitos a data de fundação da Filosofia Ocidental. No mesmo dia teve a Batalha de Hális, que foi decidida pelo eclipse.
1588: A Invencível Armada, com 130 navios e 30 mil homens, começa a levantar ancora de Lisboa rumo ao Canal da Mancha – somente no dia 30 de maio que todos os navios deixaram o porto).
1918: República Democrática do Azerbaijão e Primeira República da Armênia declaram sua independência.
1937: Fundação da Volkswagen (VW), fabricante de automóveis alemã.
1940: Segunda Guerra Mundial: forças norueguesas, francesas, polonesas e britânicas recapturam Narvik, na Noruega. Essa é a primeira vitória da infantaria aliada na guerra.
1958: Revolução Cubana: o Movimento 26 de Julho de Fidel Castro, fortemente reforçado pela milícia Frank Pais, domina um posto militar em El Uvero.
1999: Em Milão, Itália, após 22 anos de obras de restauração, a obra-prima de Leonardo da Vinci, A Última Ceia, é novamente exposta.
2002: A última viga de aço é removida do local original do World Trade Center. As funções de limpeza terminaram oficialmente com uma cerimônia de encerramento no Marco Zero, em Manhattan, Nova Iorque, Estados Unidos.
2008: O Nepal se torna uma república, colocando fim a 240 anos de monarquia.
* Fonte: Wikipédia – A Enciclopédia Livre.

Frases poéticas...

Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier, foi um médium, filantropo e um dos mais importantes expoentes do Espiritismo.

“As melhores coisas da vida são as pessoas que amamos, os lugares onde estivemos e as memórias que fizemos ao longo do caminho”. (Chico Xavier)

Selecione o dia do mês