O que é a laterorrinia?

Por Luciana Peruzzo Kokubo

A laterorrinia, rinoescoliose ou mais conhecido popularmente por “nariz torto” pode ser causado por algum traumatismo nasal ou mesmo por desalinhamento durante a maior fase de crescimento do nariz, que ocorre na adolescência. O osso nasal ou a parte superior do nariz pode adquirir formato em “C” ou em “S”. Para correção estética da pirâmide nasal, a septoplastia (cirurgia para corrigir o desvio de septo) deve ser associado a rinoplastia (cirurgia para correção estética do nariz), de preferência no mesmo ato cirúrgico.

É impossível garantir que o nariz ficará 100% centralizado na face, já que a tortuosidade do nariz acompanha algumas pequenas ou grandes assimetrias faciais, no entanto, é possível ter grande melhora com a cirurgia e o “nariz torto” passar despercebido pela maioria das pessoas.

Se tenho desvio de septo então vou ter o nariz torto? Não necessariamente. Quando o desvio de septo localiza-se em região mais baixa, ou seja, na parte mais interna do nariz, pode causar apenas obstrução nasal, mas não o nariz esteticamente torto.      

* Luciana Peruzzo Kokubo é especialista em Otorrinolaringologia e Rinoplastia – Clínica Inspirar, Rua Biocentro, 2564, Biocentro, sala 24. Contatos: 99996-0804.         

Big Brother

Para quem acompanhou o Big Brother Brasil 21, o Big dos Big, a noite de ontem foi de fortes emoções... Tudo bem, todo mundo já sabia que a paraibana Juliette venceria fácil o programa (e venceu, com 90% dos votos), mas como isso tudo aconteceria era a grande expectativa. Eu mesmo já tinha pensado em dois ou três trechos que não deixaria de fora do discurso, estava bem curioso para saber como o apresentador Thiago Leifert faria...

E como ele mandou bem, muito bem, foi emocionante, um discurso (abaixo, na íntegra) impecável e digno da grande campeã. Camilla (que grudou em Juliette quando desconfiou que ela era a favorita) e Fiuk (que chegou no Top 3 só porque venceu a última prova da temporada), que me desculpem, meros coadjuvantes nesse pódio final. Ah, Juliette, que ontem tinha quase 24 milhões de seguidores, hoje (até às 14h30) já soma 26,1 milhões, um fenômeno!!!

Big Brother (2)

O discurso final do apresentador Thiago Leifert foi assim: “Indecisa, sem noção, possessiva, frágil, caça likes, bloqueada, oportunista. Fora o que falaram nas suas costas, que eu não vou nem te contar. Monte seu pódio sem a Juliette. Tentaram de tudo, Ju. Tentaram te deixar triste, te deixar louca e te deixar má. Você tinha razão. E dá vontade de até, nesse momento estou fazendo um carinho em vocês, de fazer um discurso vingativo. Mas eu não quero te fazer chorar. Isso não é você. Fazer um discurso vingativo e falar: 'Olha só, eu tô na final'. Não é a sua cara, você é o exato oposto disso tudo.... Quando te deixaram triste, você fez a gente dar muita risada. Quando tentaram insinuar que você era doida, 'eu não sou doida!', você não acreditou. Você não mudava sua opinião e você não caía na armadilha de atacar um alvo fácil, como fizeram com você. Quando você tinha todas as razões do mundo aqui dentro para se tornar má, você continuou bondosa. Alegre, sã e boa. Foi o que você fez.... Ser assim no BBB é muito perigoso, Juliette, porque ninguém acredita em você. 'Como é possível uma pessoa ser assim hoje em dia? Tudo se polariza e ela vem querer dialogar comigo, ter paciência, me perdoar. Isso não existe mais, não é possível. Ela tá mentindo pra mim. Ela é falsa, vamos botar ela no paredão'. Era o exato oposto disso. Era tudo verdade.... Mas a verdade também, Ju, é que você nunca esteve sozinha, em nenhum momento. E você nunca mais vai se sentir sozinha na sua vida. Isso quem está dizendo não sou eu, são os quase 24 milhões de seguidores que você tem nas redes sociais. Juliette, você é um fenômeno!!! No palco, montado pelo público, você nunca saiu do primeiro lugar. Você é a campeã do BBB 21, Juliette... Sobe naquele pódio que ninguém te colocava!”.

Experiência gastronômica...

Dica de prato da Piano Pizzeria & Cucina para você anotar e conferir: Brie Empanado, servido com pãozinho de massa farinha 00 italiana e geleia de frutas vermelhas cozidas por quatro horas de fogo. Hummmm...

Paranaense 2021: Toledo vence o Operário e ainda briga por vaga no mata-mata

O Toledo Esporte Clube (TEC) conquistou uma importante vitória nesse último domingo, 2, pelo Campeonato Paranaense de Futebol 2021 – Sério Ouro, ao vencer o Operário de Ponta Grossa (vice líder da competição) por 1 a 0 aqui no Estádio 14 de Dezembro. O gol foi de pênalti, convertido por Mateus Motta. “Foi na garra e no sufoco, resultado que agora dá tranquilidade para o time trabalhar para o Clássico da Soja, contra o FC Cascavel (líder com 18 pontos), na próxima rodada, com data ainda a definir pela Federação Paranaense”, destacou a assessoria do porco.

O porco entrou em campo com os seguintes titulares: João Lazzari (jovem goleiro prata da casa que defendeu o TEC no vice-campeonato de 2019, de volta ao time), Proença, João Neto, Diogo Rangel, Rogério, Vavá, Matheus Motta, Davi Ferrari, Porto, Pedrinho e David. O time agora ocupa a nona colocação na tabela com 8 pontos, atrás de Athletico e Londrina com 9 – os oito primeiros se classificam para o mata-mata.
* Fotos Carlos Chiossi – Movimento e Foco.

Biopark participa da Gramado Summit 2021

Hoje, amanhã e sexta, o Biopark estará na Gramado Summit, conferência de inovação e tecnologia sediada em Gramado, no Rio Grande do Sul. No evento, que reúne empreendedores de todo o país, o empreendimento apresentará seu ecossistema de inovação e oportunidades para startups e empresas. Ao visitar o espaço do Biopark na feira, os visitantes poderão participar de sorteios exclusivos, conversar com a equipe de negócios e conhecer os diferenciais do Ecossistema Biopark, entre eles o Programa de Residência para empresas.  

O Programa surgiu em 2018 e é destinado para negócios de todos os tamanhos, que atuam de maneira inovadora nas áreas de Saúde, Tecnologia da Informação e Agronegócio. Atualmente, são mais de 100 empresas residentes e dessas 21 são internacionais. A iniciativa dá acesso à diversos benefícios gratuitos, como estrutura física em espaços que vão desde salas exclusivas para escritórios, áreas industriais até coworking, de acordo com a necessidade de cada empresa. Outro grande benefício são as mentorias com foco prático ministradas por profissionais experientes em diversas áreas de um negócio, como financeira, marketing, jurídica, entre outras.  

Além do Programa de Residência, existe a Incubadora Biopark, destinada a auxiliar negócios em estágio inicial na transformação de ideias em produtos ou serviços que entreguem soluções reais para o mercado. A primeira edição já está em andamento, e a expectativa é que um novo edital seja lançado em 2021 para a entrada de novas empresas. “O Biopark vem consolidando-se como um importante vetor para impulsionar o desenvolvimento de empresas. Temos recebido negócios de todas as regiões do Brasil e também de outros países, e os empreendedores têm encontrado aqui, além de conhecimento, estratégias que façam negócios terem sucesso. A nossa participação na Gramado Summit será uma oportunidade de ampliar nossa atuação no Sul do país”, explica Paulo Victor Almeida, Diretor de Negócios do Biopark.   

Happy birthday

ONTEM (4/5) Jennifer Nazari, Wagner Machiavelli, Ana Nardi, Andreia Schutze, Karina Feliciano da Silva, Eloy Antonio Genari, Ana Maria Bellocchio, Leandro Aureliano de Souza, Francielle Calisto, Fran Mayara, Paula Heiss e Hélio Vargas Netto Oliveira.

HOJE (5/5) Emili Magalhães, Nany Coutinho, Crislaine Silva, Francieli Mohr, Amarilis Flores, Ivoní Rodrigues Dias, Dariu Pereira, Elizete Deina, Juliano Abegg, Tayani Lucie, Kelly Couto, Ivanildo Aguiar da Silva, Terezinha Tartari, Jacqueline Santos, Isabella Dall’Agnol Esteves, Fátima Colombo e Lange Pessotto.

Eventos cíclicos e históricos

5 de maio é o 125º dia no calendário gregoriano, faltam 240 dias para acabar o ano. Comemora-se hoje o Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante, Dia Mundial da Higiene das Mãos, Dia Internacional da Parteira, Dia Internacional da Língua Portuguesa, Dia Nacional do Líder Comunitário, Dia Nacional das Comunicações, Dia Nacional do Expedicionário, Dia do Marechal Rondon, Dia de Santo Ângelo da Sicília e o Dia de Santo Estanislau Casimiritano.

553: Início do Segundo Concílio de Constantinopla.
1260: Kublai Khan torna-se governante do Império Mongol.
1494: Cristóvão Colombo desembarca na Ilha da Jamaica e a reivindica para a Espanha.
1762: Rússia e Prússia assinam o Tratado de São Petersburgo.
1821: Napoleão Bonaparte morre no exílio na Ilha de Santa Helena, Atlântico Sul.
1860: Giuseppe Garibaldi parte de Gênova, liderando a Expedição dos Mil para conquistar o Reino das Duas Sicílias.
1866: Memorial Day é comemorado pela primeira vez nos Estados Unidos em Waterloo, Nova Iorque.
1922: É fundada oficialmente a Liga da Juventude Comunista da China.
1925: O governo da África do Sul oficializar o africâner como língua oficial do país.
1945: Segunda Guerra Mundial: começa o Levante de Praga como uma tentativa da resistência tcheca de libertar a cidade da ocupação alemã.
1964: Conselho da Europa declara o dia 5 de maio como o Dia da Europa.
1980: Operação Nimrod: o Serviço Aéreo Espacial Britânico ataca a embaixada iraniana em Londres depois de um cerco de seis dias.
2011: Supremo Tribunal Federal do Brasil decide que casais homossexuais também podem firmar contratados de união estável assim como casais heterossexuais.
* Fonte: Wikipédia – A Enciclopédia Livre.

Frases poéticas...

John Sidney Blyth Barrymore foi um ator americano. Inicialmente ganhou fama como ator teatral em comédias ligeiras, depois em papéis dramáticos, acabando por tornar-se grande intérprete de personagens shakespearianos.

“Um homem não é velho até que comece a reclamar em vez de sonhar”. (John Barrymore)

“Velho é aquele que considera que sua tarefa está cumprida. Aquele que se levanta sem metas e se deita sem esperança”. (autor desconhecido)

Selecione o dia do mês