Miss Internauta 2021

A toledana Taiara Ariele Stertz, 26 anos, participou nessa última sexta-feira, 7, do concurso Miss Cascavel 2021, concorrendo como candidata convidada. O evento aconteceu no Teatro Municipal Sefrin Filho. Taiara não ganhou o título máximo, mas foi eleita a Miss Internauta 2021, através de votação realizada pelas redes sociais.

Nas redes sociais, sábado (8), ela postou: “Gratidão é o que me define no momento! Dedico esta faixa a todos meus amigos (as) e familiares que fizeram mutirão na votação. A este concurso incrível @misscascavel e ao coordenador @ismeriovilson pelo divino evento, levarei esta experiência para a vida”.

Taiara é formada em Ciências Contábeis com MBA em controladoria e trabalha no Biopark como analista administrativo. Também possui curso de modelo e manequim pela agência Mirelly Fashion e em 2018 participou do concurso Rainha da Festa do Porco.

Live Tributo à Música Brasileira (by Eric Rafael)

O cantor lírico profissional Eric Rafael Afonso, natural aqui de Toledo, vai comandar dia 28 deste mês, sexta-feira, a live Tributo à Música Brasileira, uma homenagem aos grandes compositores brasileiros, desde o erudito ao popular, como Heitor Villa Lobos, Ary Barroso, Pixinguinha, Guerra Peixe e Marlos Nobre. “Eu e o violoncelista Lucas Lourdes escolhemos muito bem cada música do repertório para que o show seja inesquecível. E o principal, com música de qualidade.

O objetivo da live é demonstrar a qualidade e a diversidade das músicas dos compositores brasileiros”, adianta Eric. O evento terá participações especiais da cantora lírica Rose Nogueira e do cantor lírico Henrique Lisbôa, ambos do Maranhã. A live terá início às 19h30, com transmissão pelo Facebook e Instagram @ericrafael.musico. Eric continua residindo em Toledo, mas atualmente trabalha como trainee no setor de música do Teatro Municipal de Cascavel.

Linha Babydeas na Vacinum

A Vacinum Clínica de Vacinas agora também está trabalhando com a linha de produtos da Babydeas, como o Fever Friends, que são compressas adesivas refrescantes para conforto da febre, doures ou inchaços localizados na pele; e, o Termo Friends, adesivos com temas infantis que monitoram a temperatura das crianças por até 48 horas.

A Vacinum atende de segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h30 às 19h, e, aos sábados das 9h às 12h. Anote aí o endereço: Rua Maringá, 2403 (esquina Rua Guarani). Cotnatos: (45) 99861-8833.

Consumo de energia elétrica no setor têxtil cresce 98,2% em abril

Levantamento periódico feito pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE para avaliar o impacto da COVID-19 no consumo de eletricidade mostra que a indústria Têxtil, uma das mais afetadas durante a pandemia, tem se recuperado gradualmente. Em abril, a demanda por energia neste mercado cresceu 98,2%, a segunda maior alta entre os ramos de atividade acompanhados, atrás somente do segmento de automóveis.

A organização explica que o bom desempenho sinaliza uma retomada gradual da produção. "Em abril do ano passado o setor praticamente parou, mas ao longo dos últimos meses se adaptou ao momento atípico", avalia Rui Altieri, presidente do Conselho de Administração da CCEE.

O estudo foi feito para as empresas que compram energia no mercado livre, comparando resultados com o mesmo período de 2020. Mesmo ao se excluir o efeito da adesão de novas cargas do setor têxtil neste ambiente de contratação, a taxa de crescimento segue positiva (92,8%).

Sebrae/PR investe em capacitação de empreendedores do Biopark

Desenvolver as empresas locais, capacitar empreendedores, fomentar o desenvolvimento regional e incentivar a inovação e o empreendedorismo. É com essas premissas que, desde 2020, Sebrae/PR e Biopark realizam uma série de ações conjuntas para capacitar e oferecer diferentes tipos de consultorias para as empresas residentes do Parque Tecnológico localizado em Toledo, região oeste do Paraná. Para ampliar o projeto, o Sebrae/PR vai injetar mais de R$700 mil em recursos financeiros e econômicos para serem distribuídos em várias ações que serão ofertadas para um número maior de empresas residentes e instaladas no Biopark, envolvendo, também, as que estão em fase de ideação.

“Os valores institucionais do Biopark e do Sebrae/PR são compatíveis. Queremos ofertar conhecimento aos empreendedores que estão envolvidos no projeto, atendendo de forma especial aquelas que fazem parte de um ambiente interligado com a inovação e estão dispostos a crescer”, indica o consultor do Sebrae/PR, Alan Debus. Para isso, o cronograma foi inspirado em games e faz com que as empresas participantes “liberem” credenciais para novos cursos e capacitações, considerando a evolução e conclusão das programações anteriores. As etapas iniciais são divididas de acordo com o momento em que a empresa se encontra (ideação, incubação e residente). Na fase mais avançada, para o desenvolvimento de empreendedores e empresas residentes, a jornada é dividida em nove níveis, passando desde o diagnóstico de perfil empreendedor com o I-Code, do Sebrae/PR, até o diagnóstico com acompanhamento com Agentes Locais de Inovação.

Segundo o diretor institucional do Biopark, Victor Donaduzzi, essa jornada vai ajudar as empresas participantes e próprio ecossistema empreendedor da região oeste paranaense, oportunizando a capacitação e o desenvolvimento do empreendedorismo. “Isso é do nosso DNA: entendemos a importância de investir no desenvolvimento das pessoas, tanto colaboradores quanto parceiros e isso só é possível por meio do estudo e do incentivo à educação. Com essa parceria, esperamos ampliar o faturamento das empresas, que é um dos medidores de sucesso, mas, principalmente, fomentar um crescimento sistêmico”, destaca Victor.

Hoje, o Biopark conta com 126 empresas instaladas, sendo 104 nacionais e 22 internacionais. Até o fim de 2021, a expectativa é chegar ao marco de 200 empresas. O Parque Tecnológico tem mais 5 milhões de m² que contemplam setores organizados que permitem o desenvolvimento de áreas residenciais, comerciais e industriais. Além disso, é considerado um ecossistema de negócios e conta com um Polo Educacional com quatro universidades de alto padrão, três federais (UFPR, UTFPR e IFPR); Centro de Pesquisas com dezenas de laboratórios já em funcionamento e área para investimentos imobiliários. Para saber mais sobre como investir ou fazer parte do Biopark, basta entrar em contato pelo site.  

Texto legal...

Artigo publicado por Roberto Boetger, da RBConsultoria, bem legal:

“PARABÉNS, BRASIL! Notícias do jornal Valor desta sexta-feira, 7 de maio: 1) Dólar fechou no menor patamar desde janeiro; 2) O real tem o maior valor entre os países emergentes (Chile, Africa do Sul, Russia, Mexico, Canadá, Austrália, Colômbia, Nova Zelândia); 3) O lucro do Banco do Brasil bate as projeções e vai a 5 bilhões no primeiro trimestre; 4) Inaugurada hoje a ponte de Abunã, que permite ao Acre e Rondônia o acesso aos portos do Pacifico, via Peru (‘Estrada do Pacífico’, asfaltada, que liga Porto Velho a San Juan de Marcona). 5) Presidente da Câmara promete aprovar até dia 17 a MP que autoriza privatização da Eletrobrás: vai render 100 bilhões ao Governo; 6) Presidente da Câmara neutraliza resistências, centraliza o debate e abre espaço para a privatização dos Correios; a CEDAE, no Rio, foi privatizada esta semana; 7) Brasken (maior petroquímica do país) tem o melhor trimestre da sua história, com resultados excepcionais (80% de crescimento na receita); 8) O preço internacional do minério de ferro superou os US$ 200 por tonelada pela primeira vez, beneficiando as exportações brasileiras e os lucros da Vale; 9) A expansão da economia dos EUA (7%) e da China (9%) este ano, terá impacto positivo no país, levando a FGV a projetar um crescimento do nosso PIB acima de 3,2%; 10) No mês de abril foram licitadas 14 concessões em rodovias, aeroportos, portos, trens urbanos e saneamento, totalizando 48 bilhões de investimentos privados, nacionais e internacionais.

Apesar da pandemia e dos efeitos sobre o emprego e a economia, da politização da Justiça e do STF, da oposição de governadores, da manipulação da imprensa, da liberdade de corruptos e criminosos condenados, dos esforços internacionais da esquerda para prejudicar o agronegócio, apesar de tudo isso o país está progredindo. E o Presidente continua sendo aclamado nas ruas e apoiado nas redes sociais. A caravana segue rumo a 2022”. (@robertoboetger)

Frase do dia

“Estar com fome é igual estar apaixonada (o), se você tem dúvidas é porque não está”. (autor desconhecido)

Foto charge

Happy birthday

Feliz aniversário hoje (10/5) para Claudia Montanari, Fabrisia Ioshijiro, Dileise Pedde Bernardi, Alexandre Rodrigues Dias, Ricardo Hübner, Silvia Fernanda, Amanda Bragante, Thay Rinaldi, Silvia Mainardi Araújo, Claudemir Besen, Talita de Araújo, Adenilson Souza e Arley Ivan Fornara.

Eventos cíclicos e históricos

10 de maio é o 130º dia no calendário gregoriano, faltam 235 dias para acabar o ano. Comemora-se hoje o Dia Mundial do Doente com Lúpus, Dia Nacional do Campo, Dia Nacional da Cavalaria, Dia Nacional da Cozinheira, Dia de Santo Antonino de Florença, Dia de São Damião Veuster, Dia de São Ivan Merz e o Dia de São João de Ávila.

28 a.C.: Uma mancha solar é observada pelos astrônomos da Dinastia Han durante o reinado do imperador Cheng de Han, uma das primeiras observações de manchas solares registradas na China.
1291: Nobres escoceses reconhecem a autoridade de Eduardo I de Inglaterra.
1497: Américo Vespúcio alegadamente parte de Cádis para a sua primeira viagem ao Novo Mundo.
1503: Cristóvão Colombo aponta na atual Ilha Cayman e a nomeia de Las Tortugas.
1655: A Inglaterra, com as tropas lideradas por William Penn, anexa a Jamaica, que estava sob o domínio da Espanha.
1774: Luís XVI torna-se rei da França.
1775: Guerra de Independência dos Estados Unidos: representantes das Treze Colônias iniciam o Segundo Congresso Continental na Filadélfia.
1789: Tiradentes é preso no Rio de Janeiro, sob a acusação de participar da Inconfidência Mineira.
1808: Criação da Intendência Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil e da Polícia Civil do Rio de Janeiro.
1824: A National Gallery, em Londres, abre ao público.
1933: Censura: na Alemanha, os nazistas realizam grandes queimas de livros em praças públicas.
1940: Segunda Guerra Mundial: a Alemanha invade a Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo.
1940: Winston Churchill é nomeado o Primeiro-Ministro do Reino Unido após a renúncia de Neville Chamberlain.
1962: A Marvel Comics publica a primeira edição de O Incrível Hulk.
1975: A Sony apresenta o gravador de videocassete Betamax no Japão.
1999: A Rede Manchete muda de nome (passa a se chamar Rede TV!) e encerra suas atividades.
2013: Com 541,3 metros de altura, o One World Trade Center, localizado em Lower Manhattan, Nova York, Estados Unidos, exatamente no lado noroeste do antigo World Trade Center, se torna o edifício mais alto do hemisfério ocidental.
* Fonte: Wikipédia – A Enciclopédia Livre.

Frases poéticas...

Mário de Miranda Quintana foi um poeta, tradutor e jornalista brasileiro. Mário Quintana fez as primeiras letras em sua cidade natal, mudando-se em 1919 para Porto Alegre, onde estudou no Colégio Militar, publicando ali suas primeiras produções literárias. Trabalhou para a Editora Globo e depois na farmácia paterna.

“Sonhar é acordar-se para dentro”. (Mario Quintana)

Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião. Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer e o quanto queremos dizer antes que a pessoa se vá”. (autor desconhecido)

Selecione o dia do mês