Toledana faz campanha de doação voluntária de medula óssea pelo filho Felipe e tantos outros...

A toledana Jéssica Sartor, mãe do Felipe, de um ano e cinco meses, está promovendo campanha para doação voluntária de medula óssea pelo filho Felipe e tantos outros. Felipe foi recentemente diagnosticado com um tipo raro de Leucemia (Leucemia Mielomonocítica Juvenil – LMMJ) e precisa de Transplante de Medula Óssea, que é a única forma de tratamento que possibilita a cura para esta doença.

Como você pode ajudar? Se cadastrando como doador de medula óssea no hemocentro da sua cidade. O banco de doadores (REDOME) é nacional, então qualquer pessoa de qualquer cidade e estado pode ser a peça que falta para a cura do Felipe. Para se cadastrar é fácil, procure o hemocentro mais próximo, com documentos pessoais, de residência e Cartão SUS. Irão colher 10ml de sangue para a tipagem de HLA (exame de histocompatibilidade que identifica as características genéticas de cada indivído) para que junto aos seus dados sejam lançados no REDOME.

Depois é só manter os dados sempre atualizados para que se houver algum paciente compatível, o contato acontecer e ser possível você salvar uma vida. A chance de compatibilidade é de 1 para 100 mil. Você pode ser a chance para alguém, pense nisso...

Mensagem amiga...

“O equilíbrio é a porta de acesso para todas as transformações da sua vida! Eu tinha 118,74 quilos. Eu cheguei em uma manhã e tive dificuldade de colocar o meu tênis. E falei: meu corpo não merece essa falta de respeito! E eu eliminei em um ano 22 quilos. E foi um dos maiores desafios da minha vida, porque eu sou apaixonado pela culinária. É o meu hobby, cozinhar. Só que o universo me ensinou que eu não precisei eliminar 22 quilos sobrevivendo. Eu eliminei 22 quilos da minha vida vivendo uma vida normal. A vida é equilíbrio! Eu não precisei fazer aquelas dietas doidas, também não precisei tomar remédio, eu só fiz uma afirmação no espelho. Eu falei assim: Eu fui homem pra estar aqui desse jeito e eu tenho que ser homem agora pra vencer isso! Tamo junto!”. (Edivan Todescatto)

Reinauguração + aniversário

O clube de golf de Toledo (Pine Hill) está reinaugurando hoje a sua área de treinos (Putting Green / Chipping Green), que foi revitalizada por iniciativa do capitão do clube Jair Benke. O gramado ficou um tapete, bonito de ver. A reinauguração acontece com um mini-torneio de putter, que ainda marcará o aniversário do presidente do clube, Denis Sperafico, que comemora hoje 53 anos...

Escondidinhos da semana

É verdade. Estamos na semana santa, conhecida tradicionalmente pela abstenção da carne vermelha. E que tal saborear aquele escondidinho maravilhoso da Água Doce Cachaçaria e ainda manter a tradição? A dica da semana vai para as opções de escondidinho de bacalhau e de camarão. E no delivery o sabor é o mesmo, peça para comer em casa e comprove: 3379-1034.

C&A apresenta coleção-cápsula de moda sem gênero

A “moda Fiuk” (by Big Brother Brasil) já surtiu efeito... A C&A, empresa que preza pela diversidade e está sempre atenta e conectada aos desejos e necessidades do público, por exemplo, acaba de lançar a coleção-cápsula de moda sem gênero, que reforça o seu compromisso com a diversidade. Composta por quatro peças exclusivas, entre vestidos e saias, a cápsula apresenta produtos versáteis e atemporais sem distinção de gênero, partindo do posicionamento "Muito Eu" da companhia para o "Muito eu. Muito o que eu quiser. O importante é se sentir bem".

A escolha por cortes retos e modelagens mais amplas confirmam a proposta atemporal da coleção, que conta também com referências do universo do rock. Acompanhando o mood do lançamento, a marca ainda investe numa cartela de cores minimalista, composta por cinza e preto, cores clássicas capazes de trazer ainda mais versatilidade e praticidade na composição dos looks.

Essa não é a primeira vez que a C&A lança produtos de moda sem gênero, no entanto. Pioneira no mercado nacional, colocou o assunto no centro da pauta com a sua campanha "Tudo Lindo & Misturado", em 2016, que promovia o discurso da moda como canal de expressão de individualidade, sem rótulos. Além disso, já trouxe itens com a mesma proposta em sua collab com a LAB Fantasma, do rapper Emicida, e em coleção-cápsula do Mindse7 C&A, lab de inovação de moda da companhia, no início deste ano.

Desde a última sexta-feira (26), a coleção-cápsula de moda sem gênero da C&A está disponível para venda no aplicativo e site da marca (www.cea.com.br), fortalecendo também a estratégia "C&A Muito On. Muito Eu" de omnicanalidade da companhia, com diferentes canais de venda e contato para os clientes, 24 horas por dia.

Inovação, tecnologia e ciência são campos em expansão para o protagonismo feminino  

Cássia Pinheiro, pesquisadora da LagBio, empresa 100% feminina residente no Biopark

Os índices de empreendedorismo feminino em áreas que envolvem inovação e tecnologia ainda são baixos no Brasil. O estudo Female Founders Report 2021, produzido pelo Distrito Dataminer, em parceria com a B2Mamy e Endeavor, aponta que apenas 4,7% das startups brasileiras foram fundadas exclusivamente por mulheres e 5,1% por mulheres e homens. Causar uma mudança nesse cenário é uma das causas apoiadas por Anaide Holzbach - pioneira quando se fala em empreendedorismo tecnológico na Região Oeste do Paraná. Ela é sócia fundadora da Maxicon, empresa que está há 21 anos no mercado e se destaca nacionalmente em soluções de gestão para o agronegócio.  

 Formada em economia, Anaide sempre teve muito interesse por tecnologia, área que ainda hoje apresenta percentuais de participação bem distintos entre homens e mulheres. Na Maxicon, por exemplo, 30% do quadro de colaboradores é feminino, mas o desejo é que esse número fosse bem maior.  “Gostaríamos de ter mais mulheres na empresa e estamos em busca disso, mas não é tão fácil, embora não exista razão lógica para não ter mais mulheres na área, historicamente o número é baixo. Um caminho, é mostrar as oportunidades existentes para as mulheres; além disso, como parte de programas de ações afirmativas, a sociedade também precisa encorajar as mulheres a se mostrarem mais, a entrar nesse universo ainda tão masculino, de forma que elas possam, por exemplo, se expressar sem serem interrompidas, que não sejam rotuladas tão somente por serem mulheres”, enfatiza. 

Mas há articulações e movimentos importantes acontecendo para uma transformação dessa realidade. No início de março, Anaide passou a integrar o recém criado Conselho Consultivo de Mulheres em Tecnologia do Paraná, que terá como principal missão atrair mais mulheres para as atividades de TI. “O meu objetivo é mostrar que o Oeste do Paraná também oferece possibilidades gigantescas para as mulheres.  Assim como precisamos de modelos de mulheres na política, precisamos também de exemplos na tecnologia; as garotas precisam se espelhar em alguém. Além do mais, a tecnologia permite algo muito importante, que é a mobilidade social, dando oportunidade para que pessoas migrem de uma camada social para outra, e isso se dá, principalmente, pelos salários que a área pode oferecer”, ressalta. 

DESAFIOS Segundo Cássia Pinheiro, engenheira agrônoma com mestrado, doutorado e dois pós-doutorados e que, com outras quatro mulheres, está a frente da agritech LagBio, no ramo da agricultura os desafios variam muito de acordo com a área de atuação. “No campo, a mulher vai ter um desafio um pouco maior de se fazer ser ouvida, se você falar com um pouquinho de insegurança já vai ser taxada de profissional ruim. No setor de pesquisa, que é onde atuo hoje, isso é um pouco mais igualitário”, relata. 

A gestação também é um fator que leva a mulher a tomar decisões que impactam em sua carreira. Cassia conta que decidiu trocar de emprego durante a gravidez para garantir mais estrutura e segurança para ela e para o bebê que estava chegando. “Embora estivesse em uma ótima empresa, a qual eu tenho grande satisfação em ter trabalhado, me mudei de uma cidade pequena da Bahia para uma cidade maior no Paraná. Mesmo com uma redução salarial, foi uma escolha para que tivesse mais estrutura e tempo com a minha filha”, lembra. Para ela, o sucesso profissional da mulher requer conscientização sobre o acúmulo de funções do universo feminino. “É preciso que a mulher conte com uma rede de apoio e que seja respeitada em todas as etapas de sua vida, como quando se torna mãe, momento em que é necessário que o empregador e até os colegas compreendam que a maternidade exige novos desafios e equilíbrio para conciliá-los”, completa. 

OPORTUNIDADES “Existe um estudo que mostra que as mulheres têm uma tendência maior de não participarem de um processo seletivo quando não tem todos os requisitos da vaga. Ou seja, muitas mulheres acreditam que não são boas o suficiente. Quantas coisas as mulheres poderiam fazer e não fazem por pensarem que não são capazes?”. Quem alerta é Sara Siqueira, psicóloga e uma das fundadoras da Folks RH, empresa de consultoria em gestão de pessoas, que atua com recrutamento e seleção. 

Sara também reforça como a tecnologia é um gargalo da participação feminina. “Na maioria das vagas vemos certa igualdade entre os candidatos, porém, na área de tecnologia ainda são mais homens”, relata. Mas, há exemplos que estão mudando esse cenário. “No início do ano fizemos o processo seletivo de Trainee de Desenvolvedores do Biopark e ficamos muito felizes em terem sido aprovados dois homens e duas mulheres. As mulheres participantes da seletiva estavam tão capacitadas quanto os participantes do sexo masculino, e por isso alcançamos esse resultado equilibrado”, acrescenta. 

Para Sara, que também enfrenta os desafios de ser mulher e empreendedora, a forma como mulheres enfrentam determinadas situações são importantes para seu posicionamento na carreira. “Como psicóloga, vejo que uma das principais mudanças é não deixarmos que certas atitudes que rebaixam a mulher sejam consideradas normais, tanto em um relacionamento abusivo ou no mercado de trabalho. Além disso, a união é fundamental, precisamos cuidar uma das outras”, completa Sara. 

MULHERES NO BIOPARK As empresas Maxicon, LagBio e Folks RH são exemplos de negócios que têm mulheres à sua frente, mas elas possuem mais um fator em comum: as três empresas fazem parte do ecossistema do Biopark – que também tem uma mulher como fundadora, a empreendedora Carmen Donaduzzi. Farmacêutica com mestrado e doutorado em biotecnologia, também foi uma das fundadoras da indústria Prati-Donaduzzi onde sempre esteve à frente de áreas relacionados à pesquisa, qualidade e produção de medicamentos. “Temos muitos exemplos de mulheres que ousaram e conquistaram espaço em áreas como inovação, pesquisa e tecnologia. Nós mulheres temos que assumir várias responsabilidades, por isso, somos determinadas e resilientes, e esses são fatores importantes para chegarmos onde queremos”, diz. Sobre o desafio das mulheres em empreender, serem esposas e mães, Carmen compartilha sua motivação. “Tudo isso é possível quando se faz o que gosta. Eu sou aficionada pelo o meu trabalho, é o que me faz levantar da cama todos os dias e continuar firme”, finaliza. 

Frase do dia

“Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver”. (autor desconhecido)

Happy birthday

Feliz aniversário hoje (31/3) para Tábata Brancalhão, Júnior José Jacobs, Denis Sperafico, Francielle Aoli, Kamila Holanda, Jéssica Camila, Jéssica Jope, Sérgio Luiz Festugatto, Amadeu Luiz Sales, Mayara Grespan, Marcelo Francisco Fabris e Paula Oliveira e Paola Gomes.

Eventos cíclicos e históricos

31 de março é o 90º dia no calendário gregoriano, faltam 275 dias para acabar o ano. Comemora-se hoje o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, Dia da Integração Nacional, Dia do Aniversário da Revolução de 1964, Dia de São Amós, Dia de Santa Balbina e o Dia de São Guido de Arezzo.

307: Depois de se divorciar de sua esposa Minervina, Constantino se casa com Fausta, a filha do ex-imperador romano Maximiano.
627: Início da Batalha da Trincheira, o cerco a Medina por parte dos inimigos de Maomé.
1821: A Inquisição é extinta em Portugal.
1829: Francesco Severio Castiglione é eleito Papa e assume com o nome de Pio VIII.
1849: Início do Moderno Espiritualismo.
1866: A Armanda Espanhola bombardeia o Porto de Valparaíso, Chile.
1889: A Torre Eiffel é inaugurada por seu criador, Gustave Eiffel.
1917: Os Estados Unidos tomam posse das Índias Ocidentais Dinamarquesas depois de pagarem US$ 25 milhões a Dinamarca e renomear o território como Ilhas Virgens Americanas, por considera-lo estratégico para a proteção do Canal do Panamá.
1918: O horário de verão entra em vigor pela primeira vez nos Estados Unidos.
1964: Deflagrada a Operação Brother Sam pelos Estados Unidos, sob a ordem de apoiar o Golpe de Estado no Brasil.
1965: O Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil com 2.993,78 metros de altitude, é escalado pela primeira vez.
1966: A União Soviética lança a Luna 10, que mais tarde se tornaria a primeira sonda espacial a entrar em órbita ao redor da Lua.
1991: Dissolução do Pacto de Varsóvia.
1998: Netscape libera o código-fonte do Mozilla sob uma licença de código aberto.
* Fonte: Wikipédia – A Enciclopédia Livre.

Frases poéticas...

Clarice Lispector, nascida Chaya Pinkhasovna Lispector, foi uma escritora e jornalista brasileira nascida na Ucrânia. Autora de romances, contos, e ensaios, é considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX e a maior escritora judia desde Franz Kafka.

“Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação”. (Charles Chaplin)

“Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca”. (Clarice Lispector)

Selecione o dia do mês