Dica médica...

Mais uma dica super legal da médica dermatologista Luciana Menezes, que possui consultório junto ao IMED Toledo:

“O escurecimento da parte interna das coxas e virilha é uma queixa comum entre pacientes! Quem aí também já ficou incomodada em colocar biquíni por causa dessas manchas? Aí me perguntam: - Dra. Lu, por que isso acontece? Esse escurecimento é na maioria das vezes uma Hipercromia pós-inflamatória que ocorre com o passar dos anos e relacionada a vários fatores, como: atrito: frequente em pessoas com coxas grossas, o atrito quando caminham gera uma inflamação; sobrepeso; condições como pré-diabetes ou diabetes, nesse cenário alguns hormônios que estimulam a pigmentação da pele podem estar aumentados e influenciar no surgimento de manchas; depilação: qualquer método de depilação (lâmina, cera, creme depilatório, entre outros) pode causar escurecimento da pele; roupas apertadas: é outro fator que gera atrito, principalmente o uso de calça jeans apertada!

E o que fazer para clarear as manchas? Usar shorts de segunda pele para diminuir o atrito entre as coxas; usar hidratante; se proteger do sol, ele piora as manchas; evitar jeans e tecidos ‘duros’; dormir com roupas mais leves, soltas e de tecidos naturais; e, evite clareadores sem a prescrição médica, por se tratar de uma região mais sensível a determinados produtos”.

Dica médica (2)

A médica (cirurgiã vascular) Marianne Andretta Ramos, da clínica Vein Vitae, postou hoje cedo em comemoração do Dia Mundial da Água:

“Beber água deve fazer parte da nossa rotina. Estar hidratado melhora a circulação sanguínea e evita a retenção de sódio, o que consequentemente elimina os inchaços. Beba água. Uma dica: o recomendado são 35ml por kg corporal. Por exemplo: se uma pessoa pesa 70kg ela deve ingerir - em média - 2,5l por dia. E você? Está seguindo essa recomendação?”.

Dica médica (3)

Já essa dica é do médico Ovidio Cristiano Rohde, de Cascavel, entusiasta do tratamento precoce contra a Covid19 no vizinho município:

TRATAMENTO PREVENTIVO: 2 MANEIRAS DE FAZER.

PRIMEIRA:
• Hidroxicloroquina 400 mg tomar 01 comprimido/semana.
• Vitamina D 50.000 un. 01 comprimido/semana.
SEGUNDA:
• Ivermectina
- 1 comp. até 30 kg
- 2 comp. até 60 kg
- 3 comp. até 90 kg
- 4 comp. até 120 kg
Tomar 1 dose/2 dias e repetir após 3 meses.
• Vitamina D 50.000 un. 1 comprimido/semana.
Atenção para a alimentação: Reduzir consumo de farinhas (glúten: pizza, massa, tortas, bolo, pães...). O glúten desativa o sistema imunológico (enfraquece os anticorpos), prejudicando o organismo (os obesos sofrem muito mais). Reduzir: carboidratos de alto teor glicêmico: açúcar, batata inglesa, aipim.

TRATAMENTO APÓS SINTOMAS
(dores, coriza, tosse, mal estar, dor cabeça) até 7-8 dias.
• Hidroxicloroquina 400 mg tomar 1 comprimido de 12 em 12h horas (primeiro dia) e após mais 4 dias 1 comprimido/dia.
• Ivermectina
- 1 comp. até 30 kg
- 2 comp. 30 até 60 kg
- 3 comp. 60 até 90 kg
- 4 comp. 90 até 120 kg
Tomar 1 dose/2 dias e repetir após 3 meses.
• Vitamina D 50.000 un. 1 comprimido/semana.
• Azitromicina: somente se realmente após 72hs não melhorar (reavaliar)
• Zinco
• Complexo Vitamínico: pode ser o OgestanGold 2 comprimidos/dia / 15 dias (após o almoço e jantar)
• Antitérmico: usar Paracetamol (ver a dose com o médico) de 8 em 8hs por 2 dias + Vitamina C
• Caminhar 20 minutos 3 vezes semana em lugares abertos.
• Tomar água pura e alcalina.

...Dia Mundial da Água

Os cuidados com a água são o foco de algumas das fiscalizações do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). De acordo com um levantamento recente, em 2020 foram realizadas 3.432 fiscalizações de atividades técnicas das Engenharias, Agronomia e Geociências relacionadas a esse recurso no Estado. Nos primeiros meses de 2021, já foram registradas 454 fiscalizações desta natureza. As cinco atividades mais registradas em 2020 foram: instalações de sistemas de esgoto sanitário (1.076), sistemas de água potável (1.047), sistemas de redes de águas pluviais (319), ligação individual de rede de água (221) e perfuração de poços tubulares (97). O ranking das três atividades mais registradas se mantém em 2021, com 105, 93 e 43 fiscalizações, respectivamente.

De acordo com o Atlas de Atualização da Base de Dados de Estações de Tratamento de Esgotos, o Paraná figura com o segundo melhor índice do país no atendimento à população urbana com serviço de esgotamento sanitário, atrás apenas do Distrito Federal. A porcentagem de cobertura é de 80,7%, quase o dobro da média nacional, que totalizou 46,5%. Para o Engenheiro Civil e Especialista em Hidráulica e Saneamento, Antônio Carlos Nery, que trabalhou na Sanepar durante 42 anos e integra a diretoria da Abes-PR (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental) há 12 anos, o Paraná é um Estado privilegiado dentro do Brasil. “Já atingimos a universalização em abastecimento de água, e em relação ao esgoto sanitário a cobertura é de 80%, mas nas grandes cidades do Estado supera 90%. Com um detalhe importantíssimo: todo esse sistema de esgoto recebe tratamento, o que hoje é uma raridade em termos de Brasil”, avalia.

Luto

A OAB/Toledo comunicou hoje pela manhã o falecimento do advogado Jomah Hussein Ali Mohd Rabah, conselheiro da atual gestão e presidente da Comissão de Prerrogativas da Subseção. Ele morreu de complicações pelo COVID19. À esposa Solange da Silva, filhos e demais familiares, nossos sentimentos...

Ademar prefeito

Com o prefeito Beto Lunitti licenciado por motivos de saúde, o vice Ademar Dorfschmidt assume hoje pela primeira vez a chefia do Executivo. A coletiva e posse acontece nesta tarde, a partir das 16h, no Auditório Acary Oliveira. Beto estava se recuperando da Covid19 em casa (ele vinha de quarentena desde o último dia 9), mas ontem, por decisão da família, foi internado no HGU para que tenha melhores condições de realizar o tratamento e repousar, já que, ainda que cumprindo a quarentena, vinha se submetendo a uma exaustiva rotina de contatos, reuniões e despachos online.

TEC vence e respira no Paranaense 2021

Depois de duas derrotas consecutivas, contra o Rio Branco (no último minuto do jogo) e o Paraná Clube, o Toledo Esporte Clube (TEC) conseguiu uma importante vitória pela terceira rodada do Campeonato Paranaense de Futebol 2021 – Série Ouro, ontem, 21, no Estádio Olímpico Regional, contra o Cascavel CR. O gol que garantiu a primeira vitória do TEC saiu aos 52min do segundo tempo. A assessoria do clube definiu que o time venceu “com trabalho e superação... um alívio no apagar das luzes!”.

O Toledo deve voltar a campo neste próximo sábado, 27, às 17h15, aqui no 14 de Dezembro, contra o Operário, de Ponta Grossa.
* Fotos Carlos Chiossi (Movimento e Foco)

Happy birthday

Feliz aniversário hoje (22/3) para Stéfan Soares, Thiago Inácio Rossetto, Itamar Pellizzaro, Caroline Dalmaso Busatta, Maria Fernanda Munaretto, Edvar Lourenço, Jaqueline Krichak, André Luiz Marangon, Gilso Chorão, Lurdinha Ruchel, Maria Christina Bezerra Raupp Calabresi e Orli Drum.

Eventos cíclicos e históricos

22 de março é o 81º dia no calendário gregoriano, faltam 284 dias para acabar o ano. Comemora-se hoje o Dia Mundial da Água e o Dia Consagrado a Hércules (herói da mitologia grega).

238: Gordiano I e seu filho Gordiano II são proclamados imperadores romanos.
1508: Fernando II de Aragão nomeia Américo Vespúcio como navegador-chefe do Império Espanhol.
1765: O Parlamento Britânico aprova a Lei do Selo, que introduz um imposto a ser cobrado diretamente em suas colônias americanas.
1895: Primeira exibição em uma tela particular de filmes por Auguste e Louis Lumière.
1916: O último imperador da China, Yuan Shikai, abdica do trono e a República da China é restaurada.
1935: O primeiro programa regular de televisão no mundo é transmitido através da antena no alto da Torre de Rádio de Berlim, Alemanha.
1939: Segunda Guerra Mundial: a Alemanha toma Memel da Lituânia.
1941: A Represa Grand Coulee em Washington começa a gerar eletricidade.
1941: Segunda Guerra Mundial: o navio brasileiro Taubaté é metralhado por navios de guerra alemães no Mar Mediterrâneo.
1945: A Liga Árabe é fundada no Cairo, Egito, com a adoção da Carta da Liga dos Estados Árabes.
1960: Arthur Schawlow e Charles Hard Townes recebem a primeira patente para um laser.
1982: O ônibus espacial Columbia, da NASA, é lançado do Centro Especial John F. Kennedy em sua terceira missão, STS-3.
1993: Intel Corporation fabrica os primeiros processadores Pentium (80586), com velocidade de clock de 60 MHz, mais de 100 MIPS e um barramento externo de dados de 64 bits.
1995: O cosmonauta Valeri Polyakov retorna à Terra após estabelecer o recorde de 438 dias no espaço.
1997: O cometa Hale-Bopp tem sua maior aproximação da Terra.
2004: Ahmed Yassin, cofundador e líder do grupo palestino Hamas e guarda-costas são mortos na Faixa de Gaza atingidos por mísseis Hellfire, lançados por um helicóptero AH-64 Apache da Força Aérea Israelense.
2006: O ETA, grupo armado dos separatistas bascos, declara um cessar-fogo permanente, que seria rompido em 30 de dezembro.
* Fonte: Wikipédia – A Enciclopédia Livre.

Frases poéticas...

Luis Fernando Verissimo é um escritor, humorista, cartunista, tradutor, roteirista de televisão, autor de teatro e romancista brasileiro. Já foi publicitário e revisor de jornal. É ainda músico, tendo tocado saxofone em alguns conjuntos.

“O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença”. (Luis Fernando Veríssimo)

“A beleza é a única coisa preciosa na vida. É difícil encontrá-la, mas quem consegue descobre tudo”. (Charles Chaplin)

Selecione o dia do mês