Vacinum recebe doses da vacina H1N1; saiba a importância e como se vacinar

A Clínica de Vacinas Vacinum, aqui de Toledo, acabou de receber as primeiras doses da vacina da gripe (H1N1). A comercialização inicia amanhã, 26. Devido a situação de pandemia, elas serão aplicadas através de Drive-Thru, para uma maior agilidade e evitar ao máximo o contato nestes dias de tão alto contágio do coronavírus.

E por que a vacina para gripe é tão importante? O objetivo dessa vacinação é reduzir a circulação do vírus gripal e, consequentemente, se reduz o número de exames e hospitalizações que podem ser considerados casos suspeitos de COVID-19. Isso significa que você não precisará se arriscar para ir até um hospital, por conta de uma gripe comum.

Mas atenção antes de comprar a vacina: Elas podem ser aplicadas somente em pessoas acima de seis meses de idade e é importante saber que devido a vacinação do COVID-19 ser realizada na rede pública, é necessário respeitar o intervalo de 14 dias entre esta e outras vacinas. Ou seja, caso você já tenha sido vacinado contra o COVID-19 nesse período, deverá aguardar 14 dias antes de tomar a vacina da gripe, assim qualquer reação adversa advinda da vacina do COVID-19 não será relacionada a da Vacinum.

Para saber o preço ou mais informações sobre a vacina, entre em contato com a Vacinum. É só chamar no WhatsApp: (45) 99861-8833. A clínica recentemente mudou de endereço, novas e modernas instalações à Rua Maringá, 2403, esquina com a Rua Guarani, Jardim La Salle.

Charreata da Sofia (surpresa)

A empresária Francielle Rezzadori de Souza, das lojas Spaço da Beleza Cosméticos, foi surpreendida ontem (24) com uma “ação” carinhosamente preparada pelas amigas Suzane Souza e Beatriz Meurer, a Charreata da Sofia (Chá de Bebê Drive-Thru). Fran está grávida de nove meses e cumprindo repouso (recomendação médica) em casa desde semana passada. Exatamente hoje (25) ela entrou na 36ª semana de gestação...

A Charreata foi surpresa e o plano (das amigas) funcionou direitinho. E a Fran ainda deu uma ajudinha. Por conta do período de repouso em casa, saindo apenas para visitas médicas, ela pediu ao marido (Luis) que marcasse uma voltinha de carro no Lago, no centro, enfim, só mesmo para dar uma volta e descontrair. Foi a chance e o tempo que as amigas precisaram para organizar a surpresa. Quando ela, o marido e o filho retornaram para casa (da voltinha no Lago), a Charreata já estava formada. Aí foi só receber o carinho e os presentinhos das amigas para a Sofia... (fotos arquivo pessoal)

Vice que é prefeito...

Ainda sobre a posse do vice-prefeito Ademar Dorfschmidt como prefeito interino de Toledo, uma informação curiosa é que a pouco mais de quatro anos um vice-prefeito não assumia a chefia do executivo, isso porque o vice-prefeito de 2017 a 2020, Tita Furlan, não chegou a ocupar o cargo. Antes de Dorfschmidt, o último vice a ocupar o cargo de prefeito foi Adelar “Pelanka” Holzbach, em agosto de 2016, ele que também era vice do atual prefeito (licenciado) Beto Lunitti.

Novo Renault Duster

Bem interessante o novo Renault Duster 2021, já disponível nas concessionárias. O carro foi repaginado por dentro e por fora. O SUV de porte médio ganhou uma nova carroceria e interior, melhorias mecânicas e mais equipamentos de série. O novo Duster é vendido apenas com o motor 1.6 SCe de potência máxima de 120 cv e torque de 16,2 kgfm, sendo que apenas a versão de entrada possui câmbio manual. Entre os concorrentes, também chama a atenção pelo preço. A versão de entrada (Duster Zen) sai na casa de R$ 72 mil e a versão topo de linha (Duster Iconic CVT X-Tronic) por volta de R$ 88 mil.

Purple Day: data conscientiza e debate preconceitos contra a Epilepsia

O mês de março é marcado pelo Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia, que acontece no dia 26. O Purple Day (Dia Roxo) foi criado por meio de um esforço internacional e voltado para ações que reforçam a data e a importância da conscientização sobre a doença. A epilepsia é uma doença neurológica crônica que acomete pessoas de todas as idades ao redor do mundo. É caracterizada por crises recorrentes, sendo que a mais conhecida da população é a convulsão, mas ela não é a única. A médica convidada pela Prati-Donaduzzi para abordar o tema, a neurologista e membro da Comissão de Jovens Pesquisadores da Liga Brasileira de Epilepsia (LBE), Eliane Keiko Fujisao, explica que “as crises podem se apresentar como movimentos e espasmos de somente um membro; um mal-estar, ou também alterações visuais e de sensibilidade”.

Suas causas são múltiplas, e dentro desse conjunto de doenças existem as que são oriundas de uma predisposição genética; as que são consequências de problemas ocorridos durante a gestação ou o parto; as que são secundárias a doenças infecciosas, inflamatórias ou metabólicas e as que são chamadas de estruturais, que foram causadas por traumatismo craniano ou por um acidente vascular cerebral (AVC). Em pouco mais de 60% dos casos, há controle das crises com medicamento, no entanto, as comorbidades cognitivas, como dificuldade de memória e atenção, e as comportamentais, como depressão e ansiedade ainda estão presentes e podem afetar a qualidade de vida. Apesar dos impactos no dia a dia do paciente, os especialistas garantem que é possível controlar a doença e reduzir as crises. “Hoje, há muitos tratamentos alternativos como a dieta cetogênica e o uso do Canabidiol”, afirma a neurologista.

DESAFIOS DA FALTA DE INFORMAÇÃO De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 3 milhões de brasileiros sofrem com a enfermidade. No mundo, são aproximadamente 50 milhões de pessoas. Além da busca por melhor qualidade de vida, uma das principais lutas de quem vive com a doença é contra o preconceito. “Além de todas as dificuldades que o paciente passa com a doença, ele ainda precisa lidar com a desinformação de amigos, familiares e comunidade, que podem piorar esse quadro com preconceito e estigma. Por isso que ações como o Purple Day são tão importantes.”, reforça a Dra. Fujisao.

EM PROL DA CONSCIENTIZAÇÃO Um exemplo de ação que busca justamente contribuir nesta luta através de informação é o Purple Day Brasil. Marcado para o dia 27 de março, às 9h30, acontece de forma on-line - por conta da pandemia da Covid-19 - e objetiva tratar o tema da epilepsia sem preconceito. A ação reúne grandes personalidades, médicos especialistas, profissionais da saúde e pacientes para dialogarem sobre a vida com epilepsia e a inscrição gratuita pode ser feita pelo site: http://bit.ly/purpledaybrasil. “Tenho certeza de que será um evento transformador na vida de muitas pessoas que têm epilepsia e não reconhecem a necessidade e a importância de saber sobre outras que passam pela mesma condição que elas, entendendo seus medos, inseguranças, sonhos e criando referências para se autoconhecer e buscar qualidade de vida”, assegura o embaixador do movimento Purple Day, Eduardo Caminada Junior.

A Prati-Donaduzzi apoia pelo segundo ano consecutivo a ação, que converge com o objetivo da empresa em levar saúde por meio de informações para as pessoas, principalmente sobre as patologias do Sistema Nervoso Central (SNC).  Além disso, a farmacêutica disponibiliza à comunidade e aos profissionais médicos um website (https://www.evolucaoparavida.com.br/) com conteúdos exclusivos.

Mercado de bicicletas tem crescimento de 18% na pandemia

Em março do ano passado, as primeiras medidas de isolamento social foram implementadas no Brasil para impedir o avanço do coronavírus. Por promover aglomerações, muitas pessoas passaram a evitar o transporte público para se locomover nas cidades. Com isso, uma “velha” conhecida de duas rodas voltou a ganhar o protagonismo nas ruas: a bicicleta. Ao mesmo tempo, aqueles que estavam acostumados a praticar esportes indoor encontraram nas bikes a possibilidade de manter a rotina de exercícios, mas com um grande e importante diferencial: o ar livre. Com essa tendência fortalecida, segundo dados do governo federal, só no ano de 2020 foi registrada a abertura de 4.800 empresas que desempenham atividades econômicas relacionadas ao setor de bicicletas no Brasil, o que representa um crescimento de 26% em relação a 2019. No Paraná, segundo dados do Cadastro Sebrae de Empresas, são 2.333 negócios ativos no segmento. Em 2020, no estado, foram abertas 302 empresas no ramo e, em 2019, foram 256 novas. A maioria dos negócios são de micro e pequenas empresas.

“É um ramo que está em constante crescimento, representando uma boa oportunidade de negócios para o micro e pequeno empreendedor. Afinal, além da comercialização da bike propriamente dita, os clientes também têm necessidade de equipamentos de segurança (como capacetes, sinalizadores luminosos, óculos) e que tornam o uso das bikes mais confortável”, pontua a consultora do Sebrae/PR, Angélica Weirich. Renato Muller é empreendedor no ramo, com loja especializada no comércio e serviços para ciclistas, em Curitiba. Ele conta que inaugurou o empreendimento há dois anos, mas que, especialmente na pandemia, contabilizou um aumento significativo na procura por bicicletas.

“Tivemos uma procura alta até agosto do ano passado, mas depois começou a faltar bicicletas no mercado. Com isso, começamos vender até mesmo as bicicletas mais caras que eram as únicas disponíveis”, relata Muller. Com a situação da pandemia em crescente de casos, inúmeras indústrias do setor precisaram paralisar a produção de bicicletas completas. Percebendo que a demanda continua alta e sem produtos que atendam a procura, Renato decidiu investir em uma nova forma de comercialização. A ideia é comprar separadamente os poucos componentes disponíveis em fábricas diferentes, montar as bicicletas em Curitiba e, com isso, possivelmente até mesmo lançar uma marca própria.

Em Laranjeiras do Sul, no centro-oeste do Paraná, o empreendedor Gilmar Golemba Santana (foto) também está animado. A empresa foi inaugurada em meio a pandemia e, por esse motivo, algumas dificuldades foram sentidas ainda no começo da empresa. Porém, segundo ele, a grande procura e aceitação dos clientes está tornando o projeto bem-sucedido. “No começo, o nosso maior desafio foi a falta de mercadoria. Como muitos produtos são importados, algumas distribuidoras ficaram sem margem de produtos e tivemos que adaptar o nosso estoque. Aos poucos, conquistamos o nosso espaço e agora conseguimos manter um número razoável de produtos, atraindo mais os clientes”, relata Gilmar. Ainda de acordo com o empreendedor, que começou a vivenciar o mundo das bikes muito antes da loja, quando ainda era ciclista amador, a procura por esse tipo de esporte tem sido cada vez maior e isso tem impulsionado a empresa.

“Vemos que as pessoas têm vinculado a saúde com a prática de esportes e o ciclismo tem sido uma opção bastante procurada porque a partir de variedade de fornecedores, condições de pagamento e produtos, conseguimos vender para pessoas de diversas classes sociais”, destaca o empresário. Diante desse cenário promissor, a consultora do Sebrae/PR reforça: apesar de ser um nicho em expansão e com crescimento considerável, antes de investir no ramo, é preciso ter certos cuidados. “É importante gostar da atividade para que possa transmitir entusiasmo aos interessados em iniciar a prática do pedal; observar novidades do mercado e buscar atrair os praticantes através de diferenciais que personalizem o atendimento. O uso de redes sociais com dicas de equipamentos, uso correto dos materiais, compartilhamento de trajetos e a personificação do perfil são fatores bem interessantes para promover a empresa também”, finaliza Angélica... (fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae/PR)

Frase do dia

“Na vida não podemos pensar tanto no amanhã: ame hoje, sorria hoje, chore hoje, talvez amanhã não poderemos estar aqui”. (Clarice Lispector)

Piada do dia

O uso de máscara nos mercados reduziu em 99% os comedores de uva.

Foto meme

Happy birthday

Feliz aniversário hoje (25/3) para Patricia Hoffmann, Douglas De Césaro, Clairton Finkler, Anilto Pozzobon, Adriane Monteiro, Helena Luviza, Cristina Magro Faidiga, Cesar Santos, Juciane Wunsch, Flavio Ulsenheimer, Flavia Casagrande de Souza, Rodrigo Rolato, Leandro Moura, Jaqueline Mascarello e Tuiany Souza.

Eventos cíclicos e históricos

25 de março é o 84º dia no calendário gregoriano, faltam 281 dias para acabar o ano. Comemora-se hoje o Dia da Independência da Grécia, Dia Nacional da Comunidade Árabe, Dia Nacional do Oficial de Justiça, Dia da Constituição Brasileira, Dia Nacional do Especialista de Aeronáutica, Dia Nacional do Orgulho Gay, Dia da Anunciação da Virgem Maria e o Dia de São Dimas (o Bom Ladrão).

708: Papa Constantino sucede o Papa Sisínio como o 88º papa.
717: O imperador bizantino Teodósio III abdica do trono para tomar os votos monásticos.
919: Romano Lecapeno toma o Palácio de Bucoleão em Constantinopla e torna-se regente do imperador bizantino Constantino VII.
1306: Roberto Bruce torna-se rei da Escócia.
1409: Convocação do Concílio de Pisa.
1655: A maior lua de Saturno, Titã, é descoberta por Christiaan Huygens.
1752: A maior parte da Catedral Metropolitana de Buenos Aires desaba. Ela só seria reaberta 39 anos mais tarde.
1802: O Tratado de Amiens é assinado como um Tratado de Paz Definitivo entre a França e o Reino Unido.
1824: O imperador Dom Pedro I outorga a Primeira Constituição do Brasil.
1854: Começam a funcionar os primeiros lampiões a gás no Rio de Janeiro.
1857: O fonógrafo é patenteado.
1865: Inaugurada em São Paulo a Rua 25 de Março, considerada como o maior centro comercial da América Latina.
1918: Criação da República Popular Bielorrussa.
1941: Segunda Guerra Mundial: o Reino da Iugoslávia junta-se às Forças do Eixo com a assinatura do Pacto Tripartite.
1970: O presidente Médici amplia o mar territorial brasileiro de 12 para 200 milhas marítimas.
1979: O primeiro ônibus espacial totalmente funcional, Columbia, é entregue ao Centro Espacial John F. Kennedy para se preparado para o seu primeiro lançamento.
1992: O cosmonauta Sergei Krikalev retorna à Terra após permanecer durante 10 meses a bordo da estação espacial Mir.
2011: O console Nintendo 3DS é lançado na Europa.
* Fonte: Wikipédia – A Enciclopédia Livre.

Frases poéticas...

Samuel Langhorne Clemens, mais conhecido pelo pseudônimo Mark Twain, foi um escritor e humorista estadunidense crítico do racismo. É mais conhecido pelos romances The Adventures of Tom Sawyer e sua sequência Adventures of Huckleberry Finn, este último frequentemente chamado de "O Maior Romance Americano".

“O homem não morre quando deixa de viver, mas sim quando deixa de amar”. (Mark Twain)

“As pessoas que falam muito, mentem sempre, porque acabam esgotando seu estoque de verdades”. (Millôr Fernandes)

Selecione o dia do mês