Sabadão no Empório foi da Turma, sucesso!

O Empório Santa Maria promoveu mais um evento incrível! Foi nesse último sábado, 23, com show da Turma do Pagode, casa cheia, uma noite repleta de energia e muita alegria, bem no clima do pagode.

Água Doce Cachaçaria mantém sua excelência

Pelo 19º ano consecutivo, a rede Água Doce Cachaçaria – Sabores do Brasil conquistou o Selo de Excelência 2024 da ABF (Associação Brasileira de Franchising). “É a coroação de todo profissionalismo e compromisso com a excelência que existe dentro da rede. Nossa gratidão a todos parceiros e franqueados. Esta é uma conquista construída com amor, trabalho e união!”, destaca a direção da franquia.

Eclipse Lunar Penumbral

Na madrugada de hoje teve Eclipse Lunar “penumbral”, fenômeno que ocorre quando a Lua percorre a penumbra da Terra, recebendo uma pequena porção dos raios solares. Ele começou após o nascimento da Lua Cheia, às 1h53, mas o melhor momento foi às 4h13 (horário de Brasília). O eclipse terminou pela manhã, por volta das 6h32, visível em grande parte da Europa e da África, norte e leste da Ásia, América do Norte, América do Sul, Ártico, Antártica e parte da Austrália.

Com previsão de safra menor, produtores enfrentam o desafio de maximizar a qualidade de grãos

Com a perspectiva de uma safra de grãos 7,6% menor do que a anterior, os produtores enfrentam o desafio de maximizar a qualidade e a quantidade dos grãos colhidos. Em meio a essa preocupação, o monitoramento cuidadoso da colheita se faz necessário, com especial atenção à umidade dos grãos. Manter os grãos com umidade adequada e em condições ideais é fundamental para preservar sua qualidade e evitar prejuízos. A última estimativa da Conab, para a safra 2023/24, indica um volume de produção de 295,6 milhões de toneladas, 7,6% ou 24,2 milhões de toneladas abaixo do obtido em 2022/23. Desde o início desta safra, as condições climáticas foram desfavoráveis nas principais regiões produtoras (Centro-Oeste, Sudeste e Matopiba), especialmente para a cultura da soja, principal produto cultivado no período.

Diante da projeção menor, o monitoramento constante da safra emerge como o primeiro e mais importante passo nesse processo. É necessário dar uma atenção especial à umidade dos grãos, pois este fator desempenha um papel fundamental no momento do armazenamento. “Grãos excessivamente úmidos estão mais propensos à deterioração, comprometendo sua qualidade e reduzindo significativamente seu valor comercial”, afirma o engenheiro agrônomo Roney Smolareck, da Loc Solution, empresa detentora da marca Motomco de medidores de umidade de grãos. O teor médio de umidade da soja e do milho deve ser entre 12% e 14%. Se a umidade ficar acima dessa média ideal, o armazém vai pagar um valor menor pela carga. O cálculo varia de armazém para armazém, a depender do valor de correção estipulado pelo comprador.

Smolareck recomenda ao produtor fazer várias coletas de grãos antes da colheita, de vários pontos do talhão, para garantir um resultado mais preciso. “Isso porque a umidade traz impacto direto na qualidade e na conservação durante o armazenamento. Além de que a alta umidade significa também grãos avariados. “Em alguns casos, os avariados são os grãos queimados, ardidos, mofados, fermentados e germinados”, explica Smolareck, especialista em classificação de grãos. O diretor da Loc Solution/Motomco, Gedor Vieira, observa que a classificação de grãos, em especial no que diz respeito à umidade, resulta em uma maior eficiência na cadeia de produção e armazenamento de grãos, beneficiando tanto os produtores quanto os consumidores finais.

Além disso, ao adotar tecnologias avançadas e conectadas, como a integração com a nuvem e a atualização remota dos equipamentos, a Loc Solution demonstra um compromisso com a inovação contínua e a adaptação às demandas do mercado agrícola em constante evolução. Segundo Gedor Vieira, os medidores de umidade automatizados são ferramentas essenciais no gerenciamento de silos agrícolas, pois permitem um controle preciso sobre as condições de armazenamento dos grãos. Com a capacidade de monitorar constantemente a umidade e armazenar esses dados na nuvem, os operadores podem tomar decisões informadas sobre onde descarregar novas cargas de grãos, garantindo que sejam armazenadas nas condições ideais.

“Isso não só melhora a eficiência da distribuição dos grãos entre os silos, mas também ajuda a manter a qualidade do produto, evitando perdas causadas por condições inadequadas de armazenamento”, afirma Gedor, acrescentando que a tecnologia de automação em silos representa um avanço significativo na agricultura moderna, otimizando as operações e contribuindo para uma gestão mais inteligente dos recursos. Ao oferecer soluções que permitem o controle preciso da umidade dos grãos e a otimização do armazenamento, a empresa não apenas contribui para a melhoria dos processos agrícolas, mas também promove a sustentabilidade e a rentabilidade dos negócios agrícolas. “Essa abordagem alinhada com as tendências do Agro 5.0 posiciona a Loc Solution/Motomco como uma líder no setor, impulsionando o sucesso de toda a cadeia produtiva de grãos”, enfatiza o gerente.

Horóscopo da semana

Eclipse traz finalizações inesperadas nas relações. É uma semana movimentada, com direito a uma poderosa Lua Cheia que chega acompanhada de um eclipse lunar. No signo de Libra, o fenômeno mexe muito com as emoções e os relacionamentos. Para completar, Vênus, planeta diretamente relacionado ao signo de Libra — onde acontece o eclipse da Lua—, faz bons aspectos com Júpiter e com Urano. Há uma boa perspectiva de ganho de consciência a respeito de como funciona cada uma de nossas relações. Relacionamentos e parcerias precisam ser repensados: é preciso refletir sobre os vínculos e as estruturas de nossos afetos. Podemos nos surpreender com finalizações inesperadas em relacionamentos — pessoais ou profissionais — assim como com inícios surpreendentes de novas relações, parcerias e negócios.

CORAÇÃO ABERTO

Ainda que haja instabilidade, boas surpresas podem movimentar as relações de todas as naturezas. Podemos, inclusive, sair da zona de conforto e dar passos importantes. O clima favorece abrir o coração, falar dos sentimentos e surpreender quem amamos. Assuntos familiares também estão em pauta. Situações devem vir à tona e precisarão ser encaradas para que possam ser curadas e transformadas. Tudo isso porque o eclipse tende a trazer uma certa libertação de questões do passado com transformações internas importantes. Eclipses também são chamados para que possamos acordar e seguir na direção mais adequada. Neste caso, devemos caminhar rumo àquilo que nos traz mais calma, conforto, harmonia e felicidade.
* Fonte: UOL Horóscopo

Notícias da Prefeitura de Toledo

➡️ Prefeitura anuncia início das obras R$ 3,28 milhões na Carlos Friedrich. Leia mais em: https://www.toledo.pr.gov.br/noticias/educacao/prefeitura-anuncia-inicio-das-obras-r-328-milhoes-na-carlos-friedrich.

➡️ Pela 5ª semana consecutiva, novos casos de dengue em Toledo passam de 100. Leia mais em: https://www.toledo.pr.gov.br/noticias/saude/pela-5a-semana-consecutiva-novos-casos-de-dengue-em-toledo-passam-de-100.

➡️ Forças de segurança realizam ação de identificação de pessoas em situação de rua. Leia mais em: https://www.toledo.pr.gov.br/noticias/seguranca-e-mobilidade-urbana/forcas-de-seguranca-realizam-acao-de-identificacao-de.

➡️ Emdur presta contas para Comissão de Finanças e Orçamento na Câmara. Leia mais em: https://www.toledo.pr.gov.br/noticias/emdur/emdur-presta-contas-para-comissao-de-financas-e-orcamento-na-camara.

➡️ Procon/Toledo divulga pesquisa de preços de ovos de Páscoa. Leia mais em: https://www.toledo.pr.gov.br/noticias/procon/procontoledo-divulga-pesquisa-de-precos-de-ovos-de-pascoa.

➡️ Nascente é protegida no Dia Mundial da Água. Leia mais em: https://www.toledo.pr.gov.br/noticias/meio-ambiente/nascente-e-protegida-no-dia-mundial-da-agua.

➡️ Situação da dengue e novas ações são tema de encontro na Prefeitura de Toledo. Leia mais em: https://www.toledo.pr.gov.br/noticias/gabinete/situacao-da-dengue-e-novas-acoes-sao-tema-de-encontro-na-prefeitura-de-toledo.

➡️ Leilão de alienação de bens inservíveis será realizado pela Emdur em 11/4. Leia mais em: https://www.toledo.pr.gov.br/noticias/emdur/leilao-de-alienacao-de-bens-inserviveis-sera-realizado-pela-emdur-em-114.

Agenda

6/4: 13º Jantar das Nações (II Noite Argentina). Animação: Walmir e Wanderley na Essência. Local: Yara Country Club. R$ 900,00 mesa para seis pessoas.

11 a 14/4: Toledo Rodeo Bulls com Zé Neto & Cristiano, Alok, Jorge & Mateus e Gustavo Mioto. Local: Estacionamento do Centro de Eventos Sperafico Sperafico (com tenda musical exclusiva).

18/4: Queen Experience in Concert. Local: Empório Santa Maria.

27/4: Sunset Capital Inicial. Local: Pier Santa Maria.

5/5: Festa do Costelão do Seminário Maria Mãe da Igreja.

26/5: Sunset com Bruno e Marrone. Local: Pier Santa Maria.

26/5: 14ª Festa do Costelão da Capela Sagrado Coração de Jesus. Local: salão da comunidade do bairro São Francisco.

3 e 4/8: 24ª Feira Ponta de Estoque (Acit). Local: Centro de Eventos Ismael Sperafico.

Lembrando

Comemora-se hoje o Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos, Dia Internacional da Solidariedade da Pessoa Detenta ou Desaparecida, Dia da Independência da Grécia, Dia Nacional da Comunidade Árabe, Dia Nacional do Oficial de Justiça, Dia da Constituição Brasileira, Dia Nacional do Especialista de Aeronáutica, Dia Nacional do Orgulho Gay, Dia da Anunciação da Virgem Maria e o Dia de São Dimas (o Bom Ladrão).

Eventos históricos

421 — A cidade italiana de Veneza é fundada com a dedicação da primeira igreja, a de San Giacomo di Rialto.

708 — Papa Constantino torna-se o 88.º papa. Ele seria o último papa a visitar Constantinopla até 1967.

717 — O imperador romano-oriental (bizantino), Teodósio III, abdica do trono para tomar os votos monásticos.

919 — Romano Lecapeno toma o Palácio de Bucoleão em Constantinopla e torna-se regente do imperador bizantino Constantino VII.

1000 — Califa fatímida Aláqueme Biamir Alá assassina o ministro chefe eunuco Barjauã e assume o controle do governo.

1119 — Ricardo I de Inglaterra é ferido por uma flecha, quando lutava contra a França, vindo a falecer em 6 de abril.

1306 — Roberto Bruce torna-se rei da Escócia.

1409 — Convocação do Concílio de Pisa.

1519 — Hernán Cortés, invade o território que um dia seria o atual estado mexicano de Tabasco e derrota os indígenas presentes na região

1655 — A maior lua de SaturnoTitã, é descoberta por Christiaan Huygens.

1752 — A maior parte da Catedral Metropolitana de Buenos Aires desaba. Ela só seria reaberta 39 anos mais tarde.

1763 — Guerra Fantástica: Proclamada em Lisboa a paz entre os Reinos de PortugalEspanha e França.

1802 — O Tratado de Amiens é assinado como um "Tratado de Paz Definitivo" entre a França e o Reino Unido.

1807 - O Ato contra o Comércio de Escravos torna-se lei, abolindo o comércio de escravos no Império Britânico.

1807 - A Swansea and Mumbles Railway, torna-se a primeira ferrovia de transporte de passageiros do mundo.

1811 — Percy Bysshe Shelley é expulso da Universidade de Oxford pela publicação do panfleto A Necessidade do Ateísmo.

1821 — Data tradicional do início da Guerra de independência da Grécia. A guerra havia realmente começado em 23 de fevereiro de 1821 (calendário juliano).

1824 — O imperador Dom Pedro I outorga a Primeira Constituição do Brasil.

1854 — Começam a funcionar os primeiros lampiões a gás no Rio de Janeiro.

1857 — O fonógrafo é patenteado.

1882 — Inaugurado o elevador do Bom Jesus em Braga. Constituiu o primeiro funicular construído na Península Ibérica.

1908 — Fundação do Clube Atlético Mineiro.

1911 — Em Nova Iorque o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mata 146 trabalhadores (129 mulheres e 23 homens).

1917 — A Igreja Ortodoxa Georgiana restaura a sua autocefalia abolida pelo Império Russo em 1811.

1918 — Criação da República Popular Bielorrussa.

1924 — No aniversário da Independência gregaAléxandros Papanastasíu proclama a Segunda República Helênica.

1931 — Racismo nos Estados Unidos: Os Scottsboro Boys são presos no Alabama e acusados de estupro.

1933 — Os sindicatos são suprimidos na Alemanha.

1941 — O Reino da Iugoslávia junta-se às forças do Eixo com a assinatura do Pacto Tripartite.

1949 — Mais de 92 mil cúlaques são repentinamente deportados dos Países Bálticos para a Sibéria.

1957 — A Comunidade Econômica Europeia é criada com a Alemanha Ocidental, França, Itália, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo como os primeiros membros.

1958 — O caça supersônico canadense Avro Arrow faz seu primeiro voo.

1965 — Ativistas dos direitos civis dos negros estado-unidenses, liderados por Martin Luther King Jr., completam com sucesso a sua marcha de 4 dias de Selma até o capitólio, em Montgomery, Alabama.

1969 — Durante sua lua de mel, John Lennon e Yoko Ono realizam seu primeiro Bed-In for Peace no Amsterdam Hilton Hotel (até 31 de março).

1970 — O presidente Médici amplia o mar territorial brasileiro de 12 para 200 milhas marítimas.

1975 — Faisal da Arábia Saudita é baleado e morto por um sobrinho mentalmente doente.

1979 — O primeiro ônibus espacial totalmente funcional, Columbia, é entregue ao Centro Espacial John F. Kennedy para ser preparado para o seu primeiro lançamento.

1992 — O cosmonauta Sergei Krikalev retorna à Terra após uma permanência de dez meses a bordo da estação espacial Mir.

1995 — WikiWikiWeb, a primeira wiki do mundo, e parte do Portland Pattern Repository, é tornado público por Ward Cunningham.

1996 — O Comitê Veterinário da União Europeia proíbe a exportação de carne bovina britânica e seus subprodutos, em consequência da doença da vaca louca (encefalopatia espongiforme bovina).

2011 — O console Nintendo 3DS é lançado na Europa.

2015 — Arábia Saudita e seus aliados realizam ataques aéreos contra militantes houthis após seu avanço sobre Áden, no Iêmen.

2018 — Ao menos 64 pessoas morrem após incêndio em complexo comercial em KemerovoRússia.
* Fonte: Wikipedia – A Enciclopédia Livre.

Happy birthday

HOJE (25/3) – Clairton “Kaká” Finkler (foto), Patricia Hoffmann, Jaqueline Mascarello, Fabio Costa, Leandro Moura, Rodrigo Rolato, Juciane Wunsch, Cesar Santos, Cristina Magro, Helena Luviza, Adriane Monteiro, Anilto Pozzobon, Douglas Césaro e Flávio Ulsenheimer.

Frase poética...

Mário de Miranda Quintana foi um poeta, tradutor e jornalista brasileiro. Mário Quintana fez as primeiras letras em sua cidade natal, e em 1919 mudando-se para Porto Alegre onde estudou no Colégio Militar, publicando ali suas primeiras produções literárias. Trabalhou para a Editora Globo e depois na farmácia paterna.

“CONFISSÃO. Que esta minha paz e este meu amado silêncio não iludam a ninguém. Não é a paz de uma cidade bombardeada e deserta, nem tampouco a paz compulsória dos cemitérios, acho-me relativamente feliz porque nada de exterior me acontece... Mas, em mim, na minha alma, pressinto que vou ter um terremoto!”. (Mário Quintana)

Selecione o dia do mês