Primato fortalece momento de expansão na região Oeste do Paraná

Uma importante reunião marcou a expansão da Primato Cooperativa Agroindustrial na manhã dessa segunda-feira, 4, para a região Oeste do Paraná. Na ocasião, os dirigentes da Primato: presidente Anderson Leo Sabadin e o vice-presidente Cezar Luiz Dondoni se reuniram com os representantes do poder executivo das cidades de Santa Lucia e Capitão Leônidas Marques para fortalecer a parceria entre a Cooperativa e a comunidade. “A unidade está localizada na Linha São José, onde marca a divisa entre os dois municípios: Santa Lucia e Capitão Leônidas Marques. Em virtude disso queremos estar próximos da administração das cidades para conseguir cooperar de forma positiva com a nossa chegada na região”, disse o presidente, Anderson Leo Sabadin.

Na visão do prefeito da cidade de Capitão Leônidas Marques, Maxwell Scapini, a chegada da Primato irá fortalecer ainda mais o segmento do agronegócio que já é prospero na região e trará inúmeros benefícios para a comunidade. “Estamos muito felizes em poder receber uma Cooperativa tão promissora como a Primato em nossa cidade. Não há dúvidas de que a comunidade acolhe a Primato de braços abertos. Isto porque, temos ciência da relevância que a Cooperativa tem onde ela está inserida e aqui não será diferente. Já conseguimos visualizar uma cidade antes e depois da chegada da Primato”, afirmou o prefeito.

Além visita ao gabinete de Capitão, os dirigentes também visitaram a cidade de Santa Lucia, onde foram igualmente bem recebidos. Seguindo a agenda de visitas, focada na expansão dos negócios da Primato, o presidente continuou com o compromisso de fortalecer a chegada da Cooperativa, visitando também o distrito de Santa Maria do Oeste. “Serão três novas unidades de recebimento completas, localizadas nas cidades de Capitão Leônidas Marques, Salto do Lontra e uma no distrito de Santa Maria do Oeste, pertencente a Santa Tereza do Oeste. A Primato está focada em receber cereais, processar e agregar valor. Mais uma vez a Cooperativa mostra que o cooperado está no centro dos negócios”, enalteceu Sabadin.

INAUGURAÇÃO

A inauguração das unidades de Capitão Leônidas Marques e Santa Maria do Oeste está prevista para o mês de maio, já em Salto do Lontra a construção será entregue em fevereiro de 2025. Com isso, a Cooperativa já começa a realizar as contratações para compor as equipes que irão atuar nas unidades. “Estão abertos 50 novos postos de trabalhos diretos. Aqueles que querem fazer parte do time da Primato devem preencher seu currículo em nosso site: www.primato.coop.br ou pode ainda entrar em contato com a nossa equipe por meio do Whatsapp (45) 98803-7219”, explicou o gerente de gente e gestão, Carlos Hech.

"Conecta Queijo" promove conexões e valorização da produção queijeira regional em Toledo

Um encontro dedicado aos amantes de queijo e à comunidade. Esta é a definição do “Conecta Queijo”, um evento que vai ser realizado no dia 22 de março, no Biopark. O evento é uma parceria entre Biopark, Biopark Educação, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Sebrae Paraná e Senar Paraná. A intenção é unir a comunidade local, especialmente do Oeste do Paraná, ao produto que tem se destacado no estado, seja pela sua qualidade, sabor ou pelas premiações conquistadas em concursos estaduais, nacionais e internacionais. Para isso, o evento terá uma programação repleta de atividades, incluindo palestras ministradas por especialistas, informações sobre o mercado de queijos e oportunidades para o turismo rural. Além disso, haverá insights sobre tecnologias inovadoras na produção queijeira, degustação guiada com apreciação sensorial e visitas técnicas a propriedades rurais locais.

“O Conecta Queijo visa trazer a valorização e conexões em torno da produção queijeira regional. Este evento reforça o compromisso do Biopark, do Biopark Educação e de todos os parceiros envolvidos com o desenvolvimento sustentável e a promoção dos produtores e agroindústrias do Paraná”, comenta a gerente de Pesquisa do Biopark Educação, Carolina Trombini. As inscrições para o "Conecta Queijo" estão abertas e podem ser realizadas até 20 de março, por meio do link bpkedu.com.br/conectaqueijos. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (45) 99147-6872 ou pelo e-mail comercial@bpkedu.com.br.

Sebrae/PR e Fecomércio PR levam produtos de experiência para a Expo Turismo Paraná

Março é o mês dos grandes eventos de negócios em Curitiba e no Paraná. E o primeiro deles começa nesta quinta-feira, 7, com programação até sexta-feira, 8, no Viasoft Experience. É a Expo Turismo Paraná, maior reunião do trade turístico do Estado, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR). O Sebrae/PR estará presente mais uma vez, com estande e programação em conjunto com a Fecomércio PR. A coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR, Patricia Albanez antecipa as novidades.

“Teremos duas rodadas focadas em produtos de experiência turística, uma exclusiva para Curitiba, e outra estadual. Além disso, mantivemos as traveltechs no espaço de Inovação e agregamos também a exposição dos produtos de experiência formando uma nova área da Feira que será de Inovação e Experiência, promovida entre o Sebrae e a Abav-PR – aqui teremos 16 expositores, seis traveltechs e 10 produtos de experiência”, conta.  Outra novidade é que o estande terá uma área para pitches, com apresentações do Sesc, Senac e das empresas atendidas pelo Sebrae.

A Expo Turismo Paraná 2024 tem expectativa de 4,2 mil pessoas, sendo 1.427 agentes de viagem vindos em 11 caravanas. Além de público qualificado, o evento reúne expositores que representam as melhores marcas do mercado de turismo. O evento conta ainda com feira de negócios e de networking, com estruturas abertas; 18ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, realizada pela Secretaria Estadual de Turismo do Paraná; rodadas de negócios e capacitação para profissionais do trade turístico; e, chancela e participação ativa das principais entidades do turismo estadual e nacional.

Isabeli Fontana desfila para Balenciaga sob olhares de Kim Kardashian e Serena Williams

Na manhã desse último domingo, 3, Isabeli Fontana desfilou para Balenciaga sob olhares de Kim Kardashian e Serena Williams. A supermodelo brasileira cruzou a passarela da grife durante o Paris Fashion Week e recebeu os parabéns da atriz Salma Hayek. A renomada topmodel brasileira está em Paris durante a semana de moda da capital francesa para desfilar, com exclusividade, para a icônica grife Balenciaga. Com pouco mais de duas décadas de carreira marcante na moda nacional e internacional, Fontana atraiu os olhares de uma plateia célebre que incluía nomes como os da atriz Isabelle Huppert, o cantor de K-pop Juyeon e a atriz Salma Hayek, essa última que fez questão de ir ao backstage ao término do desfile e parabenizar Isabeli.

Escolhida para usar um vestido todo preto de mangas deslocadas, Isabeli marca mais uma etapa de sua história na moda mundial. “Balenciaga é um nome significativo na minha trajetória. Lembro que antigamente era um desfile impenetrável, começando às 07am, quem fosse aprovada para o casting era considerada poderosa, o hype do momento. Eu tive a felicidade de fazer algumas vezes, inclusive foi um ponto de virada na minha carreira que encaminhava para ser algo mais sexy e com a Balenciaga eu passei a ser vista mais high fashion, até com uma certa androgenia. Estar aqui em Paris a convite da Balenciaga passa um filme na minha cabeça. É sentir um pouco a sensação lá da Isabeli de 20 anos atrás, mas com a maturidade de agora e pronta para mais um novo ciclo!”, diz Isabeli Fontana.

Agenda

8/3: João Bosco e Vinicius. Local: Empório Santa Maria.

9/3: Uma Só Família – Evento de Carnaval da Prati-Donaduzzi. Programação das 17h às 20h com brinquedos infláveis, concurso de melhor fantasia e feirinha gastronômica. O evento é gratuito e aberto para toda a comunidade (Estacionamento da Prati-Donaduzzi).

16/3: Sunset Simone Mendes. Local: Pier Santa Maria.

17/3: Abertura do 8º Circuito Regional de Cicloturismo – Edição Especial. Local: Marechal Cândido Rondon.

24/3: Warung Tour 2024 Cascavel. Local: Espaço Vivace.

6/4: 13º Jantar das Nações (II Noite Argentina). Animação: Walmir e Wanderley na Essência. Local: Yara Country Club. R$ 900,00 mesa para seis pessoas.

11 a 14/4: Toledo Rodeo Bulls com Zé Neto & Cristiano, Alok, Jorge & Mateus e Gustavo Mioto. Local: Estacionamento do Centro de Eventos Sperafico Sperafico (com tenda musical exclusiva).

18/4: Queen Experience in Concert. Local: Teatro Municipal.

27/4: Sunset Capital Inicial. Local: Pier Santa Maria.

26/5: 14ª Festa do Costelão da Capela Sagrado Coração de Jesus. Local: salão da comunidade do bairro São Francisco.

Lembrando

Comemora-se hoje o Dia Internacional do Optometrista, Dia da Independência de Gana, Dia da Revolução Pernambucana e o Dia Consagrado à Marte (na mitologia romana, o deus da guerra e da agricultura, que dá nome ao próprio mês – na foto, Marte e Vênus).

Eventos históricos

12 a.C. — Imperador romano Augusto é nomeado Pontífice máximo, incorporando a posição na de imperador.

845 — Execução dos 42 mártires de Amório em Samarra.

961 — Conquista romano-oriental (bizantina) de Heraclião por Nicéforo II Focas, pondo fim ao Emirado de Creta.

1454 — Guerra dos Treze Anos: delegados da Confederação Prussiana prometem fidelidade ao rei Casimiro IV Jagelão da Polônia, que concorda em disponibilizar suas forças na luta da Confederação por sua independência dos Cavaleiros Teutônicos.

1480 — Ratificação dos termos do Tratado das Alcáçovas-Toledo pelos Reis Católicos – Portugal cede as Ilhas Canárias à Castela em troca das reivindicações em África Ocidental.

1521 — Fernão de Magalhães chega a ilha de Guam.

1629 — Guerra dos Trinta AnosFernando II do Sacro Império Romano-Germânico emite o Édito da Restituição anulando todos os direitos dos protestantes às propriedades católicas expropriadas a partir da Paz de Augsburgo.

1665 — O primeiro secretário-adjunto da Royal SocietyHenry Oldenburg, publica a primeira edição da Philosophical Transactions of the Royal Society, a segunda revista científica mais antiga do mundo.

1714 — Tratado de Rastatt: término da Guerra da Sucessão Espanhola.

1788 — Primeira Frota chega à ilha Norfolk, a fim de fundar uma colônia penal.

1817 — Início da Revolução Pernambucana – Movimento de revolta contra o domínio português.

1820 — Expansão territorial dos Estados Unidos:Compromisso do Missouri é transformado em lei pelo presidente James Monroe. O acordo permite que o Missouri faça parte da União como um estado de escravos, traz o Maine para a União como um estado livre, e torna livre da escravidão o restante da parte norte do território da compra da Louisiana.

1836 — Revolução do TexasBatalha do Álamo – após um cerco de treze dias realizado por 3 000 soldados legalistas mexicanos, os 187 rebeldes de origem estadunidense, incluindo Davy Crockett e o coronel Jim Bowie, que então defendiam a Missão do Álamo, são mortos e o forte é capturado.

1855 — Manuel da Mota Coqueiro entra para a história como o último condenado à morte que teve a pena executada no Brasil.

1857 — Prolatada a sentença do Caso Dred Scott pela Suprema Corte dos Estados Unidos, um dos fatos que levaram à Guerra de Secessão daquele país.

1869 — Dmitri Mendeleiev apresenta a primeira tabela periódica à Sociedade Russa de Química.

1882 — Refundado o Reino da Sérvia.

1899 — Bayer registra a "Aspirina" como propriedade industrial.

1904 — Expedição Nacional Antártica Escocesa: liderada por William Speirs Bruce, a região antártica, chega a Terra de Coats.

1912 — Guerra Ítalo-Turca: as forças italianas tornam-se as primeiras a usar dirigíveis na guerra, quando dois dirigíveis lançam bombas sobre as tropas turcas acampadas em Janzur, de uma altitude de 6 000 pés.

1921 — Fundado o Partido Comunista Português como a secção portuguesa da Internacional Comunista.

1933 – Grande Depressão: o presidente Franklin D. Roosevelt declara um “feriado bancário”, fechando todos os bancos dos Estados Unidos e congelando todas as transações financeiras.

1944 — Segunda Guerra Mundial: a Força Aérea Soviética bombardeia a cidade evacuada de Narva, na Estônia ocupada pelos alemães, destruindo toda a cidade histórica da era sueca.

1945 - Adotada na Conferência Interamericana sobre Problemas de Guerra e Paz, na Cidade do México, a Ata de Chapultepec – proclamava que a agressão perpetrada contra qualquer Estado americano seria considerada como dirigida contra todos os signatários.

1945 - Segunda Guerra MundialColônia é capturada pelas tropas americanas. No mesmo dia começa a Operação Frühlingserwachen, a última grande ofensiva alemã da guerra.

1946 — Ho Chi Minh assina um acordo com a França que reconhece o Vietnã como um estado autônomo na Indochina Francesa e na União Francesa.

1951 — Guerra Fria: tem início o julgamento do caso dos espiões dos EUA (mas estando a serviço da União SoviéticaJulius e Ethel Rosenberg.

1953 — Georgy Malenkov sucede a Joseph Stalin como Presidente do Conselho de Ministros da União Soviética e primeiro secretário do Partido Comunista da União Soviética.

1957 — Gana se torna o primeiro país subsaariano a ganhar a independência dos britânicos.

1964 — Constantino II torna-se o último rei da Grécia.

1967 — Guerra Fria: a filha de Joseph Stalin (falecido em 1953), Svetlana Alliluyeva, deserta para os Estados Unidos.

1975 — Acordos de ArgelIrã e Iraque anunciam uma solução para as disputas territoriais entre os dois países.

2003 — Voo Air Algérie 6289 cai no aeroporto Aguenar - Hadj Bey Akhamok em Tamanrasset, na Argélia, matando 102 das 103 pessoas a bordo.

2013 — Exército Livre da Síria captura Raqqa, a primeira grande cidade a ficar sob controle rebelde na Guerra Civil Síria.

2018 — A Forbes nomeia Jeff Bezos como a pessoa mais rica do mundo, pela primeira vez, com patrimônio líquido de US$ 112 bilhões.
 * Fonte: Wikipedia – A Enciclopédia Livre.

Happy birthday

HOJE (6/3) – Flávio Pignataro (foto), Jader Silveira, Isabela Fortes Buss, Vasco de Campos, Iussara Cristina Oliveira, Caroline Ribeiro e Isabela Clivati.

Frase poética...

Mário de Miranda Quintana foi um poeta, tradutor e jornalista brasileiro. Mário Quintana fez as primeiras letras em sua cidade natal, e em 1919 mudando-se para Porto Alegre onde estudou no Colégio Militar, publicando ali suas primeiras produções literárias. Trabalhou para a Editora Globo e depois na farmácia paterna.

“Democracia? É dar, a todos, o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, isso depende de cada um”. (Mario Quintana)

Selecione o dia do mês