INOVAMEAT Toledo vai debater a Inteligência Artificial na suinocultura

Trazer uma compreensão sobre Data Lake, Big Data, Inteligência artificial e Monitoramento em Tempo Real e seus ganhos para a suinocultura. Esse é o conteúdo que o médico-veterinário e mestre em Ciência Animal, Marcino Pereira Júnior, vai apresentar no INOVAMEAT Toledo durante a palestra “A Suinocultura nos tempos da IA”. Principal evento de proteína animal do Paraná, o INOVAMEAT acontece nos dias 1, 2 e 3 de abril de 2024, aqui em Toledo. A expectativa é reunir participantes e palestrantes de diversas localidades abordando temas ligados à cadeia produtiva de suínos, aves, peixes e leite.

Segundo Marcino, a Inteligência Artificial tem efeitos práticos na vida de todos nós, e a unificação de informação, tratamento de dados e tomada de decisão são importantes para a evolução constante de qualquer atividade dinâmica, assim como a suinocultura. “Explorar informações e trazer entendimento e decisões em tempo real em uma gestão que opera mais de 1.000 eventos diários é importantíssimo para a rentabilidade do negócio. Não apenas cadastrar, mas ter velocidade, segurança e retorno das informações é imprescindível. A IA vem para nos auxiliar nessa tarefa tão complexa”, afirma Marcino, que é gerente de Serviços Técnicos – Suínos, da De Heus Nutrição Animal. 

Ele argumenta que a implantação da IA na suinocultura tende a ser valorizada com o tempo. Nem todos estarão prontos para essa implantação, mas reconhecer os possíveis benefícios e se preparar para isso é importante nas decisões presentes e futuras nas novas construções e atualizações de layouts de granjas. “As granjas são construídas para durarem de 20 a 30 anos com um nível bom de atualização. Se não tivermos isso em mente, talvez percamos esse espaço longo de aproveitamento da estrutura para um período curto de defasagem estrutural. Investimentos são necessários por parte de todos, e boas parcerias que estejam de mãos dadas auxiliando nesse futuro entendo ser o caminho para todos: produtores, indústrias e consumidores”, afirma o médico- veterinário.

SOBRE O EVENTO

O INOVAMEAT Toledo tem realização do Sindicato Rural, Associação Comercial e Empresarial de Toledo, com o apoio da Prefeitura Municipal.  A edição de 2024 tem como tema a “Inovação na Produção de Proteína Animal”. O objetivo é abordar as principais inovações e tecnologias para a produção de proteína animal, visto que essa é uma área que dia após dia aumenta a sua relevância no cenário do agronegócio. A expectativa é reunir participantes e palestrantes de diversas localidades abordando temas ligados à cadeia produtiva de suínos, aves, peixes e leite.

Foto flagrante

Laura Gafuri e Simone Broch, da equipe Biopark, no evento de lançamento do Toledo Rodeo Bulls... (JC)

Circulando

Riccardo Rusalen, Kamile Della Costa, Maximiliano Della Costa e Arthur Padovani Della Costa – Panela e Brasa... (JC)

Outono 2024 começa semana que vem

Quarta-feira que vem, 20, precisamente às 0h06, terá início o Outono 2024 em todo o Hemisfério Sul. A nova estação irá até o dia 20 de junho. E a temperatura mais baixa do ano em Toledo deve acontecer justamente semana que vem, quinta-feira, 21, com previsão de chuva e mínima de 20 graus. Na sexta a mínima será 18, domingo 19, enfim, outono começando com cara de outono, ótimo (rsrsrsrs).

Prati-Donaduzzi comemora resultados do Conexão Farma

“Ótima oportunidade para revermos nossos parceiros e clientes e também fazermos negociações”. Assim definiu o diretor comercial da Prati-Donaduzzi, Walter Batista, o Conexão Farma, evento realizado pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), que ocorreu de 12 a 14 de março, em São Paulo. Mais de 25 mil pessoas visitaram a feira, que contou com 170 expositores e palestras sobre diversos temas relacionados à indústria e o varejo farmacêutico.

“Sem dúvida, o Conexão Farma se consolidou como um dos principais eventos do setor, atraindo não só distribuidores e indústrias, mas também o varejo farmacêutico. Marcamos presença com nosso time de grandes contas, varejo independente, hospitalar e televendas porque entendemos que é uma ótima oportunidade firmarmos boas parcerias”, afirma Walter.

TENDÊNCIA DO SETOR A feira apontou um potencial de crescimento ainda maior para o mercado farmacêutico nos próximos anos. “Estamos, uma vez mais, fortalecendo nossa participação tanto no canal público quanto no varejo farmacêutico”, destaca o diretor comercial.

Notícias da Prefeitura de Toledo

➡️ Governo municipal prestigia solenidade de troca de comando do 19º BPM. Leia mais em: https://www.toledo.pr.gov.br/noticias/gabinete/governo-municipal-prestigia-solenidade-de-troca-de-comando-do-19o-bpm.

➡️ Parque das Águas de Toledo encerra temporada de verão no próximo dia 28. Leia mais em: https://www.toledo.pr.gov.br/noticias/esportes-e-lazer/parque-das-aguas-de-toledo-encerra-temporada-de-verao-no-proximo-dia-28.

➡️ Processos administrativos têm aumento de 67% no Procon/Toledo em 2023. Leia mais em: https://www.toledo.pr.gov.br/noticias/procon/processos-administrativos-tem-aumento-de-67-no-procontoledo-em-2023.

➡️ Unidade Sentinela abrirá aos sábados e três UBS’s terão horário estendido. Leia mais em: https://www.toledo.pr.gov.br/noticias/saude/unidade-sentinela-abrira-aos-sabados-e-tres-ubss-terao-horario-estendido.

Agenda

16/3: Sunset Simone Mendes. Local: Pier Santa Maria.

17/3: Abertura do 8º Circuito Regional de Cicloturismo – Edição Especial. Local: Marechal Cândido Rondon.

21/3: Emerson Ceará – StandUp Comedy. Local: Empório Santa Maria.

24/3: Warung Tour 2024 Cascavel. Local: Espaço Vivace.

6/4: 13º Jantar das Nações (II Noite Argentina). Animação: Walmir e Wanderley na Essência. Local: Yara Country Club. R$ 900,00 mesa para seis pessoas.

11 a 14/4: Toledo Rodeo Bulls com Zé Neto & Cristiano, Alok, Jorge & Mateus e Gustavo Mioto. Local: Estacionamento do Centro de Eventos Sperafico Sperafico (com tenda musical exclusiva).

18/4: Queen Experience in Concert. Local: Teatro Municipal.

27/4: Sunset Capital Inicial. Local: Pier Santa Maria.

5/5: Festa do Costelão do Seminário Maria Mãe da Igreja.

26/5: 14ª Festa do Costelão da Capela Sagrado Coração de Jesus. Local: salão da comunidade do bairro São Francisco.

3 e 4/8: 24ª Feira Ponta de Estoque (Acit). Local: Centro de Eventos Ismael Sperafico.

Lembrando

Comemora-se hoje o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, Dia Internacional Contra a Violência Policial, Dia Nacional da Escola, Dia de São Clemente Maria Hofbauer e o Dia de São Longuinho (São Longuinho é celebrado como o soldado que perfurou um dos lados do corpo de Jesus crucificado com uma lança para certificar-se da sua morte, sendo que logo após a morte de Jesus, ter-se-ia arrependido, convertido e posteriormente morrido como mártir por isso).

Eventos históricos

474 a.C. — Cônsul romano Aulo Mânlio Vulsão celebra uma ovação por concluir a guerra contra os veios e garantir uma trégua de quarenta anos.

45 a.C. — César obtém sua última vitória sobre os exércitos de Pompeu, derrotando os filhos do grande general, Sexto e Cneu em Munda.

44 a.C. — Júlio Césarditador da República Romana desde 49 a.C, é esfaqueado até a morte por Marco Júnio BrutoCaio Cássio LonginoDécimo Júnio Bruto Albino e vários outros senadores romanos nos Idos de março.

221 — China dividida em Três ReinosLiu Bei, um senhor da guerra chinês e membro da casa imperial de Liu (Dinastia Han), declara-se imperador de Shu Han e afirma ser o imperador legítimo de toda a China, no entanto dois imperadores rivais se recusam a aceitar sua soberania e o país permanece dividido em Três Reinos.

280 — China dividida em Três ReinosImperador Sun Hao da Dinastia de Wu Oriental se rende ao Imperador Sima Yan da Dinastia Jin. Sima Yan seria o imperador que reunificaria a China sob o trono de um único monarca.

351 — Constâncio II eleva seu primo Galo a césar, e coloca-o no comando da parte oriental do Império Romano.

493 — Odoacro, o primeiro rei da Itália após a queda do Império Romano do Ocidente, é morto por Teodorico, o Grande, rei dos ostrogodos, enquanto os dois reis festejavam juntos.

856 — Miguel IIIimperador romano-oriental (bizantino), derruba a regência de sua mãe, a imperatriz Teodora com apoio da nobreza bizantina.

1147 — D. Afonso Henriques conquista Santarém aos mouros.

1493 — Cristóvão Colombo retorna à Espanha depois de sua primeira viagem às Américas.

1545 — Primeira sessão do Concílio de Trento.

1564 — O imperador indiano Aquebar (da Dinastia Mogol), abole o "jizya" (imposto per capita) para os súditos não-islâmicos.

1672 — O rei Carlos II da Inglaterra emite a Declaração Real de Indulgência, concedendo liberdade religiosa limitada a todos os cristãos.

1789 — Joaquim Silvério dos Reis entrega ao Visconde de Barbacena sua carta-denúncia contra a Inconfidência Mineira.

1811 — Guerra Peninsular: vitória das forças anglo-portuguesas contra as tropas francesas no Combate de Foz de Arouce.

1819 — O físico francês Augustin-Jean Fresnel ganha um concurso na Académie des Sciences em Paris, provando que a luz se comporta como uma onda. As integrais de Fresnel, ainda utilizadas para calcular padrões de ondas, silenciam os céticos que já apoiavam a teoria de partículas de Isaac Newton.

1848 — Uma revolução eclode na Hungria. Os governantes Habsburgos são obrigados a satisfazerem as exigências do partido reformista.

1874 — França e Vietnã assinam o Segundo Tratado de Saigon, reconhecendo também a plena soberania da França sobre a Cochinchina.

1905 — Revolucionários de Creta anunciam a reunificação da ilha com o resto da Grécia.

1916 — O presidente dos Estados Unidos Woodrow Wilson envia 12 mil soldados para o outro lado da fronteira mexicana em busca do rebelde e líder guerrilheiro Pancho Villa.

1917 — O Imperador Nicolau II da Rússia abdica em seu nome e de sua descendência ao trono da Rússia e seu irmão, o grão-duque, torna-se Tsar.

1921 — Mehmed Talat, o ex-grão-vizir do Império Otomano e arquiteto-chefe do genocídio armênio é assassinado em Berlim pelo jovem armênio Soghomon Tehlirian.

1922 — Depois do Egito ganhar a independência nominal do Reino Unido, Fuade I torna-se o rei do Egito.

1931 — O SS Viking explode no litoral da Terra Nova, matando 27 das 147 pessoas a bordo.

1939 — Segunda Guerra Mundial: tropas nazistas ocupam o que restava da Boêmia e da Morávia. A Checoslováquia deixa de existir.

1943 — Segunda Guerra Mundial: Terceira batalha de Carcóvia - os alemães retomam a cidade de Carcóvia dos exércitos soviéticos depois de um mordaz combate rua a rua.

1944 — Segunda Guerra Mundial: Batalha de Monte Cassino – A aviação dos Aliados bombardeia o monastério dominado pelos nazistas como preparativo para o posterior ataque de suas tropas.

1952 — O Acordo Militar Brasil-Estados Unidos é assinado.

1961 - Início da luta armada pela independência de Angola que ficou considerado como o início da Guerra Colonial Portuguesa: a Frente Nacional de Libertação de Angola, num ataque tribal, deu origem a um massacre de populações brancas e trabalhadores negros naturais de outras regiões de Angola.

1961 - África do Sul se retira da Comunidade das Nações.

1967 — A "República dos Estados Unidos do Brasil" passa a ser denominada "República Federativa do Brasil".

1975 — Ocorre a fusão dos estados brasileiros do Rio de Janeiro e da Guanabara.

1978 — Somália e Etiópia assinam uma trégua para acabar com a Guerra de Ogaden.

1985 — José Sarney se torna o primeiro presidente civil do Brasil após 21 anos de regime militar, assumindo o cargo depois que o presidente eleito Tancredo Neves ficou seriamente doente no dia anterior.

1990 — União Soviética anuncia que a declaração de independência da Lituânia não é válida.

1991 — Alemanha reunificada formalmente recupera plenamente a sua soberania, nos termos do Tratado Dois Mais Quatro, com as quatro forças de ocupação do pós-guerra (FrançaReino UnidoEstados Unidos e União Soviética) renunciando a todos os direitos que detinham na Alemanha, inclusive a Berlim.

2001 — Três explosões destroem a Plataforma P-36 da Petrobras na Bacia de Campos.

2011 — Início da Guerra Civil Síria.

2015 — Manifestações contra a presidente Dilma Roussef ocorrem em 160 cidades brasileiras, com 3 000 000 de participantes.

2019 - Pelo menos 49 pessoas morrem após ataques contra duas mesquitas em Christchurch, Nova Zelândia.

2019 - Início dos protestos em Hong Kong em 2019–2020.

Aproximadamente 1,4 milhão de jovens em 123 países entram em greve para protestar contra a mudança climática.

2022 — Início dos protestos no Sri Lanka em meio ao colapso econômico do país.
* Fonte: Wikipedia – A Enciclopédia Livre.

Happy birthday

HOJE (15/3) – Andressa Gimenez, Juliana Brum Gandolfi, Márcia Tomaz, Neuza Elias, William Marques, Rosane Argenta e Anderson Buss.

Frase poética...

Mário de Miranda Quintana foi um poeta, tradutor e jornalista brasileiro. Mário Quintana fez as primeiras letras em sua cidade natal, e em 1919 mudando-se para Porto Alegre onde estudou no Colégio Militar, publicando ali suas primeiras produções literárias. Trabalhou para a Editora Globo e depois na farmácia paterna.

“A indiferença é a maneira mais polida de desprezar alguém”. (Mario Quintana)

Selecione o dia do mês