Como 2025 se tornou o ano de consolidação de Ana Castela como ícone da música brasileira
Olha onde ela tá! 2025 é o ano de Ana Castela, e as provas disso não param de surgir. Nessa segunda-feira, 13/10, durante UpFront, evento da Globo direcionado ao mercado publicitário, a Boiadeira foi anunciada como a voz do tema de abertura da nova novela das 19h (2026) da Globo, “Coração Acelerado”. Além de cantar a música-tema, Ana também vai estrear como atriz em um papel especial na trama. Vale lembrar que é a segunda vez que isso ocorre na carreira dela - a primeira foi em “Terra & Paixão”, ao lado de Chitãozinho & Xororó. Para quem explodiu nacionalmente com "Pipoco" em 2022, Ana Castela construiu um império que a coloca frequentemente entre as artistas mais tocadas do mundo nas plataformas de música. São mais de 650 dias dentre os mais populares, ao lado de nomes como Taylor Swift, Beyoncé e The Weeknd.
Atualmente, a Boiadeira domina a cena com vários hits na parada nacional do Spotify, incluindo parcerias como a recente “Sua Boca Mente”, com Zé Felipe, e sucessos do seu repertório solo, como “Olha Onde Eu Tô” e “Tropa do Chapelão”, a colaboração internacional com o produtor Diplo, ambas faixas do álbum Let’s Go Rodeo. O projeto, que optou por um formato de estúdio em vez das tradicionais gravações ao vivo do sertanejo, foi um marco na carreira da cantora ao ultrapassar os 115 milhões de streams e colocar Ana no TOP 15 da Billboard Brasil Hot 100.
Com “Let’s Go Rodeo", Ana Castela conquistou sua segunda indicação consecutiva ao Latin Grammy na categoria “Melhor Álbum de Música Sertaneja”, firmando-se entre os gigantes da música latina. Agora, ela busca um feito raro ao disputar seu segundo gramofone dourado consecutivo, coroando uma trajetória meteórica que começou nos rodeios e chegou aos palcos mais prestigiados do mundo. A cerimônia acontece em 13 de novembro, em Las Vegas. O feito vem na esteira de um marco único alcançado em 2024, quando, com apenas 20 anos, Ana fez história ao vencer o Grammy Latino, desbancando nomes consagrados como Gusttavo Lima, Lauana Prado, Simone Mendes e Luan Santana com o audiovisual “Boiadeira Internacional”.
No segundo semestre, assumiu o posto de Embaixadora da 70ª Festa do Peão de Barretos, coroando sua conexão com o universo sertanejo e com as tradições do campo. Durante o evento, ela realizou um dos maiores shows de sua carreira, transmitido ao vivo pela Globo, Globoplay e Multishow, inaugurou a brinquedoteca do Hospital de Câncer de Barretos e gravou o aguardado DVD “Herança Boiadeira – Rodeio”, em um espetáculo que uniu emoção, homenagens e encontros históricos. No palco, dividiu a arena com lendas como Zezé Di Camargo & Luciano, Sérgio Reis, Roberta Miranda, Sula Miranda e Teodoro & Sampaio, interpretando clássicos e inéditas que exaltam suas raízes. E ao que tudo indica, ela deve repetir o feito: Ana Castela está cotada para ser novamente a embaixadora da próxima edição da Festa do Peão de Barretos.
Em seguida, Ana brilhou em um dos momentos mais simbólicos de sua trajetória ao cantar o Hino Nacional Brasileiro na abertura da partida da NFL entre Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs, realizada na Neo Química Arena, em São Paulo. A apresentação, assistida por milhões de pessoas em todo o mundo, integrou a segunda edição oficial da liga americana no país e projetou ainda mais o nome da cantora no cenário internacional. Recentemente, durante a Semana da Criança, Ana Castela brilhou no tradicional Bom Dia & Cia, no SBT, onde reforçou seu status como ícone infantil ao assumir o posto de apresentadora. Ela encantou o público com o lançamento de “Turma da Boiadeirinha”, seu projeto infantil em parceria com a AgroPlay Kids. A série animada, inspirada em sua trajetória, estreou com sucesso no YouTube com foco educativo e base pedagógica desenvolvida por especialistas. O conteúdo valoriza temas como família, amizade e empatia, conquistando as famílias brasileiras.
Sicredi é a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil pelo segundo ano consecutivo
O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil e mais de 9,5 milhões de associados, foi reconhecida pelo segundo ano consecutivo como a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil, conforme o ranking do Great Place To Work® (GPTW) 2025. Pela terceira vez a instituição figura neste seleto grupo, o que comprova a consistência de suas estratégias para os colaboradores e reitera que a companhia está no caminho certo. A cerimônia de premiação aconteceu na noite de quarta-feira (8), em São Paulo, e reconheceu 175 organizações nas categorias - Gigantes, Grandes e Médias. Mais de 5 mil instituições se inscreveram para esta edição do GPTW, representando 3,2 milhões de funcionários de todo o Brasil.
O diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, César Bochi afirmou em seu discurso que este reconhecimento é um resultado da cultura organizacional que evolui e se adapta aos novos desafios do mercado. Segundo ele, colocar as pessoas no centro da estratégia é o caminho para construir um futuro sólido e sustentável. “A atuação conjunta entre as centrais, as cooperativas e o Centro Administrativo Sicredi (CAS), consolida nosso Jeito Sicredi de Ser nas diferentes partes do Brasil. Nosso orgulho maior é sermos melhor que nós mesmos, mas reconhecendo sempre todas as empresas que também colocam as pessoas no centro da sua estratégia. Nosso agradecimento aos mais de 50 mil colaboradores pela confiança na pesquisa, na metodologia e na confidencialidade. Vocês fazem a cultura do Sicredi e a cultura de uma organização é seu principal diferencial competitivo”, afirmou Bochi.
Para a diretora executiva de Pessoas e Cultura do Sicredi, Daniele Schmidt, um dos diferenciais da instituição está na combinação entre propósito cooperativista e as práticas de pessoas e cultura orientadas a evoluir de forma constante a experiência da pessoa colaboradora, assim como é feito com os associados. “Trabalhamos para que cada colaborador perceba a importância do impacto do seu trabalho nas regiões onde atuamos, criando um engajamento genuíno. Nosso modelo privilegia a participação, a proximidade das lideranças com as equipes e a devolução de resultados à sociedade, o que gera sentido, orgulho e a fidelização das nossas pessoas. Acreditamos que não existe empresa perfeita, existe empresa comprometida em melhorar”, ressalta.
Futebol
Quem não acordou cedo para assistir a seleção brasileira de futebol nessa última data FIFA, contra Coréia do Sul e Japão, não perdeu nada. Eu mesmo não acordei, mas depois vi a repercussão. Uma derrota (para o Japão) tira o brilho de uma goleada (contra a Coréia). Percebi que a imprensa não deu muita bola para a derrota, só porque o técnico é o Ancelotti e porque estava fazendo testes? Há menos de um ano da Copa, chega de testes, chega de perder...
Futebol (2)
Foco agora no Brasileirão 2025, reta final, Palmeiras e Flamengo com semana decisiva, incluindo a rodada desta noite de quarta-feira.
Curiosidade
Da página Explorador Estelar/Facebook
A cada segundo, o Sol funde cerca de 600 milhões de toneladas de hidrogênio em hélio, liberando uma quantidade colossal de energia através da fusão nuclear. Esse processo ocorre em seu núcleo, a mais de 15 milhões de graus Celsius, e é o que mantém toda a vida na Terra. Os dados vêm de observações e modelos confirmados pela NASA e pelo Observatório Solar e Heliosférico (SOHO).
Curiosidade (2)
Da página Mais Geografia/Facebook
O GOLFO DO MÉXICO: ORIGEM E IMPORTÂNCIA. O Golfo do México começou a se formar entre 230 e 200 milhões de anos atrás, durante o final do Período Triássico e o início do Jurássico, como resultado da ruptura do supercontinente Pangeia. Nesse processo, as placas tectônicas da América do Norte e da América do Sul começaram a se afastar, gerando grandes falhas e uma depressão na crosta terrestre. Com o tempo, essa bacia foi sendo invadida por águas marinhas, formando um mar raso que evoluiu gradualmente até se transformar no atual Golfo do México. Durante o período Jurássico, a expansão do fundo oceânico consolidou sua forma e estrutura. Depósitos de sal e sedimentos, acumulados ao longo de milhões de anos, especialmente vindos de rios como o Mississippi, ajudaram a moldar o fundo e as margens do golfo. Esses materiais desempenharam um papel essencial na formação das suas atuais características geológicas. Além de sua importância natural, o Golfo do México é hoje uma das regiões mais ricas em petróleo e gás natural do planeta, com grandes reservas tanto em águas rasas quanto em águas profundas. Sua geologia única — marcada por espessas camadas sedimentares e formações de sal — cria condições ideais para o acúmulo de hidrocarbonetos. A história do Golfo do México é, portanto, um exemplo impressionante de como os processos geológicos e tectônicos moldam a Terra e influenciam diretamente a vida e a economia humana.
Receita
GRATINADO DE CAMARÃO COM QUEIJO
Ingredientes:
500g de camarão limpo
Suco de 1/2 limão
Sal e pimenta a gosto
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 xícara de ervilha (pode ser congelada)
1 lata de creme de leite
1 xícara de requeijão ou catupiry
1/2 xícara de leite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
200g de queijo muçarela ralado
Queijo parmesão a gosto para gratinar
Modo de preparo:
1. Tempere os camarões com sal, pimenta e limão. Reserve por 10 minutos. 2. Em uma panela, aqueça a manteiga, refogue a cebola e o alho até dourar. 3. Adicione os camarões e refogue por cerca de 3 minutos (não cozinhe demais). 4. Junte a ervilha, o creme de leite, o requeijão e o leite com a farinha dissolvida. Mexa até engrossar. 5. Em um refratário, coloque essa mistura, cubra com o queijo muçarela e parmesão. 6. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 15-20 minutos ou até gratinar. Dica: Sirva com arroz branco e batata palha.
28/10: Guns’n’Roses, Pedreira Paulo Leminski, Curitiba.
24 e 25/10: Santa helena Motorcycle. Local: Balneário de Santa Helena.
5/11: Linkin Park, Estádio Couto Pereira, Curitiba.
20/11: Churrasco on Fire Toledo com Fernando e Sorocaba com open food + 3h de show.
Contagem regressiva
15 de outubro é o 288º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 77 dias para acabar o ano.
Lembrando
Comemora-se hoje o Dia Internacional das Mulheres Rurais, Dia Mundial da Lavagem das Mãos, Dia Nacional do Professor, Dia Nacional do Neurologista, Dia Nacional do Educador Ambiental, Dia Nacional do Consumo Consciente e o Dia de Santa Teresa de Ávila.
1994 — Os Estados Unidos, na época governados pelo presidente Bill Clinton, devolvem o primeiro presidente democraticamente eleito do Haiti, Jean-Bertrand Aristide, à ilha.
Hoje é aniversário dos municípios de Currais Novos (Rio Grande do Norte), Boa Esperança e Alfenas (Minas Gerais) e Parintins (Amazonas).
Happy birthday
HOJE (15/10) – Jaqueline Leal (foto), Thaís Badin, Rosa Maria Drum, Cristiane Geller, Danilo Carraro, Ana Carina Pádua, Paula Guimarães Bugs, Cláudia Carneiro da Silva, Luiz Alberto Cypriano, Aline Andrade Bortoloto e Isaura Valentine Zanella Souto.
Frase poética...
Victor-Marie Hugo foi um romancista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e ativista pelos direitos humanos francês de grande atuação política em seu país. É autor de Les Misérables e de Notre-Dame de Paris, entre diversas outras obras clássicas de fama e renome mundial.
“É hora da tempestade. O mar espera silencioso”. (Victor Hugo)