O quadro Eu e Meu Pet (by Aquaripet), hoje, é de casa, capa do dia aqui no BLOG com uma colaboradora especial e querida da equipe Aquaripet: Gabrielli Eduarda Ronsani de Castro. Os gatos são clientes (Iron e Amy) e a tosa quem fez foi a Gabi, a primeira tosa dela em gatos. Essa história em resumo é mais ou menos assim... A Gabriela trabalha há três anos na Aquaripet e no início começou no banho e tosa, mas o que ela mais gostava mesmo era nas folgas “descer” e ajudar a equipe de vendas. Em 2024, com a saída de uma colaboradora da equipe de atendimento, a Gabi ganhou a vaga e a confiança da proprietária Clenir Wagner de Moura, tanto que assumiu o setor de vendas e também o de controle de rações (estoque e pedidos).
“Em outubro do ano passado, com o movimento da tosa e banho aumentando, eu precisava de mais uma profissional na tosa e não estava conseguindo, foi aí que a Gabi seu ofereceu para ‘subir’ novamente e ajudar a prima Andressa, nossa tosadora já há cinco anos”, lembra a proprietária Clenir. E olha só: nesses três meses, de outubro/2025 até agora, a Gabi está trabalhando exclusivamente na tosa, aprendendo (com a prima Andressa) e já arrasando. “A Gabi é o tipo de funcionária que veste a camisa da empresa, nem sempre tão fácil de encontrar. O caso mesmo da Amy e do Iron. A Andressa está de férias e a Gabi está sozinha na tosa, ainda não tinha tosado gatos e aceitou o desafio. O que a gente pede ela faz com excelência e isso é muito bom para a empresa, porque nos transmite confiança e segurança”, completou Clenir.
Calendário de Feriados 2026
Com o ano novo já em andamento, nada melhor do que olhar para frente e marcar no calendário os feriados que vão nos dar um respiro. Em 2026, o Brasil terá 10 feriados nacionais oficiais, além de pontos facultativos que podem emendar fins de semana longos. Aqui em Toledo, somam-se os feriados municipais, como o aniversário da cidade. Confira a lista completa para não perder nenhuma data:
1 de janeiro (quinta-feira): Confraternização Universal (Ano Novo) – Nacional. Início do ano!
16 de fevereiro (segunda-feira) e 17 de fevereiro (terça-feira): Carnaval – Facultativo Nacional. Emenda possível com o fim de semana.
18 de fevereiro (quarta-feira): Quarta-feira de Cinzas – Facultativo Nacional. Até as 14h, em muitos locais.
3 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo (Sexta-feira Santa) – Nacional. Semana Santa; emenda com Páscoa (5 de abril, domingo).
21 de abril (terça-feira): Tiradentes – Nacional. Possível emenda.
1 de maio (sexta-feira): Dia do Trabalho – Nacional. Fim de semana prolongado!
4 de junho (quinta-feira): Corpus Christi – Facultativo Nacional/Estadual (PR). Emenda comum em várias cidades.
7 de setembro (segunda-feira): Independência do Brasil – Nacional. Feriadão garantido.
12 de outubro (segunda-feira): Nossa Senhora Aparecida – Nacional. Outra emenda!
2 de novembro (segunda-feira): Finados – Nacional. Possível prolongado.
15 de novembro (domingo): Proclamação da República – Nacional. Cai no domingo, sem emenda.
14 de dezembro (segunda-feira): Aniversário de Toledo – Municipal (Toledo/PR). Nosso feriado local!
25 de dezembro (sexta-feira): Natal – Nacional. Fim de ano prolongado.
Dicas: Em Toledo, a Prefeitura definiu pontos facultativos adicionais, como 2 de janeiro (recesso pós-Ano Novo) e 20 de abril (recesso pós-Páscoa). E se programe: os dois grandes feriadões este ano são de Carnaval e Independência!
Coopavel acelera os preparativos do 38º Show Rural
À medida que o início da 38ª edição se aproxima, é maior o número de pessoas envolvidas na operação de organização do evento e mais intenso é o movimento e o ritmo de trabalhos no parque que abriga uma das maiores feiras tecnológicas do agronegócio mundial. Agendado para o período de 9 a 13 de fevereiro, o Show Rural Coopavel terá a participação de 600 expositores e expectativa de público superior a 360 mil visitantes, do Brasil e do exterior. “Já temos um grande contingente de pessoas trabalhando na estruturação de uma mostra de tecnologia criada com o propósito de transmitir inovações e conhecimentos para melhorar a performance do campo”, diz o presidente Dilvo Grolli.
Empresas nacionais e estrangeiras apresentam novidades em produtos e soluções desenvolvidas para assegurar mais produtividade e qualidade com contrapartida de diminuição de custos ao produtor. “É impressionante perceber o quanto as tecnologias do agro avançam em espaços de tempo tão curtos. A mudança é visível e impressionante mesmo de um ano para o outro. Por isso, todos que querem seguir competitivos e conectados à agropecuária do futuro precisam investir tempo em informação e novos conhecimentos”, destaca o coordenador geral, o agrônomo Rogério Rizzardi.
NOVIDADES
Para que produtores rurais, técnicos, mulheres e filhos de agricultores, acadêmicos, diretores e representantes de empresas aproveitem a experiência de visitar o Show Rural da melhor maneira possível, várias obras estão em construção no parque. Áreas estratégicas estão em ampliação, como o Espaço Impulso e o galpão da agricultura familiar (parcerias com o Itaipu Parquetec e a Itaipu), bem como o estacionamento e novas vias pavimentadas e cobertas, além de mudanças na área de recepção de máquinas e equipamentos.
ESTACIONAMENTO E ACESSO GRATUITOS
“Quem vier à 38ª edição vai se surpreender, porque teremos inúmeras novidades, sempre de olho no conforto e na potencialização de resultados de cada visita”, afirma Rizzardi. Com o tema A força que vem de dentro, o Show Rural Coopavel 2026 abrirá o calendário oficial das grandes feiras técnicas brasileiras. Para visitar o evento e ter acesso às milhares de tecnologias em exposição não é necessário pagar estacionamento nem comprar ingresso para acessar o parque.
Curiosidade
Da página Mistérios do Mundo/Facebook
O primeiro ciclone extratropical de 2026 deve atingir o centro-sul do Brasil nos próximos dias, trazendo chuvas intensas, ventos fortes e avanço de frente fria. A área de baixa pressão responsável pelo fenômeno começa a se intensificar nesta quinta-feira (8/1) e na sexta-feira (9/1), entre o Paraguai e o norte da Argentina. No sábado (10/1), essa baixa pressão se amplia e evolui para um ciclone extratropical, segundo a Climatempo. A partir de domingo (11/1), o sistema avança em direção ao leste e pode atingir o extremo sul do Rio Grande do Sul. A previsão indica que, na segunda-feira (12/1), o ciclone já estará sobre o oceano, afastando-se do litoral brasileiro. Mesmo assim, sua formação deve provocar a passagem de uma frente fria, elevando as condições de chuva em estados como São Paulo e Mato Grosso do Sul.
O fenômeno também favorecerá o desenvolvimento de nuvens cumulonimbus sobre a Região Sul, com potencial para chuvas intensas, grande quantidade de raios e rajadas de vento fortes. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta para áreas do centro e oeste do estado, onde o volume de chuva pode chegar a 100 mm em até seis horas, com ventos entre 80 km/h e 100 km/h. No sábado, ainda são esperados temporais em quase todo o território gaúcho, com exceção do extremo oeste. No domingo, a tendência é de maior estabilidade, com muitas nuvens e possibilidade de chuva fraca a moderada em parte do estado.
Curiosidade (2)
Da página Mais Geografia/Facebook
Por que os Estados Unidos querem a Groenlândia? (Explicação simples e didática). Muita gente acha estranho quando surge a notícia de que os Estados Unidos demonstram interesse em “anexar” a Groenlândia. Mas esse interesse não é novo — e tem razões bem claras.
1) Localização estratégica A Groenlândia fica no coração do Ártico, entre a América do Norte e a Europa. Controlar essa região significa vantagem militar e geopolítica, especialmente para monitorar a movimentação de Rússia e China, que vêm ampliando sua presença no Ártico.
2) Defesa e segurança Os EUA já mantêm uma base militar na ilha (a atual Pituffik Space Base), usada para vigilância aérea, espacial e detecção de mísseis. Para Washington, a Groenlândia é uma peça-chave na defesa do hemisfério norte.
3) Riquezas naturais A ilha possui grandes reservas de minerais estratégicos, como terras raras — essenciais para celulares, baterias, carros elétricos e equipamentos militares. Em um mundo cada vez mais tecnológico, esses recursos são considerados estratégicos.
4) Novas rotas marítimas Com o aquecimento global e o derretimento do gelo no Ártico, novas rotas de navegação estão surgindo, encurtando caminhos entre Europa, Ásia e América. Ter influência na Groenlândia significa poder econômico e logístico no futuro do comércio global.
5) Interesse antigo Os EUA pensam na Groenlândia há mais de um século. Em 1946, o governo americano chegou a tentar comprá-la da Dinamarca. Ou seja, não é uma ideia recente — apenas voltou ao debate.
MAS ATENÇÃO: A Groenlândia é um território autônomo da Dinamarca e qualquer mudança só pode acontecer com a vontade do próprio povo groenlandês. A ilha não está à venda, e tanto a Dinamarca quanto a população local rejeitam a anexação.
Receita
ESTROGONOFE DE CAMARÃO
Ingredientes
500g de camarão médio (limpo)
1 colher (sopa) de manteiga e um fio de azeite
1 cebola pequena picada finamente
2 dentes de alho amassados
1 lata ou caixinha de creme de leite (com soro ou fresco fica ainda melhor)
3 colheres (sopa) de ketchup
1 colher (sopa) de mostarda
1/2 xícara de champignon fatiado (opcional)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Suco de 1/2 limão
Modo de preparo
Tempero rápido: Tempere o camarão com sal, pimenta e o suco de limão apenas na hora de ir para o fogo. O limão, se ficar muito tempo, "cozinha" a carne e a deixa endurecida.
Selar o camarão: Em uma frigideira bem quente com azeite, doure os camarões por cerca de 2 minutos (1 minuto de cada lado) até ficarem rosados. Retire-os da panela e reserve. Isso garante que eles não passem do ponto enquanto você faz o molho.
Base de sabor: Na mesma panela (aproveitando o fundinho do camarão), derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho até dourarem. Adicione o champignon se desejar.
O molho: Junte o ketchup e a mostarda. Misture bem por 1 minuto. Abaixe o fogo e adicione o creme de leite, mexendo até ficar homogêneo.
Finalização: Assim que o molho começar a querer ferver, volte os camarões reservados para a panela. Deixe cozinhar por apenas mais 1 minuto para aquecer tudo junto. Desligue e sirva imediatamente.
21/2/26: A Ignorância é uma Dádiva – Renato Albani. Local: Teatro Municipal. Realização: Mantovani Promoções.
9/3/26: Bryan Adams em Curitiba, turnê Roll With The Punches Tour.
27/3: Rock Festival. Local: Centro de Eventos Angelo Micheletto, Assis Chateaubriand. Bandas: Detonautas, Velhas Virgens, Carnical, Quebra Mar, Untitled, Los Coronezos e Wandermonics.
1/4/26: Lynyrd Skynyrd em Curitiba, um dos maiores nomes da história do rock de volta ao Brasil.
25/10/26: Iron Maiden – Run For Your Life World Tour. Local: Allianz Parque, São Paulo (SP).
Contagem regressiva
9 de janeiro é o 9º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 356 dias para acabar o ano (360 em anos bissextos).
Lembrando
Comemora-se hoje o Dia Internacional do Astronauta e o Dia Nacional do Fico – a data, na história do Brasil, refere-se ao dia 9 de janeiro de 1822, quando o então príncipe D. Pedro (depois Imperador como Pedro I) declarou que não cumpriria as ordens das cortes portuguesas que exigiam sua volta a Lisboa, ficando no Brasil.
1693 — Terremoto na Sicília: O primeiro de dois terremotos destrói partes da Sicília e Malta. Após o segundo terremoto em 11 de janeiro, o número de mortos é estimado entre 60 000 e 100 000 pessoas.
1822 — Príncipe regente D. Pedro de Alcântara vai contra as ordens das Cortes Portuguesas que exigiam sua volta a Lisboa, ficando no Brasil, dando início ao processo de independência brasileira.
1996 — Primeira Guerra da Chechênia: separatistaschechenos lançam um ataque contra o aeródromo de helicópteros e mais tarde um hospital civil na cidade de Kizlyar, no vizinho Daguestão, que se transforma em uma enorme crise de reféns envolvendo milhares de civis.