Toledano Eduardo Menezes vence o Mister Brasil CNB Teen 2024

O toledano Eduardo Menezes, 18, filho de Adriana Meurer e Fabrizio Menezes, que ano passado foi eleito Miss Paraná CBN Teen 2023, conquistou ontem de noite o título de Miss Brasil CNB Teen 2024. O evento aconteceu na cidade gaúcha de Tramandaí, no litoral do RS, com a participação de 10 garotos entre com idades entre 15 e 19 anos.

“Estou muito feliz! Acreditei no meu potencial... Agora vejo que todo o esforço valeu a pena. Levar essa faixa para Toledo e para o Paraná foi o meu objetivo desde o começo e fico feliz de poder levar um título de tanta relevância para casa”, destacou Eduardo em reportagem publicada na Folha de São Paulo.

Eduardo é ex-atleta de vôlei e está cursando duas faculdades: Administração pela PUCPR e Comércio Exterior pela Unipar.

Uniprime Pioneira conquista resultados históricos e consolida sua posição de grande cooperativa de crédito

Em um cenário de dificuldades enfrentadas por quase todo o Sistema Financeiro Brasileiro, ocasionadas, em especial, pelo aumento histórico da inadimplência e pela menor liquidez dos agentes econômicos, a Uniprime Pioneira cresceu e obteve desempenho positivo em 2023 ao atingir resultados expressivos. Ao longo do ano, a cooperativa acumulou um crescimento de mais de 23% em ativos totais, evoluiu em mais de 16% no capital social e aumentou em 26% os depósitos totais. Somado a isso, celebrou o elevado incremento no número de cooperados, impulsionado pela inauguração de três novas agências: a segunda unidade em Toledo (PR), e as novas praças nas cidades de Dourados e Campo Grande (MS). “Foi um ano de muito trabalho. Muito do que plantamos foi pensando no futuro. Foi jogada uma excelente semente numa terra fértil. O investimento naquilo que é fundamento e base gera mais resultado futuro e é mais importante do que o retorno imediato, pois mira a sustentabilidade e perenidade da cooperativa. É nisso que acreditamos. É por isso que lutamos”, manifestou o presidente da Uniprime Pioneira, Dr. Orley Campagnolo.

Ele apresentou o balanço durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada no dia 11 de março de forma online e transmitida aos mais de 12.500 cooperados localizados em cidades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. O desempenho positivo se manifestou, também, no incremento do volume das carteiras, tanto de captação - com um dos mais expressivos crescimentos da história da cooperativa, atingindo quase 30% - quanto de empréstimos - superior aos 25%. Sinais da confiança que os cooperados depositaram no sistema e da remuneração atrativa. Como reflexo, a cooperativa manteve o rating A.br. de Longo Prazo da Moody´s Local Brasil. “A excelente classificação de risco de crédito, conferida por uma das três maiores empresas de rating do mundo, atesta a solidez da cooperativa e contribui para atrair importantes investidores”, contextualizou Dr. Orley.

COMPROMISSO COM O RELACIONAMENTO

A Uniprime Pioneira não se destaca apenas nos números, mas também, na maneira franca, coerente e transparente de relacionamento com seus cooperados. Prova desses fortes vínculos de confiança está no elevado índice de avaliação na metodologia NPS que, em 2023, atingiu a marca de 91, o mais alto da série em sete anos de pesquisa e raramente encontrado no mercado em empresas de qualquer ramo ou atividade, refletindo o acerto da cooperativa na busca pela excelência. Tal métrica é referência internacional em satisfação e lealdade dos clientes em relação a uma empresa ou serviço e possui uma escala que varia de 100 negativo a 100 positivo.  A pontuação conquistada, ressalta a dedicação e o comprometimento da Uniprime Pioneira em proporcionar uma experiência de excelência aos seus cooperados.

ALÉM DOS NÚMEROS

O desempenho de uma cooperativa de crédito se mede pelo resultado financeiro, pelas sobras, pelo resultado bruto, mas também pela economia e pelos ganhos que o cooperado tem durante as operações realizadas por meio dela. “O cooperativismo de crédito, como fomentador da atividade econômica, nasce para dar resultado, mas ele tem um compromisso com o seu quadro social e com a sociedade que faz com que as ações, os rumos e as diretrizes sejam pensadas de forma diferente das empresas não-cooperativas. Nossa responsabilidade social, pela própria natureza, é maior e na Uniprime Pioneira esse espírito de solidariedade predomina em todas as esferas”, atestou o presidente.

NOVOS RUMOS

A pauta da AGO contou com a apresentação do balanço geral do exercício de 2023 com parecer da auditoria independente e do Conselho Fiscal, a prestação de contas do Conselho de Administração, a destinação das sobras e a eleição do Conselho Fiscal. Além disso, houve uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para a reforma do estatuto social e a nova formatação do Conselho Fiscal. O presidente da Uniprime Pioneira anunciou a abertura de um escritório de negócios na cidade de Cascavel (PR) para atender a demanda da marca Uniprime na cidade. “Vamos iniciar com um escritório, mas ainda neste ano devemos inaugurar uma agência em ponto estratégico da cidade”, confirmou e complementou “a cooperativa sai fortalecida de 2023 e tenho certeza que 2024 será um ano de grandes e boas notícias para todos nós”.

Água em lata conquista os brasileiros

A água em lata realmente ganhou o coração dos brasileiros, tomando conta de bares, restaurantes e supermercados, que vêm tendo uma oferta cada vez maior do produto. A Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), entidade que representa o setor de latas de alumínio para bebidas no Brasil, apresentou dados que mostram que a latinha de alumínio caiu mesmo no gosto dos brasileiros. De acordo com levantamento da Associação, as vendas de novos produtos em lata explodiram em 2023.

A água em lata, por exemplo, cresceu 74,6% em 2023 com relação a 2022. Outro exemplo foi o vinho em lata, que cresceu 5,3% no mesmo período. A lata de alumínio, que em 2024 completa 35 anos de vendas no Brasil, já alcança mais de 20 produtos envasados para todos os tipos de ocasião.

Segundo Cátilo Cândido, presidente da Abralatas, essa é uma tendência que avança no Brasil. “Temos visto grande crescimento das vendas de novos produtos, com destaque para a água, que chegou como uma novidade de mercado e vem ganhando cada vez mais espaço nos bares e restaurantes”, explica. “Não por acaso, iniciamos o ano com ótimas perspectivas, tendo alcançado a marca de 4,5% de crescimento por ano em média nos últimos dez anos e com expectativas para um 2024 ainda melhor”, finaliza... (Assessoria)
* DETALHE: não vi essa água em lata aqui em Toledo ainda! (JC)

O agronegócio e o crescimento do PIB brasileiro em 2023

Por Dilceu Sperafico

Para avaliar melhor a contribuição e importância do agronegócio para o desenvolvimento econômico e bem-estar social do País, basta recordar e analisar as comemorações do poder público do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023. No ano passado, a soma das riquezas geradas no Brasil apresentou estabilidade no 4º trimestre e encerrou o período com crescimento de 2,9%, totalizando 10,9 trilhões de reais. A atividade agropecuária, para quem não sabe, ao contrário da atualidade, cresceu 15,1% de 2022 para 2023, influenciando significativamente o bom desempenho do PIB nacional.

No mesmo período também foi registrado crescimento na indústria, mas de apenas 1,6% e nos serviços de somente 2,4%. Já o PIB per capita ou por pessoa, alcançou 50.194 reais, com avanço efetivo de 2,2% em relação a 2022. Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A coordenadora do órgão, Rebeca Palis, explicou que o resultado recorde da agropecuária, superando a queda apresentada em 2022, teve influência do crescimento da produção e ganho de produtividade da agricultura.

“Esse comportamento foi puxado muito pelo crescimento da produção de soja e de milho, duas das mais importantes lavouras do Brasil, que tiveram safras recordes registradas pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA)”, explicou a dirigente do IBGE. Outra influência positiva no resultado do PIB de 2023 foi o desempenho das indústrias extrativas. A atividade teve elevação de 8,7%, graças ao aumento da extração de petróleo e gás natural e de minério de ferro, o que ressalta ainda mais a importância das commodities para a economia brasileira.

Outros setores que também apresentaram destaques positivos foram a geração de eletricidade, gás e água, além de sistemas de esgoto e de gestão de resíduos, com alta de 6,5%. “Houve condições hídricas favoráveis e a bandeira verde vigorou durante todo o ano de 2023. Além disso, o fenômeno climático ‘El Niño’ aumentou a temperatura média, impactando o consumo de água e energia”, justificou a pesquisadora Rebeca Palis. Enquanto isso, as indústrias de transformação recuaram 1,3% e a construção civil -0,5%, fechando o período com queda em seu desempenho.

Nos serviços, todos setores apresentaram crescimento, com destaque para atividades financeiras, de seguros e de ações relacionadas à intermediação, com expansão de 6,6%. “As empresas seguradoras tiveram ganho comparando prêmios recebidos em relação aos sinistros compensados”, acrescentou a dirigente do IBGE. Já com relação às demandas de produtos e serviços do País, houve destaque para a despesa de consumo das famílias, com avanço de 3,1% em relação a 2022. O resultado teve influência da melhora de condições do mercado de trabalho, com aumento da ocupação e da massa salarial real, além da estagnação da inflação.

“Os programas de transferência de renda do governo colaboraram de maneira importante no crescimento do consumo das famílias, especialmente de alimentos gerados pela agropecuária e produtos essenciais não duráveis.”, acrescentou Rebeca Palis. O problema é que ainda na demanda, houve queda de 3,0% da formação bruta de capital fixo, com destaque para redução de vendas de máquinas e equipamentos, de 9,4% no período. Já as despesas de consumo do poder público apresentaram aumento de 1,7% no ano de 2023.
* Dilceu Sperafico é deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado. Contatos: dilceu.joao@uol.com.br.

Notícias da Prefeitura de Toledo

➡️ UBS do Maracanã volta para sede própria após reforma e ampliação. Leia mais em: https://www.toledo.pr.gov.br/noticias/saude/ubs-do-maracana-volta-para-sede-propria-apos-reforma-e-ampliacao.

➡️ Pela primeira vez, Cultura abre turmas para cursos contínuos de dança. Leia mais em: https://www.toledo.pr.gov.br/noticias/cultura/pela-primeira-vez-cultura-abre-turmas-para-cursos-continuos-de-danca.

➡️ Força tarefa visita imóveis abandonados e onde moradores não permitiam a entrada dos ACE’s. Leia mais em: https://www.toledo.pr.gov.br/noticias/saude/forca-tarefa-visita-imoveis-abandonados-e-onde-moradores-nao-permitiam-entrada-dos.

➡️ Jovem empreendedor pode receber R$1.200 para participar de curso. Leia mais em: https://www.toledo.pr.gov.br/noticias/politicas-para-infancia-juventude-mulher-familia-e-desenvolvimento-humano/jovem.

➡️ Arcebispo de São Paulo conhece práticas inovadoras da Educação de Toledo. Leia mais em: https://www.toledo.pr.gov.br/noticias/educacao/arcebispo-de-sao-paulo-conhece-praticas-inovadoras-da-educacao-de-toledo.

➡️ Saúde com Agente: ACS e ACE da região recebem certificados de formação. Leia mais em: https://www.toledo.pr.gov.br/noticias/saude/saude-com-agente-acs-e-ace-da-regiao-recebem-certificados-de-formacao.

➡️ Apesar de redução de casos, Toledo confirma primeiro óbito por Covid-19 em 2024. Leia mais em: https://www.toledo.pr.gov.br/noticias/covid19/apesar-de-reducao-de-casos-toledo-confirma-primeiro-obito-por-covid-19-em-2024.  

Agenda

6/4: Banda Jam Session. Local: Fenner’s Pub.

6/4: 13º Jantar das Nações (II Noite Argentina). Animação: Walmir e Wanderley na Essência. Local: Yara Country Club. R$ 900,00 mesa para seis pessoas.

11 a 14/4: Toledo Rodeo Bulls com Zé Neto & Cristiano, Alok, Jorge & Mateus e Gustavo Mioto. Local: Estacionamento do Centro de Eventos Sperafico Sperafico (com tenda musical exclusiva).

18/4: Queen Experience in Concert. Local: Empório Santa Maria.

27/4: Sunset Capital Inicial. Local: Pier Santa Maria.

5/5: Festa do Costelão do Seminário Maria Mãe da Igreja.

26/5: Sunset com Bruno e Marrone. Local: Pier Santa Maria.

26/5: 14ª Festa do Costelão da Capela Sagrado Coração de Jesus. Local: salão da comunidade do bairro São Francisco.

3 e 4/8: 24ª Feira Ponta de Estoque (Acit). Local: Centro de Eventos Ismael Sperafico.

Lembrando

Comemora-se hoje o Dia de Fortuna (na mitologia romana, deusa da sorte e da prosperidade).

Eventos históricos

823 — Lotário I é coroado Rei da Itália pelo Papa Pascoal I.

1081 — Aleixo I Comneno é coroado imperador romano-oriental (bizantino) em Constantinopla.

1242 — Durante a Batalha sobre o gelo do lago Peipus, as forças da República da Novogárdia (localizada na atual Rússia), lideradas por Alexandre Nevsky, repelem uma tentativa de invasão dos Cavaleiros Teutônicos.

1536 — Entrada Real de Carlos V em Roma: o último triunfo romano.

1614 — Na Virgínia, a nativa americana Pocahontas casa com o colono inglês John Rolfe.

1632 — Guerra dos Trinta Anos: tropas suecas, comandadas por Gustavo II Adolfo, atravessam o rio Lech e confrontam as tropas na Baviera, que ficou conhecida como Batalha de Rain.

1722 — O explorador neerlandês Jakob Roggeveen descobre a Ilha de Páscoa, famosa por seus moais.

1764 — Parlamento britânico aprova a Lei do Açúcar, substituindo a Lei do Melaço, criando novos impostos sobre o açúcar de suas províncias ultramarinas na América do Norte.

1768 — É criada a Real Mesa Censória, em Lisboa, que passa a desempenhar funções que cabiam à autoridade eclesiástica.

1795 — Assinado o Tratado de Paz de Basileia entre a França e a Prússia.

1818 — Na Batalha de Maipú, o movimento de independência do Chile, liderado por Bernardo O'Higgins e José de San Martín, tem uma vitória decisiva sobre a Espanha, deixando 2 mil espanhóis e 1 mil patriotas chilenos mortos.

1862 — Guerra Civil Americana: começa a Batalha de Yorktown.

1879 — Chile declara guerra à Bolívia e Peru, iniciando a Guerra do Pacífico.

1886 — Assinado o Acordo de Tophane entre o Principado da Bulgária e o Império Otomano.

1900 — Arqueólogos em CnossosCreta, descobrem um grande esconderijo de placas de argila com escrita hieroglífica em um roteiro que eles chamam de Linear B.

1902 — Uma arquibancada desaba em Ibrox Park (agora Ibrox Stadium) em GlasgowEscócia, causando a morte de 25 pessoas e ferimentos em mais de 500 torcedores durante uma partida internacional de futebol entre as seleções da Escócia e da Inglaterra.

1910 — Inaugurada a Ferrovia Transandina que liga Chile e Argentina.

1942 — Segunda Guerra MundialAdolf Hitler emite a Diretiva Führer n.º 41 resumindo o Caso Azul, incluindo o ataque planejado do 6.º Exército alemão a Stalingrado.

1945 - Segunda Guerra Mundial: a União Soviética rompe o Pacto de Neutralidade Nipo-Soviético com o Japão, ao mesmo tempo em que se prepara para invadir a ilha juntamente com os aliados, conforme decisão na Conferência de Ialta.

1945 - Guerra Fria: o líder iugoslavo Josip Broz Tito assina um acordo com a União Soviética para permitir a "entrada temporária de tropas soviéticas no território iugoslavo".

1946 — As tropas soviéticas deixam a ilha de Bornholm, na Dinamarca, depois de uma ocupação de onze meses.

1951 — Guerra Fria: os espiões estadunidenses Julius e Ethel Rosenberg são condenados à morte por espionagem contra os Estados Unidos, pois estavam dando informações a União Soviética. São hoje considerados traidores por alguns de seus compatriotas.

1956 — Um jovem cubano de 19 anos de idade chamado Fidel Castro declara-se em guerra contra o presidente cubano Fulgencio Batista.

1971 — No Sri LankaJanatha Vimukthi Peramuna lança uma revolta contra o governo da primeira-ministra Sirimavo Bandaranaike.

1974 — É formado um governo de coligação no Laos, entre direitistas e esquerdistas, pondo fim a uma guerra de mais de dez anos.

1976 — O Incidente em Tian'anmen, um protesto contra a repressão do regime chinês próximo ao final da Revolução Cultural, acontece na Praça da Paz Celestial em Pequim.

1986 — Três pessoas morrem no atentado à discoteca La Belle, em Berlim Ocidental, Alemanha.

1991 — Um ASA EMB 120 cai em Brunswick, Geórgia, matando todas as 23 pessoas a bordo, incluindo o senador John Tower e o astronauta Sonny Carter.

1992 — Alberto Fujimori, presidente do Peru, dissolve o Congresso peruano pela força militar.

1998 — No Japão, a ponte Akashi-Kaikyo é aberta ao tráfego, tornando-se a ponte suspensa mais longa do mundo.

1999 — Dois líbios suspeitos de derrubarem o avião do voo 103 da Pan Am, em 1988, são entregues para posterior julgamento nos Países Baixos.

2007 — Inauguração do Teatro Popular de Niterói, idealizado por Oscar Niemeyer.

2009 — Coreia do Norte lança seu controverso foguete Kwangmyŏngsŏng-2. O satélite passou sobre Japão, o que provocou uma reação imediata do Conselho de Segurança das Nações Unidas, bem como dos países participantes das negociações do Diálogo a Seis.

2010 — Forte temporal no Rio de Janeiro provoca cerca de 210 mortes.

2013 — Coreia do Norte recomenda a evacuação das missões diplomáticas em Pionguiangue, devido à crise na Península, conforme a Convenção de Viena.

2017 — Cecília, uma chimpanzé argentina, é o primeiro ser vivo não-humano a receber um habeas corpus.
* Fonte: Wikipedia – A Enciclopédia Livre.

Municípios em festa

Hoje é dos municípios de Araquari (Santa Catarina), Caetité (Bahia), Camboriú (Santa Catarina), Marabá (Pará), Mococa (São Paulo), Novo Hamburgo (Rio Grande do Sul) e Timbiras (Maranhão).

Happy birthday

HOJE (5/4) – Daiane Stiipp (foto – já foi Bela do Dia aqui no BLOG JC), Marines Machado Pupia, Dirce Maria Hartmann, Sergio Luiz Herkert, Sandra Ames, Andressa Rotter, Marcos Soares, Carlos Alberto Gatto, Cris Freitas, Edimar de Pádua, José Souza, Lucia Gollmann, Marilene Miola e Michele Körber.

Frase poética...

Friedrich Wilhelm Nietzsche foi um filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor prussiano do século XIX, nascido na atual Alemanha. Escreveu vários textos criticando a religião, a moral, a cultura contemporânea, a filosofia e a ciência, exibindo certa predileção por metáfora, ironia e aforismo.

“Na vingança e no amor a mulher é mais bárbara do que o homem”. (Friedrich Nietzsche)

Selecione o dia do mês