Jackson Kalinoski ministra curso na área de Periodontia para alunos de vários estados do Brasil

O cirurgião dentista e professor Jackson Martins Kalinoski, aqui de Toledo, especialista em gengiva, ossos e implantes (Implants Clínica Odontológica), ministrou recentemente curso na área de Periodontia (Perio & PRF) para alunos de vários estados do Brasil. Ele abordou assuntos das técnicas de regeneração de tecidos bucais baseados na Engenharia Tecidual Guiada, que utilizam tanto técnicas clássicas de enxertos gengivais quanto do próprio sangue do paciente.

Na ocasião, Jackson também ensinou aos cirurgiões sua técnica batizada de FibrinGum™️, tratamento de recessões gengivais utilizando somente o sangue do paciente, desenvolvida e criada por ele mesmo.

Vídeo de Toledo na Expo Dubai 2021

O que viralizou aqui em Toledo nesse último fim de semana foi o vídeo produzido pela Acit do nosso município para apresentação na Expo Dubai 2021, maior evento mundial de novas tecnologias, tendências e inovações, bem legal o vídeo. Toledo está sendo representada na Expo Dubai pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo. Na comitiva ainda estão Victor Donaduzzi e Ana Donaduzzi (Prati-Donaduzzi), Anaide Holsbach (Acit) e Paulo Almeida (Biopark) – na foto com o governador Ratinho Júnior.

"Em Dubai queremos mostrar aquilo que o município tem de melhor, sobretudo a nossa gente trabalhadora, qualificada, com vocação para empreender. Por tudo isso, quem investir em Toledo terá retorno, pois o desenvolvimento caminha lado a lado com a qualidade de vida e a soma destes fatores garante um crescimento significativo e contínuo”, destaca Bonaldo.

Amanhã no Toledão

Confirmadíssimo para amanhã, 12, a abertura oficial da temporada de verão 2021/2022 no Toledão (TFC) – O Clube da Família, com programação especial para adultos e crianças a partir das 14h30.

Amanhã no Yara

O Yara Country Club também promove amanhã, 12, a abertura da temporada de verão 2021/2022, que inicialmente estava marcada para sexta, 9, mas foi transferida devido ao mau tempo. A programação inicia às 14h e para as crianças haverá uma série de atividades recreativas.

DIA MUNDIAL DA OBESIDADE Paraná registra queda de 98% em cirurgias para obesidade realizadas pelo SUS

Hoje, 11 de outubro, comemora-se o Dia Mundial de Prevenção da Obesidade. Agora vejam esse conteúdo da Assessoria de Imprensa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica... “O Paraná realizou apenas 68 cirurgias para obesidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) entre janeiro e julho deste ano, segundo dados do Sistema de Informações Hospitalares do Ministério da Saúde. Para termos de comparação, no mesmo período em 2019, antes da pandemia, foram realizadas mais de 4,3 mil cirurgias bariátricas no estado, o que representa uma queda de 98,43% no número de procedimentos realizados. Os meses de agosto, setembro e outubro deste ano ainda não foram processados e estão indisponíveis.

Em todo o Brasil, a queda no número de procedimentos bariátricos realizados na saúde pública foi de 86,1%. Em 2019, em todo o país, entre janeiro e julho, foram realizados 7.154 procedimentos, enquanto no mesmo período deste ano foram apenas 990 cirurgias em todo o território nacional. Enquanto o acesso à cirurgia para obesidade diminui devido à pandemia, a doença avança. A mais recente pesquisa Diet & Health Under Covid-19, que entrevistou 22 mil pessoas de 30 países, identificou que foram os brasileiros os que mais ganharam peso durante a pandemia. Aqui, cerca de 52% dos entrevistados declararam ter engordado. A média global é de apenas 31%.

"Enquanto isso, os estudos mais recentes apontam uma média de aumento de peso de 6,5 quilos entre os brasileiros durante a pandemia", ressalta o cirurgião do aparelho digestivo e vice-presidente do Capítulo Paraná da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Dr. José Alfredo Sadowski. Para ele, o ganho de peso neste período já era esperado, tendo em vista que as pessoas ficaram mais restritas em casa e fizeram menos atividade física. "Além disso, o confinamento fez com que as pessoas ficassem mais ansiosas ou deprimidas e aumentando a ingestão de calorias e bebida alcoólica por exemplo", explica o cirurgião.

Ainda segundo o especialista, o ganho de peso nestes quase 18 meses de restrições pode trazer prejuízos para a saúde no longo prazo e até aumentar os índices de pacientes com indicação de cirurgia bariátrica e metabólica. "Somando-se os pacientes que aumentaram muito de peso e não responderão ao tratamento clínico com os milhares de pacientes que ficaram sem operar devido às medidas restritivas da pandemia, deveremos observar um aumento no número de cirurgias bariátricas nos próximos anos", garante Sadowski.

OBESIDADE NO BRASIL O Brasil é hoje um dos países com a mais alta taxa de pessoas com obesidade no mundo. De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde, um em cada quatro adultos está obeso. São 29,5% das mulheres e 21,8% dos homens. A obesidade impacta diretamente na saúde global dessa população. Existe uma série de comorbidades que podem surgir ou se agravar diante do excesso de peso.

TRATAMENTO DA OBESIDADE Hoje, a cirurgia bariátrica e metabólica é considerada o tratamento mais potente e eficaz para o controle da obesidade e doenças relacionadas. A cirurgia é indicada para pacientes que tentam o tratamento clínico, por mais de dois anos sem sucesso. A indicação para cirurgia segue os critérios do Conselho Federal de Medicina (CFM), considerando o Índice de Massa Corporal (IMC), idade e comorbidades.
- IMC maior que 40 kg/m² com ou sem comorbidades
- IMC entre 35 kg/m² e 40 kg/m² com alguma comorbidade
- IMC entre 30 kg/m² e 34,9 kg/m² com diagnóstico de Diabetes Tipo 2
Dentre as comorbidades relacionadas à obesidade estão o Diabetes tipo 2, apneia do sono, hipertensão arterial (pressão alta), dislipidemia (colesterol e/ou triglicérides elevados), esteatose hepatica ("Gordura no Fígado"), problemas nas articulações e na coluna lombar entre outras.

Agenda

15/10: Banda Jam Session – Clássicos do Rock. Local: Abbey Road Pub. Início às 22h.

16/10: Fim de Provas com Lobão. Local: Empório Santa Maria. Início às 22h.

17/10: Tuning Show Cascavel. Local: Autódromo Zilmar Beux. Início às 9h.

22/10: Bruno & Marrone. Local: Clube Tuiuti, Cascavel.

23/10: João Bosco e Vinicius. Local: Empório Santa Maria.

23/10: 7º Chá Rosa do Toledão – Sistema Drive Thru, evento beneficente alusivo ao Outubro Rosa.

29/10: Loubet. Local: Empório Santa Maria. Início às 22h.

30/10: Show Os Barões da Pisadinha. Local: Pavilhão do Centro de Eventos (Expovel), Cascavel.

5/11: Ícaro e Gilmar. Local: Empório Santa Maria. Início às 22h.

6/11: Carpe Vita Foz do Iguaçu. Convidados: Thiago Matthias, Cattch e Rozzen. Local: Acapulco Club.

12/11: Gian e Giovani. Local: Empório Santa Maria. Início às 22h.

21/11: Tiaguinho. Local: Blue Park, Foz do Iguaçu.

Foto meme

Happy birthday

Feliz aniversário hoje (11/10) para Ravana Wurzius Bernardi, Féliz Fornari, Cecília Regina Angnes, Jane Rita Lentchs, Lourdes Aparecida da Silva, Alberto Schio, Devanir Roque, Ligia Novais, Letícia Araújo Gomes e Joseli Vieira.

Eventos cíclicos e históricos

11 de outubro é o 284º dia no calendário gregoriano, faltam 81 dias para acabar o ano. Comemora-se hoje o Dia Internacional da Menina (segundo a ONU), Dia de São Filipe (o Evangelista), Dia do Santo Papa João XXIII, Dia de São Tiago (o Diácono) e o Dia das Santas Zenaide e Filonila.

1138: Ocorrência do Sismo de Alepo, na Síria.
1852: A Universidade de Sydney, a mais antiga da Austrália, é inaugurada.
1865: Centenas de homens e mulheres negros marcham na Jamaica, iniciando a Revolta de Morant Bay.
1942: Segunda Guerra Mundial: na saída de Guadalcanal, os navios da Marinha dos Estados Unidos interceptam e derrotam uma força japonesa.
1954: De acordo com a Conferência de Genebra, as tropas francesas concluem sua retirada do Vietnã do Norte.
1958: A NASA lança o Pioneer 1, sua primeira sonda espacial, embora não consiga atingir uma órbita estável.
1962: O Concílio Vaticano II torna-se o primeiro concílio ecumênico da Igreja Católica em 92 anos.
1968: A NASA lança a Apollo 7, a primeira missão tripulada da Apollo.
1984: A bordo do ônibus espacial Challenger, a astronauta Kathryn Sullivan se torna a primeira mulher americana a fazer uma caminhada espacial.
1986: Os presidentes Ronald Reagan (EUA) e Mikhail Gorbachev (União Soviética) se reúnem na Islândia para continuar as discussões sobre a redução dos arsenais de míssil balístico de alcance intermediário na Europa.
2018: A Soyuz MS-10, transportando uma tripulação destinada à Estação Espacial Internacional, é abortada pouco depois do seu lançamento, mas a tripulação pousa em segurança.
* Fonte: Wikipédia – A Enciclopédia Livre.

Frase poética...

Pablo Ruiz Picasso foi um pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo que passou a maior parte da sua vida na França.

“O que já fiz não interessa. Só penso no que ainda não fiz”. (Pablo Picasso)

Selecione o dia do mês