Ricardo Sperafico vence na Sprint Race Special Edition

Thiago Camilo, Ricardo Sperafico e Weldes Campos

Nesse último fim de semana (19 e 20), os organizadores da GT Sprint Race (CEO Thiago Marques) promoveram uma Special Edition no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, Goiás. Foi uma etapa inédita e também super badalada, mas que não contabilizou pontos para o campeonato oficial da GT Sprint Race 2020. Os pilotos competiram com até três inscritos por carro, cada qual em sua respectiva categoria, concorrendo ao título do minitorneio e premiação em dinheiro para os campeões e vice-campeões...

Os gêmeos Ricardo e Rodrigo Sperafico, aqui de Toledo, que lideram a classificação da Sprint Race 2020, também correram essa Special Edition. Ricardo, companheiro de Weldes Campos no GTSR#11, foi o vencedor da segunda corrida (PROAM, principal categoria). Rodrigo, companheiro de Josimar Junior no GTSR#30, também correu a segunda prova e terminou em segundo (o que seria uma “dobradinha dos brothers”), mas foi punido após a prova por irregularidade na largada, perdendo a posição.  

Notícias da fronteira...

O governo do Paraguai anunciou nessa terça-feira (22) a reabertura total da Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu (BR) a Ciudad del Este (PY) a partir desta próxima terça-feira, 29, exclusivamente para turismo de compras. Detalhe: o desbloqueio será por um período experimental de três semanas. A entrada de turistas brasileiros será permitida das 5h às 14h, enquanto a saída será até às 18h.

Frei Amarildo

Um salve para o Frei Amarildo Cupertino Pereira, do Seminário Menor Nossa Senhora de Fátima. Ontem, 23, ele foi eleito o novo Ministro Geral da Congregação dos Frades Menores Missionários.

Letalidade da Covid-19 em Toledo é a menor entre as maiores cidades do PR

O sucesso das ações de combate ao novo coronavírus (Sars-Cov-2) em Toledo está demonstrado no índice de letalidade da Covid-19, o menor entre os 21 municípios paranaenses com mais de 100 mil habitantes: 1,02%, 55 óbitos de um total de 5.418 casos confirmados. Levando em conta os boletins epidemiológicos divulgados nessa terça-feira (22) pelas respectivas prefeituras ou, na ausência deste, os dados publicados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Guarapuava (1,27%), Foz do Iguaçu (1,36%), Cambé (1,48%) e Araucária (1,54%) fecham o Top Five.

Os cinco piores índices deste ranking são de municípios que integram a Região Metropolitana de Curitiba: Almirante Tamandaré (3,19%), a capital (3,34%), Colombo (3,86%), Piraquara (4,08%) e São José dos Pinhais (4,27%) - taxas superiores à média estadual (2,51%) e nacional (3,02%). Apesar de representarem 53,74% da população, as cidades com mais de 100 mil habitantes representam 68,76 % dos casos (112.601 de um total de 163.762) e 71,09% dos óbitos registrados no Paraná (2.917 de 4.103).

Por detrás desta baixa taxa de letalidade está a eficiência no monitoramento de pacientes com síndrome gripal, com ampla testagem da população, o que permite o mapeamento dos casos e, assim, seja possível quebrar ou reduzir a cadeia de transmissão do vírus entre a população. Desde o início da pandemia, mais de 11% da população toledana foi submetida a algum exame (RT-PCR, sorológico ou rápido): das 5.418 pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Toledo, 2.029 tiveram o quadro confirmado por meio dos 12.014 testes rápidos aplicados no município. 

Em razão disso, Toledo tem a maior quantidade de casos por milhão de habitantes do Paraná (37.982,40), mais que o dobro da média estadual (18.194,89) e quase o triplo da nacional (14.219,35). “Nós, desde o início da pandemia, temos testado a população de uma forma bastante avançada. Nosso objetivo, dentro de um protocolo estabelecido, é testar o maior número possível de pessoas. Se têm sintomas, a gente solicita que procurem as unidades de referência para serem consultados e, se necessário, agendar e realizar o exame”, pontua a secretária municipal de saúde, Denise Liell. 

Depois de Toledo, os maiores índices de casos por milhão são registrados em Arapongas (33.130,36 por milhão), Araucária (26.618,52), Foz do Iguaçu (25.967,29) e Paranaguá (25.119,42). Os cinco municípios paranaenses com menor incidência de casos de Covid-19 por milhão são Guarapuava (3.887,34), Apucarana (8.984,54), Umuarama (9.617,78), São José dos Pinhais (10.754,94) e Ponta Grossa (12.897,65). Levando em conta os óbitos por milhão e a população estimada para 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Toledo ocupa a oitava posição deste ranking (385,57). O Top Five é ocupado por Guarapuava (49,28), Umuarama (151,11), Ponta Grossa (247,65), Apucarana (271,59) e Cambé (288,80). Os piores dados são de Arapongas (793,21) e de outras quatro cidades da RMC: Piraquara (695,83), Fazenda Rio Grande (656,84), Pinhais (636,75) e Curitiba (622,49).

ESTRUTURAÇÃO Além do amplo espectro de testagem da população, o baixo índice de letalidade deve-se também à forma como Toledo se estruturou para encarar os efeitos da Covid-19 no sistema público de saúde, a começar pela atenção primária, com a designação de três unidades básicas (UBS) para atendimento exclusivamente de pessoas com sintomas de síndrome gripal (tosse, febre, dor de garganta, falta de ar, entre outros). Com protocolos sanitários rígidos, que garantem a segurança de usuários e colaboradores, as “unidades sentinelas” do Santa Clara e do Cosmos atendem este público de segunda a sexta, das 7h às 19h, e a do Panorama está aberta todos os dias da semana neste mesmo horário - em paralelo, o TeleCorona, além tirar dúvidas da população pelo 3055-8872, também realiza o monitoramento de pacientes com exame positivo para o Sars-Cov-2 e que tenham sido colocado em isolamento domiciliar.

Pacientes em estado moderado estão sendo encaminhados para o Pronto Atendimento Municipal (PAM) Doutor Jorge Milton Nunes, na Grande Pioneiro, que também está atendendo exclusivamente pessoas com idade superior a 12 anos com suspeita ou diagnóstico positivo de Covid-19, disponibilizando ali leitos de enfermaria. Pacientes abaixo desta faixa etária que apresentem sintomas respiratórios ou a população em geral que necessite de outro tipo de atendimento de urgência deve se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor José Ivo Alves da Rocha, na Vila Becker.

Os casos mais graves estão sendo direcionados para internamento em unidade de terapia intensiva (UTI) que integram a Macrorregional Oeste, rede da qual os Hospital Bom Jesus, de Toledo, com 24 leitos disponíveis. “Além de fazer tudo que está ao alcance da Secretaria Municipal de Saúde, também buscamos, por meio da central de regulação de leitos, encaminhar pacientes em situação mais crítica com a maior brevidade possível. Embora esteja um pouco elevada a taxa de ocupação no Bom Jesus e no Moacir Micheletto, hospitais credenciados na área de abrangência da 20ª Regional de Saúde, nunca faltou leito de UTI para os pacientes do Sistema Único de Saúde de Toledo. É um esforço gigantesco de toda nossa equipe para salvarmos o máximo de vida que pudermos”, sublinha Denise. “Do início da pandemia até 31 de agosto, 193 pacientes de Toledo foram internados pelo SUS em unidades hospitalares aqui, na macrorregião ou até fora dela. Felizmente, conseguimos salvar a vida da maioria graças à alta qualidade do atendimento hospitalar oferecido a eles”, observa o porta-voz do Centro de Operações Emergenciais (COE), o médico Fernando Pedrotti.

A secretária Denise Liell destaca ainda que buscar atendimento o quanto antes possível contribui para manter baixa a taxa de letalidade da Covid-19 em Toledo. “Reforçamos o pedido à população para que, assim que surgirem os primeiros sintomas, como os típicos da gripe ou perda do paladar e do olfato, procure imediatamente atendimento com o médico, o qual vai avaliar se o paciente foi ou não infectado pelo novo coronavírus. Assim, conseguiremos minimizar os efeitos da doença, impedindo que ela evolua à óbito”, salienta... (fonte: Secretaria de Comunicação Social / Prefeitura de Toledo)

Brasileira ganha destaque internacional por seguro no bumbum 

Cantoras famosas do mundo inteiro são destaque em portais de notícias por fatos inusitados além das suas músicas. No caso, o exótico seguro para partes do corpo. Celebridades como Mariah Carey, Miley Cyrus e até atores como Julia Roberts já procuraram por apólices para segurar uma parte do seu corpo. A funkeira MC Rielle, dona do hit “A Espiã”, conseguiu chamar a atenção do mundo depois de declarar ao tabloide Daily Star que colocou o seu bumbum no seguro com cobertura integral, que inclui danos morais e materiais, acidentes pessoais, invalidez e quaisquer danos que impossibilitem sua exibição ou de se apresentar publicamente. “Cada um garante o que é mais valioso. No meu caso, a bunda”, disse Rielle.

Na entrevista, ela conta que decidiu colocar um seguro na bunda depois de postar uma foto no Instagram que mostrava o traseiro. “Recebi tantas mensagens sobre a minha bunda e até ameaças, fiquei com medo de que algo acontecesse. Meus próprios seguidores sugeriram colocá-lo em segurança, foi então que decidi ir atrás da documentação”. Para isso, ela disse que pesquisou outras pessoas que tinham o mesmo seguro de bumbum. Ela disse que é fácil fazer seguro de partes do corpo e foi inspirada por Mariah Carey, que supostamente fez um seguro de US $ 1 bilhão para suas próprias pernas. Essa notícia saiu em diversos lugares do mundo, incluindo portais da Inglaterra, Rússia, Armênia, Turquia e outros países.

“Agora me sinto muito mais confortável, até para andar com a nova moda das calças que deixam o bumbum exposto”. A calça com estampa militar usada pela cantora durante a gravação de um novo clipe chamou a atenção, ela disse que gastou cerca de 2 mil reais no look. “É a melhor ideia para os dias quentes”... (fotos Victor La Corte | CO Assessoria)

Unimed Costa Oeste entrega brindes e cartinha especial aos clientes

A Unimed Costa Oeste comemorou o Dia do Cliente, celebrado em 15 de setembro, de uma maneira diferente. Os beneficiários que utilizaram o aplicativo Unimed Cliente PR para liberação de guias de exames e consultas concorreram a brindes exclusivos, desde porta-pratos, caixas térmicas, mochilas, necessaires e squeezes personalizados. Ao todo, foram realizadas 53 liberações de guias durante o dia. A equipe de Comunicação da cooperativa foi até a casa ou trabalho dos clientes sorteados que, além dos brindes, receberam uma mensagem de agradecimento pela utilização do aplicativo, que possui diversas funcionalidades desenvolvidas para facilitar o dia a dia das pessoas.

SATISFAÇÃO A professora de inglês Michele Mocelin ganhou uma mochila e destacou como o aplicativo auxilia em seu dia a dia. "O aplicativo da Unimed foi muito bem aceito por mim, pois como eu levo uma vida corrida, se tornou um meio prático de resolver as coisas pelo celular, evitando filas, aglomerações e deslocamento, eu resolvo tudo que eu posso pelo aplicativo. Nunca imaginei ganhar um brinde por usar uma ferramenta que otimiza a minha vida. Eu adorei! Parabéns pela iniciativa e espero que cada vez mais as pessoas utilizem essa forma de comunicação e serviço”, frisou.

A beneficiária Juliana da Silva Bockhorny foi contemplada com uma caixa-térmica e acredita que ao utilizar o aplicativo mantém a família em segurança, sem precisar sair de casa. "É muito importante para minha saúde e de minha família o isolamento social, por isso eu faço o uso do aplicativo Unimed Cliente PR. Afinal, estamos vivendo uma pandemia e a Unimed procura oferecer segurança aos seus clientes, atendendo assim nossas necessidades. O aplicativo é super prático, ágil, libera todas as minhas guias de forma tranquila e eu nem preciso sair de casa. Uso desde que aderimos ao plano e recomendo”, ressaltou.

O cliente João Marcos Pinheiro elogiou a ação realizada pela cooperativa e ficou contente de receber uma caixa-térmica. "Recebi um belo presente da Unimed pelo Dia do Cliente. O desenvolvimento de métodos inovadores e tecnológicos traz agilidade aos usuários. Parabéns Unimed pelo empenho em ajudar cada vez mais os beneficiários”, disse. Já a beneficiária Monique Bruna Stuani utiliza o aplicativo há anos e considera muito prático e rápido. “O aplicativo da Unimed me ajuda muito. Como a vida da gente é corrida se tornou muito prático liberar minhas guias e nessa fase de pandemia é muito importante todos utilizarem o aplicativo porque não precisa sair de casa, pelo aplicativo se torna muito mais seguro”, destacou. “Achei muito bacana a ação do Dia do Cliente, pois no momento que estamos vivendo deu uma alegrada no dia, porque quem não gosta de um agrado! Amei!”. Monique foi contemplada com uma squeeze personalizada.

Todas as entregas foram realizadas cumprindo as medidas de segurança, com uso de máscaras. A Unimed Costa Oeste incentiva os beneficiários a utilizarem o aplicativo Unimed Cliente PR para que evitem sair de casa, principalmente, em tempos de pandemia do novo coronavírus.

Frase do dia

“Três semanas de praias lotadas e o número de infectados está despencando! Eleições funcionam melhor que vacina”. (Sikera Júnior, jornalista)

Perguntar não ofende

“Comércio reabrindo, isolamento acabando... Alguém sabe informar quando os 30.500 criminosos soltos pelo STF voltam pra cadeia?”. (autor desconhecido)

Foto meme

Happy birthday

Feliz aniversário hoje (24/9) para Shana Panzera, Mayara Martan, Antonio Zucchi, Rosana Serenini, Adriane Pita, Heloisa Maria Oliveira, Maria Cristina Figueiredo, Wilson Carlos Scherer, Carlos Alberto do Prado, Rafael Cavalli, Josi Lahm, Felippe Araldi Nery, Thais Regina e Jubiliana Mancine.

Eventos cíclicos e históricos

24 de setembro é o 267º dia no calendário gregoriano, faltam 98 dias para acabar o ano. Comemora-se hoje o Dia Nacional do Mototaxista e o Dia de Nossa Senhora das Mercês.

787: Segundo Concílio de Niceia: o concílio se reúne na Basílica de Santa Sofia.
1180: Morre Manuel I Comneno, o último imperador bizantino da Restauranção Comnena.
1846: Guerra Mexicano-Americana: o general Zachary Taylor captura Monterrei.
1852: O primeiro dirigível movido por um motor (a vapor), criado por Henri Giffard, percorre 27km de Paris até Trappes.
1906: O presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, proclama a Torre do Diabo em Wyoming como o primeiro Monumento Nacional.
1948: Fundação da Honda Motor Company.
1960: Lançamento do USS Enterprise, o primeiro porta-aviões nuclear do mundo.
1964: Golpe Militar de 64: Carlos Lacerda viaja ao Uruguai para se encontrar com João Goulart.
1973: A Guiné-Bissau declara sua independência de Portugal.
1993: A monarquia cambojana é restaurada, com Norodom Sihanouk como rei.
1996: Representantes de 71 nações assinam o Tratado de Interdição Completa de Ensaios Nucleares nas Nações Unidas.
2005: O furacão Rita atinge os Estados Unidos, devastando regiões do sudoeste da Luisiana e do extremo sudeste do Texas.
2014: A Mars Orbiter Mission faz da Índia a primeira nação asiática a atingir a órbita de Marte e a primeira nação do mundo a fazê-lo em sua primeira tentativa.
* Fonte: Wikipédia – A Enciclopédia Livre.

Frases poéticas

H. Jackson Brown, Jr. é um escritor estadunidense conhecido por seu livro Life's Little Instruction Book. Além de escritor, ele é compositor, artista e proprietário de uma empresa de desenvolvimento de criatividade e ideias, em Nashville no Tennesse.

“Se queres prever o futuro, estuda o passado”. (Confúcio)

“Eu aprendi que para crescer como pessoa preciso me cercar de gente mais inteligente do que eu”. (H. Jackson Brown Jr)

Selecione o dia do mês