Frei Amarildo “se vira nos 30”

Vejam só o compromisso de evangelização do Frei Amarildo, do Seminário Nossa Senhora de Fátima. Como muitos já sabem, todos os dias ele faz nas redes sociais (Facebook e Instagram) uma oração pela manhã (7h15) e de noite (pontualmente às 21h) reza o terço, sempre com seguidores fiéis, cerca de 3.500 a 4.000 pessoas diariamente. Anteontem, 2, ele não estava em Toledo, mas deixou tudo preparado para o terço das 21h...

Quando chegou o horário, a internet onde ele se encontrava não funcionou. Os fiéis ficaram sem o terço? Não. O frei pegou o carro, rodou rapidamente a cidade até encontrar um ponto com internet (se não me engano foi na praça central) e perto das 21h20 iniciou a oração, essa, de improviso, apenas com transmissão pelo Facebook. Esse frei é dos bons... merece com certeza os fiéis que vem conquistando a cada dia pelo compromisso e o prazer de evangelizar...

Núcleo de Educação de Toledo é destaque estadual

Informação super importante compartilhada ontem pelo vereador Walmor Lodi com o BLOG JC: O Núcleo Regional de Educação de Toledo, que compreende 16 municípios da região (Toledo, Diamante do Oeste, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Santa Helena, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu e Terra Roxa), é o Núcleo DESTAQUE DO MOMENTO entre os 32 Núcleos que compõem a Secretaria Estadual de Educação, classificado em primeiro lugar no sistema de frequência de ensino da “era pandemia”.

O chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo, José Carlos Guimarães, explica: “Com a pandemia, as aulas passaram a ser não presenciais e com isso a Secretaria Estadual de Educação disponibilizou várias ferramentas para que os alunos pudessem estudar em casa, como o aplicativo Aula Paraná, o Google Classroom, aulas pela televisão e material impresso disponibilizado nas escolas para alunos que não possuem acesso online. A partir daí, passamos (os Núcleos e a própria SEED) a monitorar os alunos, conhecendo, por exemplo, quantos alunos estão estudando, onde estão estudando. E, através desse monitoramento, percebemos que dos 32 Núcleos o nosso (Núcleo Regional de Toledo) é o que possui o maior índice de alunos estudando através do ensino não presencial neste momento. O nosso índice ultrapassou os 90%. Foi um avanço muito grande e conquistado graças ao trabalho das escolas, dos diretores, das equipes pedagógicas e dos professores dos 16 municípios que compõem o nosso Núcleo”.

Boa ação do Rotary Toledo Integração

Hoje pela manhã, integrantes do Rotary Club Toledo Integração, entre eles o presidente Nelson Engelmann, estiveram na Casa de Maria realizando a entrega de equipamentos eletrônicos de estúdio e comunicação online: monitores de áudio, microfone profissional, webcam e braço articulável de microfone com pop filter. A doação foi resultado da Feijoada Solidária, realizada pelo clube nesse último mês de julho.

“Foi uma importante contribuição para a Casa de Maria, ainda mais em um momento atípico como este que estamos vivendo, da pandemia Covid19. Esses equipamentos com certeza contribuirão com a manutenção das atividades de aproximadamente 400 meninos e meninas em situação de vulnerabilidade que se encontram em isolamento social. Ações solidárias como essa se tornam possíveis graças a participação e adesão da comunidade”, destacou Engelmann.

Senna no Netflix

Com previsão de produção para 2022, a Netflix anunciou ontem, 3, que fará uma minissérie sobre o ídolo brasileiro da Fórmula 1, Ayrton Senna da Silva, dividida em oito episódios. A série deverá abordar desde a infância do piloto até a conquista de seus três campeonatos mundiais na categoria e ao acidente trágico que lhe tirou a vida durante o GP de San Marino, Itália, em 1994. Segundo a Netflix, a família de Senna está envolvida na produção, contribuindo não só com relatos em primeira mão, mas também cedendo a casa em que o piloto cresceu, na cidade de São Paulo, como cenário para o seriado.

Toledo bate 142 mil habitantes

Conforme dados divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada de Toledo hoje é de 142.645 habitantes, contra 140.635 de 2019. O aumento populacional foi de 19,6% em 10 anos.

Como fazer o bom gerenciamento do seu dinheiro?

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) divulgada em junho mostrou que pelo menos 67,1% das famílias brasileiras estão endividadas. Esse dado mostra que 10,8 milhões de pessoas tem algum tipo de dívida, seja com cartão de crédito, com o banco ou alguma loja. São 1,5 milhão de endividados a mais do que no auge da crise de 2014, em que 9,3 milhões acumulavam dívidas. Mas como economizar em plena crise econômica com o novo coronavírus? Veja abaixo dicas da executiva especializada em soft skills, palestrante e pedagoga, Erika Linhares.

1. Tenha um objetivo. Ter um propósito de algo que se quer é fundamental para ser persistente na economia e desistir do que é supérfluo. Evite gastar com coisas desnecessárias. Sem propósito, é difícil ter resiliência para seguir o percurso e concluir a meta.
2. Faça um orçamento. Escreva quais são todos os seus gastos do mês, mesmo os menores. De um lado, liste coisas estruturantes e necessárias para o dia a dia, como aluguel, alimentação, escola e transporte e, de outro, os gastos supérfluos, como restaurante e salão de beleza. A partir desse orçamento, faça o controle e analise quais gastos pode eliminar ou diminuir.
3. Estabeleça metas de gastos mesmo para coisas importantes. Coloque um teto, por exemplo, de gastos com aluguel. Economize na água e na energia. Tudo pode ser negociado. Liste quais são as coisas necessárias que não tem como serem eliminadas e parta para as renegociações. Faça pesquisas antes de fazer compras em mercados para encontrar preços mais vantajosos e escreva uma lista do que é necessário comprar antes de ir. Dessa forma, evita-se compras por impulsividade.
4. Meta tem que ser familiar: Converse com a família e mostre a eles que poupar deve ser um objetivo familiar, em que todos se esforçam um pouco para chegar na meta desejada. É preciso, portanto, ter disciplina financeira com toda a família. Isso também é muito importante para inserir os filhos em uma cultura financeira para que aprendam desde cedo como poupar.
5. Pense em novas formas de ter ganhos. Não é necessário só economizar para poupar. Não se limite a sua receita atual. Pense em como ganhar mais tanto no seu trabalho, sendo promovido, por exemplo, como executando algum outro tipo de função e fazendo outras atividades.
6. Tenha disciplina. Não desista fácil. Faça a economia no dia a dia e adapte a vida da família dentro desse caminho até atingir o objetivo desejado. Com dinheiro poupado, você terá muito mais liberdade para fazer escolhas.

Happy birthday

Feliz aniversário hoje (4/9) para Janaina Henz, Marcio Ficagna, Fábio Silveira, Marcelo Gollmann, Ana Carraro, Douglas Lacerda, Camila Vida Verdi, Julene Gabiatti, Mara Braun, Ana Luiza Santos, Pedro Maia, Bruno José Zenni, Glória Pedroso, Micheli Minga, Ana Carolina Müller Cremonese e Keila Santiago Lima.

Eventos cíclicos e históricos

4 de setembro é o 247º dia no calendário gregoriano, faltam 118 dias para acabar o ano. Comemora-se hoje o Dia Nacional do Serventuário, Dia Nacional da Lei Eusébio de Queirós e o Dia do Santo Papa Bonifácio I.

476: Rômulo Augusto, último imperador do Império Romano do Ocidente, é deposto quando Odoacro proclama-se Rei da Itália, terminando assim o Império Romano do Ocidente.
626: Li Shimin, postumamente conhecido como Imperador Taizong de Tang, assume o trono da China.
1282: Pedro III de Aragão torna-se o rei da Sicília.
1842: Casamento de Dom Pedro II do Brasil com a princesa Teresa Cristina Maria de Bourbon.
1888: George Eastman registra a marca Kodak e recebe a patente por sua câmera que usa rolo de filme.
1951: A primeira transmissão televisiva transcontinental ao vivo ocorre em San Francisco, Estados Unidos, da Conferência Japonesa do Tratado de Paz.
1957: A Ford Motor Company apresenta o Edsel.
1969: Militantes do MR-8 sequestram o embaixador americano no Brasil, Charles Burke Elbrick.
1989: Em Leipzig, Alemanha Oriental, ocorre a primeira manifestação semanal para a legalização de grupos de oposição e reformas democráticas.
1996: Guerra Contra as Drogas: as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) atacam uma base militar em Guaviare, iniciando três semanas de guerrilha em que pelo menos 130 colombianos são mortos.
1998: O Google é fundado por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes da Universidade de Stanford.
2001: Tokyo DisneySea abre ao público como parte do Tokyo Disney Resort em Urayasu, Chiba, Japão.
2010? Um sismo de magnitude 7,1 atinge a Ilha Sul da Nova Zelândia, causando danos generalizados e várias quedas de energia.
* Fonte: Wikipédia – A Enciclopédia Livre.

Frases poéticas...

Martin Luther King Jr. foi um pastor batista e ativista político estadunidense que se tornou a figura mais proeminente e líder do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos de 1955 até seu assassinato em 1968.

“O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons”. (Martin Luther King)

“Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção”. (Antoine de Saint-Exupéry)

Selecione o dia do mês