Walmir e Wanderley comemoram 20 anos de carreira com live em prol do Seminário Nossa Senhora de Fátima

Ontem, 9, Walmir e Wanderley – Uma Banda no Palco promoveram mais uma live de g-r-a-n-d-e s-u-c-e-s-s-o, essa para comemorar os 20 anos de carreira da dupla e também para colaborar com a manutenção e as obras de caridade do Seminário Nossa Senhora de Fátima. A live teve início às 19h e foi até por volta das 22h.

O principal parceiro da noite foi o Frei Amarildo Pereira, que é diretor do seminário e que todos os dias faz grande sucesso com orações ao vivo às 7h15 (oração da manhã) e às 21h (santo terço) nas redes sociais – Facebook, Instagram e YouTube.

No Facebook, a live já tem mais de 49 mil visualizações. Se você ainda não assistiu, só clicar e assistir: https://www.facebook.com/walmirewanderley/videos/2321806451449238/UzpfSTUwMjkxMDY1NjQ1NjM4NzozNDcxOTE0MDA5NTU2MDIy/.

Coluna em dia...

Por Denis Theisen

TELEMEDICINA
Telemedicina é um processo avançado para monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames. Estes exames são avaliados e entregues de forma digital, dando apoio para a medicina tradicional. A telemedicina já é utilizada em muitos países, de forma segura e legalizada, estando de acordo com a legislação e as normas médicas. Com o uso de tecnologias de informação, que agregam qualidade e velocidade na troca de conhecimento, os médicos podem tomar decisões com maior agilidade e precisão.

Por meio da telemedicina, os especialistas conseguem acessar os exames de qualquer lugar, utilizando computadores e dispositivos móveis, como smartphones e tablets conectados à internet. Ela tem capacidade de prover melhores condições aos processos clínicos, ao tratamento dos pacientes e melhores condições de custeio ao Sistema de Saúde. Pode ser subdividida em alguns ramos: teleassistência, teleconsulta teleducação e a emissão de laudos à distância. Vamos explicá-los:

TELEASSISTÊNCIA
Na teleassistência, o foco da comunicação está no paciente e no seu bem-estar. Por meio dela, o paciente é monitorado em seu próprio domicílio ou em um centro de saúde local por um médico ou qualquer outro profissional de saúde que se comunica com outros profissionais à distância. Para aumentar a eficiência do sistema e garantir uma investigação médica acurada são utilizados diversos equipamentos que avaliam parâmetros clínicos e enviam esses dados para os especialistas à distância.

TELECONSULTA
A teleconsulta pode ser feita entre médicos, quando um clínico geral busca assistência de um especialista, como uma segunda opinião no diagnóstico, um medicamento mais indicado, ou até mesmo orientações ao vivo sobre a realização de um procedimento. Outra forma, é a consulta online, feita diretamente entre médicos e pacientes. No Brasil, a prática da teleconsulta entre médico e paciente está liberada e autorizada pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) enquanto durar a pandemia e persistir as medidas de enfrentamento ao Coronavírus.

TELEDUCAÇÃO  
A teleducação já é aplicada em diferentes setores, mas no caso da medicina, o foco é capacitar o profissional de saúde que está longe dos grandes centros, buscando atualizá-lo e prepará-lo para diversas situações da prática médica. Para atingir esse objetivo, a teleducação voltada à telemedicina utiliza-se de videoconferências, aulas, palestras, e-learning e programas de reciclagem. Durante esse ano, devido a Covid 19, muito congressos médicos no Brasil e exterior foram e ainda serão feitos exclusivamente no modo on line.

EMISSÃO DE LAUDOS À DISTÂNCIA
Este é um dos ramos que mais cresce no Brasil. Por meio dessa tecnologia, o exame pode ser realizado em qualquer lugar e laudado por especialistas conectados à internet. Dessa forma, é possível ter acesso facilitado aos melhores médicos do país.

* Denis Theisen é ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia da coluna vertebral e membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC). Atendimentos: Ortus (Toledo) e CEOT (Cascavel). Contatos: (45) 3379-1184 e (45) 3222-1440.

Jornada Integrada de Direito

Hoje, amanhã e quarta acontece a Jornada Integrada dos Cursos de Direito da Unipar Toledo, nos três dias com transmissão ao vivo pelo Youtube, a partir das 19h20, sob a organização do professor e coordenador do curso Daniel Beal. A programação ficou assim...

HOJE Claudia Lima Marques – Covid19, Superendividamento do Consumidor e a Atualização do CDC (19h20); e, Mário Coimbra – O Direito Fundamental à Saúde Pública e as Políticas Públicas Voltadas ao Combate à Covid19 (21h10).
AMANHÃ (11) José Miguel Garcia Medina – Atuação Jurisdicional, Direitos Fundamentais e Conflitos entre os Poderes em Tempos de Pandemia (19h20); e, Jussara Suzi Assis Borges Nasser Ferreira – A Revisão dos Contratos em Tempos de Pandemia (21h10).
QUARTA (12) Aury Lopes Jr. – Impactos do Pacote Anticrime no Processo Penal (19h20); e, Cezar Roberto Bitencourt – Reflexos da Lei 13.964/2019 no Direito Penal.

Novo horário...

Vários setores do comércio estão com novo horário de atendimento desde quinta-feira passada, 6, por conta do novo Decreto 890. Agora ficou assim:

DE SEGUNDA À SÁBADO
Comércio: das 9h às 18h30
Shopping: das 10h às 22h.
Bares e lanchonetes: das 9h às 22h.
Salões de beleza: das 8h às 20h.
Academias: das 6h às 23h.

TODOS OS DIAS
Hipermercados: das 6h às 22h.
Panificadoras: das 6h às 20h.
Restaurantes: das 11h às 14h e das 18h às 23h.
Sorveterias: das 13h às 22h.

Karaokê Portátil Faz ao Vivo

A Lovebrands Toledo recebeu semana passada mais um produto premium da Imaginarum, o Karaokê Portátil Faz ao Vivo, super legal. Se o seu lema de vida é: quem sabe faz ao vivo, encontrou o produto perfeito pra diversão em casa... E pode convocar a sua “dupla sertaneja" porque ele vem com dois microfones para dar show mesmo. 

- Com sistema bluetooth, conecte suas músicas sem precisar de fio e controle tudo pelo celular. Mas se precisar, também dá pra colocar a playlist preferida pelo cabo auxiliar, pen drive ou cartão micro-SD. 
- No topo tem uma luminária globo disco pra deixar a festinha mais animada.
- Portátil e com faixa para colocar a tira colo.
- Comandos de volume exclusivos para a música, microfone e eco do microfone, para deixar como quiser.
- Gravador de voz, para deixar registrada a cantoria.
- O produto não possui display para reprodução de letras musicais. A função karaokê é referente à reprodução de som com controles de volume personalizados para os microfones (volume e eco), música com conexão bluetooth e função gravador de voz. Mas as letras das músicas você pode buscar fácil no celular.

Na minha página no Facebook eu postei esses dias um vídeo bem legal sobre essa novidade da Imaginarium, dá um clique no link aí e confira: https://www.facebook.com/jean.carvalho.50/videos/4081028608635360/.

AIRmask apresenta máscara de proteção com tecnologia 3D e fio reutilizável

A AIRmask, criada como uma alternativa mais consciente e funcional para o uso de máscaras de proteção, acaba de lançar a AIRmask sport, máscara de proteção produzida com tecnologia robótica alemã em 3D Airknit, além design moderno e exclusivo e em diversas combinações de cores. Com formato anatômico que se adapta perfeitamente ao rosto, inclui borda e suporte em delicada fibra de poliamida proporcionando conforto ao contato com a pele. Ambientalmente responsável, reutilizável, produzida com baixa utilização de energia, sem costura e sem gerar resíduos. Possui duas camadas de poliéster em conjunto com duas de poliamida entrelaçadas, formando quatro camadas de proteção, dispensando uso de filtros descartáveis e proporcionando um grau elevado de bloqueio a partículas externas. Transpirante, leve e de fácil uso, ideal para prática esportiva e uso cotididano.

SISTEMA 3D AIRKNIT Mesma tecnologia dos tênis de última geração, uma inovação na forma de fazer máscaras. Como tecnologia 3D e design anatômico, o produto sai da máquina pronto, com 0% de resíduos e sem recortes. A máscara não encosta na boca, facilitando a respiração e ampliando a sensação de conforto.

ATRIBUTOS
Formato anatômico
Côncavo e sem costuras, não encosta na boca.
Quatro camadas de proteção
Em poliéster e poliamida
Dispensa filtros
Proporciona melhor custo sx benefício e sustentabilidade
Fixação de 4 pontos
Segurança com toque suave, não machuca a orelha
Dupla Face
Duas opções de utilização em uma máscara
Design exclusivo
Visual moderno e desenvolvido para compor seu estilo
Respiradores
Para melhor fluxo de oxigenação
Acabamento seguro
Encaixe com vedação no queixo
Lavável
Suporta água sanitária, podendo secar ao sol .

Quanto custa? R$ 45,88. Tem para vender em https://www.airmask.com.br/.

Desenvolver a indústria farmoquímica nacional é uma questão de soberania e temos essa capacidade

Era 26 de fevereiro de 2020. Depois da tensão em acompanhar a evolução clínica dos 34 brasileiros repatriados que viviam na cidade chinesa de Wuhan, epicentro do novo coronavírus, o Ministério da Saúde confirmava o primeiro caso de COVID-19 no Brasil. No mês de março, o mundo tomou conhecimento de um trabalho de Gautret et. al (Hydroxychloroquine and azithromycin as a treatment of COVID-19: results of an open-label non-randomized clinical trial, Int J Antimicrob Agents. 2020 Mar 20;105949). As conclusões apontavam para um possível tratamento medicamentoso para a doença: a hidroxicloroquina.

Acompanhando a evolução da pandemia no mundo e no nosso país, naquele momento parecia importante para nós, da Prati-Donaduzzi, desenvolvermos tecnologia em território nacional para a fabricação deste Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), a partir do qual seria possível formular medicamentos e fornecer à população. Consideremos a nossa capacidade e participação no mercado: Produzimos 12 bilhões de doses terapêuticas por ano. Somos a maior produtora de medicamentos genéricos do Brasil. Somos a maior fornecedora de medicamentos genéricos para o governo.  Produzimos 32% do medicamento genérico mais consumido no Brasil para hipertensão. Mais de 4,2 milhões de diabéticos utilizam nossos medicamentos diariamente. Temos 42% do mercado do analgésico mais consumido do Brasil.

Dados que indicam que poderíamos contribuir com o país produzindo e fornecendo à população brasileira um medicamento de qualidade e que poderia salvar milhares de vidas. Foi com este objetivo que no final do mês de março, iniciamos o projeto Sulfato de Hidroxicloroquina na Specialità Fine Chemicals, laboratório de pesquisa e desenvolvimento de processos de fabricação de insumos farmacêuticos ativos sintéticos da Prati-Donaduzzi. Nossa equipe de pesquisadores químicos identificou a rota de síntese mais adequada – estratégia que os químicos utilizam para produzir substâncias complexas a partir de insumos mais simples e abundantes – e relacionou os insumos necessários à fabricação da molécula-alvo.

Para monitorar a qualidade do insumo produzido por nós, nossa equipe de pesquisadores em química analítica identificou todos os insumos (padrões de referência, colunas cromatográficas) necessários para a realização de testes de qualidade conforme recomendações de um compêndio mundialmente reconhecido, a farmacopeia americana. Nossa equipe de suprimentos realizou uma grande força-tarefa para identificar os fornecedores e disponibilizar aos nossos pesquisadores todos os insumos por eles apontados, e no menor tempo possível. E em pouco mais de dois meses a equipe da Specialità conseguiu desenvolver um processo reprodutível e robusto que permite sintetizar o Sulfato de Hidroxicloroquina em conformidade aos atributos de qualidade estabelecidos pela farmacopeia americana. Os lotes-piloto de laboratório foram concluídos exatamente em 03 de agosto de 2020.

Neste momento, não sabemos se faz sentido dar continuidade ao projeto, face aos novos e mais aprofundados estudos clínicos realizados por grupos de pesquisa de vários países sobre a eficácia deste medicamento no tratamento da Covid-19. Mas, provamos com fatos e dados, e não apenas com discursos hipotéticos, que o Brasil tem capacidade de desenvolver novas tecnologias na área de insumos farmacêuticos ativos. E em tempo muito reduzido.

Por diversas razões que não cabem serem discutidas neste artigo, o Brasil é atualmente muito dependente da importação de princípios-ativos do exterior: cerca de 90% de todos os medicamentos fabricados no país utiliza IFA importado. Além da questão econômica, deve-se ressaltar que esta condição de elevada dependência traz um risco muito elevado à população brasileira: a da falta de medicamentos. Desenvolver a indústria farmoquímica nacional é uma questão de soberania e de segurança nacional. E a Prati-Donaduzzi está pronta para contribuir para a mudança deste cenário...
* Texto: Nelson Ferreira Claro Junior | Diretor da Specialità Fine Chemicals.

Foto do dia

Happy birthday

Os parabéns ontem (9/8) foram para Lore Malheiros, Sergio Menegatti, Fabiano Luiz Diel, Danilo Mattiello, Daiany Letícia Tronco, Carlos Polachini, Aparecido da Silva, Ivo José do Carmo, João de Oliveira, Leonel Ansolin, Normélio Wiederkehr, Wilson Rosa, Cleber Tomasini, Lilian Maria Buss e Kika Martinelli.

Feliz aniversário hoje (10/8) para Silmara Bernardino Ferri, Jocilei Duffeck Grein, João Bilibio, Flávia Schmidt, Rafaelli Bueno, Lesllie Campra Maziero, Artur Paulo Welt, Soe Ludwig, Daiane Pootz, Nathiely Zanette, Suzane Hech, Elma Klaus, Dirceu Bogoni, Josares José da Silva, Reni Rech, Edimar Ricardo da Costa, Volnei Augusto Simsen, Pedro Ferreira e Gabriela Verri.

Eventos cíclicos e históricos

10 de agosto é o 222º dia no calendário gregoriano, faltam 143 dias para acabar o ano. Comemora-se hoje o Dia de São Nicola Saggio e o Dia de São Lourenço.

1500: Após ter dobrado o Cabo da Boa Esperança, Diogo Dias descobre uma ilha que deu o nome de São Lourenço, mais tarde designada Madagáscar.
1519: Cinco navios de Fernão de Magalhães partem de Sevilha para circum-navegar o globo. O segundo comandante basco Juan Sebastián Elcano completa a expedição após a morte de Magalhães nas Filipinas.
1675: Lançada a pedra fundamental do Observatório Real de Greenwich, Londres, Inglaterra.
1792: Revolução Francesa: Tomada do Palácio de Tulherias: Luís XVI da França é preso e levado sob custódia enquanto seus guardas suíços são massacrados pela turba parisiense.
1793: O Museu do Louvre é oficialmente inaugurado em Paris, França.
1846: Elias Howe patenteia a máquina de costura.
1864: Depois que o Partido Blanco, do Uruguai, recusa as exigências do Brasil, José Antonio Saraiva anuncia que as forças armadas brasileiras começaram as represálias, dando início à Guerra do Uruguai.
1897: O químico alemão Felix Hoffmann descobre uma maneira melhorada de sintetizar o álcido acetilsalicílico (aspirina).
1913: A Segunda Guerra Balcânica termina com a assinatura do Tratado de Bucareste entre Grécia, Sérvia, Montenegro e Romênia.
1944: Segunda Guerra Mundial: a Batalha de Guam chega a um fim efetivo.
1954: Em Massena, estado de Nova Iorque, é inaugurado o Canal de São Lourenço.
1990: A sonda espacial Magalhães, da NASA, chega a Vênus.
1994: É lançado o satélite brasileiro BrasilSat B1.
* Fonte: Wikipédia – A Enciclopédia Livre.

Frases poéticas...

Joaquim Maria Machado de Assis foi um escritor brasileiro, considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores um dos maiores senão o maior nome da literatura do Brasil. Para o crítico literário estadunidense Harold Bloom, Machado de Assis é o maior escritor negro de todos os tempos.

“Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito”. (Machado de Assis)

“A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas”. (Mario Quintana)

Selecione o dia do mês